Por que as tribos de Efraim e Dã não estão entre os 144 mil selados do Apocalipse?



Wilma Rejane

Por que as tribos de Efraim e Dã não estão entre os 144 mil selados do Apocalipse?

Esse  artigo será apenas um prólogo, pois o tema é extenso e como não disponho do mesmo tempo de entes para escrever no blog, demoro para terminar estudos dessa dimensão.

O assunto é revelador e sublime,  poderoso para restaurar a fé e esperança nas promessas de Deus. As doze tribos são um demonstrativo da soberania e graça de um Deus que está no principio e no fim da história humana, que sempre esteve, pois é Eterno.

A questão em pauta surge de uma leitura mais acurada de Apocalipse 7, versos 4 a 10, vejamos:

"E ouvi o número dos selados, e eram cento e quarenta e quatro mil selados, de todas as tribos dos filhos de Israel.Da tribo de Judá, havia doze mil selados; da tribo de Rúbem, doze mil selados; da tribo de Gade, doze mil selados;Da tribo de Aser, doze mil selados; da tribo de Naftali, doze mil selados; da tribo de Manassés, doze mil selados;Da tribo de Simeão, doze mil selados; da tribo de Levi, doze mil selados; da tribo de Issacar, doze mil selados;Da tribo de Zebulom, doze mil selados; da tribo de José, doze mil selados; da tribo de Benjamim, doze mil selados.Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos;E clamavam com grande voz, dizendo: Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro."Apocalipse 7:4-10


Por que Dã e Efraim não estão relacionados? Esse detalhe teria algum significado especial ou nada diz a não ser um modo diferente que o escritor de Apocalipse adotou para se referir às tribos?

Tenho lido vários artigos que justificam a ausência de Dã e Efraim como punição pelo pecado de idolatria cometido por essas duas tribos. Entre os versos que confirmam a hipótese estaria:


  • Oséias 4: 17: “Efraim está entregue aos ídolos; deixa-o”.  
  • Juízes 18:30,31 " E os filhos de Dã levantaram para si aquela imagem de escultura; e Jônatas, filho de Gérson, o filho de Manassés, ele e seus filhos foram sacerdotes da tribo dos danitas, até ao dia do cativeiro da terra.Assim, pois,estabeleceram para si a imagem de escultura, que fizera Mica, por todos os dias em que a casa de Deus esteve em Siló."


A maioria dos artigos publicados trazem esse viés condenatório para as tribos de Dã e Efraim julgando com isso terem resolvido a questão da ausência dessas tribos entre os selados.Só que olhando para o contexto Bíblico, encontraremos idolatria em todo o Israel. A idolatria foi a causa de Israel ter sido levada em cativeiro, é só lermos Jeremias para nos depararmos com Deus advertindo toda a nação a abandonar os ídolos:

Jeremias 2: 4,5: "Ouvi a palavra do Senhor, ó casa de Jacó, e todas as famílias da casa de Israel; Assim diz o Senhor: Que injustiça acharam vossos pais em mim, para se afastarem de mim, indo após a vaidade, e tornando-se levianos?"

Observemos que Jeremias profetizou para "Casa de Jacó e todas as famílias de Israel", portanto, todo o Israel estava em idolatria e não apenas Dã e Efraim. Outros livros vão confirmar isto: Ezequiel, Isaías, Oséias, Êxodo, juízes e etc.

Dizer que Dã e e Efraim foram excluídos por causa da idolatria provoca um alerta que consequentemente pode gerar mudança de comportamento, isso é bom, certamente, pois idolatria é pecado, não agrada a Deus. Contudo, essa hipótese não resolve a questão que ao meu ver é resultado de graça e salvação para as tribos em questão e não de condenação.

Vejam o que está escrito em Oséias 11 sobre Efraim:

"Como te deixaria, ó Efraim? Como te entregaria, ó Israel? Como te faria como Admá? Te poria como Zeboim? Está comovido em mim o meu coração, as minhas compaixões à uma se acendem.Não executarei o furor da minha ira; não voltarei para destruir a Efraim, porque eu sou Deus e não homem, o Santo no meio de ti; eu não entrarei na cidade. " Oséias 11:8,9

Deus diz que não deixará Efraim. Maravilhoso, não? Essa passagem representa para mim uma declaração de amor para Efraim, uma promessa de que essa tribo jamais seria abandonada por Deus.Se assim é, como explicar a ausência de Dã e Efraim entre os 144 mil selados? Bem, até agora, o que considero como certo é o meio pelo qual não explicar a "exclusão" das duas tribos: idolatria não é a causa. O que seria então?

É curioso perceber que antes de citar as tribos em Apocalipse 7:4 João diz:

"E ouvi o número dos selados, e eram cento e quarenta e quatro mil selados, de todas as tribos dos filhos de Israel." 

Todas as tribos, então Efraim e Dã estariam  entre os selados?

Isso é o que veremos nos próximos artigos.

Que a graça e o amor de Cristo seja nossa bandeira.

2 comentários:

Hugo disse...

https://onedrive.live.com/?cid=D2396F04AB689FC6&id=D2396F04AB689FC6%211144&parId=D2396F04AB689FC6%211119&o=OneUp

Oi, Vilma, parabéns pelo tema deste estudo. O estudo que passei acima, creio, responde muito sobre o porquê aquelas 2 tribos foram excluidas.
A Pax!

Wilma Rejane disse...



Obrigada irmão Hugo,

Ainda não tive tempo de ler as mais de 200 páginas de estudo sobre as tribos de Israel que me mandaste, mas estou lendo na medida do possível. É um trabalho bem fundamentado e deve ter sido empreendido bastante tempo na elaboração, muitas fontes de pesquisa. Obrigada!

Deus nos abençoe com sabedoria para compreendermos Seus mistérios e obedecê-lo.