A Páscoa cristã e a páscoa de Ostara



Wilma Rejane

O que é páscoa? A palavra  vem do hebraico pesah, traduzida para o grego "páscoa", significando passagem. Na Bíblia a primeira citação sobre  Páscoa se encontra no livro de Êxodo 12:11: "Esta é a páscoa do Senhor", uma comemoração ocorrida por ocasião da libertação dos israelitas escravizados no Egito. Uma passagem da vida de escravidão para libertação. Um evento marcado com sangue de cordeiro espargido sob as portas dos libertos, apontando para o sangue definitivo de Cristo Jesus que seria derramado para libertar pecadores.

Páscoa, portanto, é uma passagem que ocorre por via miraculosa, um caminho que somente Deus pode prover, como o mar vermelho se abrindo para que os israelitas, enfim, conseguissem se distanciar de modo implacável dos perseguidores egípcios. Através da ressurreição de Cristo, se torna possível a morte do velho homem e o renascimento do novo. A Páscoa em Cristo abre um novo caminho para que se ande sobre ele, distanciando-se dos pecados de outrora. 

A Páscoa Bíblica ocorre na primavera, na estação do renascimento, dos renovos e das colheitas. Um período estrategicamente escolhido por Deus como a nos dizer que sempre haverá uma "passagem" por onde tudo se refaz. O simbolismo da primavera com a Páscoa é simplesmente feliz! Deus é Aquele que conduz as estações do tempo terreno e que de modo peculiar e miraculoso prepara passagem para nova vida!


Se Páscoa é tudo que falamos até aqui, que ligação há entre essa comemoração, ovos de chocolate e coelhinhos? Esta páscoa não é a do Senhor.  Também teve origem na primavera com uma deusa chamada Ostara (amanhecer); uma divindade amplamente divulgada pelos povos germânicos, ela é a modificação temporal da antiga deusa egípcia Hathor. O histórico de nascimento de Ostara diz que ela socorreu um pássaro ferido que já não podia voar. Esse pássaro se tornou seu amante, vindo a traí-la com outra mulher. Ostara furiosa, transforma o pássaro em coelha que põe ovos coloridos. Há muitos simbolismos em Ostara, inclusive o pecado da zoofilia (relação imprópria entre pessoas e animais). Terrível , não?

Ostara


Por desconhecimento, infelizmente, o mundo incorporou elementos do culto pagão a Ostara, em comemorações da páscoa. Isto é uma estratégia maligna para desviar o foco do verdadeiro sentido da Páscoa cristã. Bem e mal, de fato, estão por toda parte, e somente o conhecimento da Verdade é que pode conduzir o homem a experimentar a Páscoa do Senhor que por nós morreu e ressuscitou (I Coríntios 5:7). 

Por muito tempo, comemorei a páscoa que a tradição comercial e pagã oferecia, até que compreendi, mediante a graça de Deus, que não havia sentido em reverenciar coelhos e ovos de chocolate. A verdadeira Páscoa acontece em um coração transformado pela chegada da primavera como uma estação que renova jardins outrora secos e sem vida em campos férteis e floridos. Uma estação regada no coração,  com sangue do Cordeiro Santo e Puro chamado Jesus. 



Deus o abençoe.

BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Plenitude, Tradução João Ferreira de Almeida, São Paulo, Sociedade Bíblica do Brasil, 1995 e Aqui

Nenhum comentário: