A identidade dos 144 mil selados do Apocalipse




Autor: Wilma Rejane


Os 144 mil selados estão presentes nos capítulos 7 e 15 do livro de Apocalipse, são descritos como pertencentes às tribos de Israel. O enigma gerado da descrição diz respeito a identidade dos selados: o significado seria literal ou simbólico?

Baseada em análises feitas anteriormente (AquiAqui,  Aqui), concluo que a visão de João tem significado simbólico, pois esta é uma característica do livro de Apocalipse, além do que, em Apocalipse 7, se encontra uma relação de tribos totalmente distinta de outras encontradas na Bíblia, vejamos:


Clique para ampliar


Os 144  mil selados  versa sobre o povo espiritual de Deus, sua igreja onde não há distinções raciais (Gálatas 3:28). Paulo diz que o herdeiro de Abraão é a pessoa que está em Cristo (Gálatas 3:29). Ele é o pai de todos os que acreditam (Romanos 4:11). O crente em Cristo é o verdadeiro judeu (Romanos 2:29). Pedro fala da igreja como uma nação santa e povo escolhido (1 Pedro 2: 9). Paulo disse da igreja: "Somos nós que somos a circuncisão, nós que adoramos pelo Espírito de Deus, que se gloria em Cristo Jesus" (Filipenses 3: 3).

Ter o selo de Deus significa pertencer a Deus -. Paulo explica que Deus "estabeleceu o selo de propriedade sobre nós" (2 Coríntios 1:22). Os cristãos podem ter certeza do cuidado divino de Deus, "O Senhor conhece os que são dele" (2 Timóteo 2:19). Os santos são selados pelo Espírito Santo "para o dia da redenção" (Efésios 4:30).

O selamento dos servos de Deus tem muito em comum com uma visão que o profeta Ezequiel experimentou. Ele viu figuras humanas em Jerusalém (que provavelmente é um símbolo para o remanescente justo entre as tribos de Israel) perturbadas pelos pecados cometidos na cidade (9: 4). Eles também receberam uma "marca" na testa, como um sinal de sua fidelidade ao caminho de Deus.


Os 144 mil na visão de João também são descritos como virgens e essa simbologia diz respeito a pureza espiritual. Lembram da Parábola das virgens contada por Jesus em Mateus 25? Os selados são, como as virgens da parábola que aguardaram o Noivo perseverando em fé e obras. 

Efraim e Dã não estão listados entre as tribos em Apocalipse e isso pode ser uma advertência sobre idolatria uma vez que a virgindade espiritual incluí o não contaminar-se com o mundo. Porém, o fato de não estarem listadas não significa que não estejam presentes. As tribos de Dã e Efraim não foram cortadas, excluídas, mas a ausência dessas tribos, certamente, tem um propósito.

Acredito que por ter sido Efraim cabeça do Reino do Norte, governando o reino das dez tribos no Antigo testamento, seu nome tenha ficado de fora indicando que Efraim não mais é cabeça, não mais é líder, pois em Cristo, tudo se reúne : Ele é a cabeça. Vejam, Efraim liderava as tribos antigamente desde Samaria, era lá a sede do Reino do Norte. Jesus, em Seu ministério disse ser necessário "passar por Samaria" (João 4: 3-7). Judeus não falavam com samaritanos, e Jesus derrubou as muralhas da desunião, foi até Samaria, salvou uma mulher samaritana. Entendo que naquela ocasião Jesus estava ali instaurando Seu governo, destituindo a tribo de Efraim da liderança. Claro, o governo de Cristo se estende sobre as nações, mas naquela oportunidade Jesus tratava da união não apenas de povos judeus  e samaritanos, tratava de todos os povos.

A ausência de Dã entre os selados tem provocado muitas especulações, por exemplo: Dã foi excluída por causa da idolatria, é a tribo do anticristo, um erro de tradução omitiu Dã. Não creio em nenhuma das hipóteses citadas, mas defenderei aqui o que me parece mais prudente e que está relacionado com as profecias e Bênçãos destinadas a essa tribo:

Dã julgará o seu povo, como uma das tribos de Israel.Dã será serpente junto ao caminho, uma víbora junto à vereda, que morde os calcanhares do cavalo, e faz cair o seu cavaleiro por detrás.A tua salvação espero, ó Senhor!,Gênesis 49:16-18

Da tribo de Dan, disse Moisés: Dan é como uma cria do leão saltando desde Basã. (Deuteronômio 33:22).

Dã estaria como juiz, mordendo os calcanhares dos cavalos e ainda segundo Moisés como cria de Leão.

Dã não mais será juiz, pois quem irá julgar é Cristo. Ora, se a serpente morde calcanhares (de cavalo), o que faz o leão com a serpente? Despedaça! Portanto, o leão é maior que a cobra e Jesus é o Leão da tribo de Judá (Apocalipse 5:5). O Evangelho de João diz:"Assim como Moisés levantou a serpente no deserto importa que o filho do homem seja levantado" (João 3:5). Em Cristo todos os pecados são perdoados, a serpente, o pecado não tem mais poder na vida dos filhos de Deus. O próprio nome Dã é traduzido do hebraico como "o que julga". Jesus é agora e para todo o sempre o Juiz.

Aqui encerramos a série de estudos sobre os 144 mil selados do Apocalipse. Espero ter contribuído para dirimir dúvidas sobre o assunto. Escrever sobre a Bíblia é tarefa de grande responsabilidade, especialmente quando se trata de uma linguagem tão complexa e difícil como a que se encontra em Apocalipse. Oro a Deus para que perdoe o que não entendemos, para que Sua graça e misericórdia se estendam sobre Sua Igreja a fim de que possamos perseverar. Somente Deus para nos guardar nesse mundo a fim de sermos salvos por toda eternidade!

Jesus, nos perdoe, nos ajude a estarmos entre os que ouvirão naquele grande dia: "Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo."Mateus 25:34. 

Amém.

Fontes:

BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Plenitude, Tradução João Ferreira de Almeida, São Paulo, Sociedade Bíblica do Brasil, 1995

Grace Communion International- Quem são os 144.000? 2017https://www.gci.org/bible/rev/144000, acessado em 2 de Setembro de 2017.

2 comentários:

Anônimo disse...

http://emunah-fe-dos-santos.weebly.com/os-salvos-vatildeo-viver-no-ceacuteu.html

Oi,Vilma. Espero que esse estudo colabore com essa finalização desse ótimo tema!
Hugo

Sarah Iwabuchi disse...

muito interessante este estudo irmã!!!