O lamento de Jeremias e o lamento do pecador




Autor: Wallace Sousa

Texto Bíblico: Olha, Senhor, porque estou angustiada; turbadas estão as minhas entranhas; o meu coração está transtornado dentro de mim, porque gravemente me rebelei; fora me desfilhou a espada, em casa está a morte. Lamentações 1:20

Há muitos pontos que podem ser abordados nesse versículo em nossa reflexão de hoje, todavia todos a lamentar e nenhum a comemorar.

Quem deu o nome de Lamentações a este livro de Jeremias sabia o que estava fazendo, sem sombra de dúvidas. E a parte que me sinto inclinado a refletir é a do meio, ou seja, a que menciona o coração transtornado.

O versículo, em si, está tratando a si mesmo na forma feminina, embora escrito por um homem, porque é como se fosse um lamento da cidade de Jerusalém sobre suas atitudes, ações e as consequências delas advindas. E, nesse trecho em particular, o lamento é o grito angustiado de arrependimento por ter sido rebelde e agora sofrer as duras consequências dessa rebeldia.


Mas, é muito fácil criticar a rebeldia e os desvios do povo de Jerusalém daquela época, distantes que estamos milhares de quilômetros e milhares de anos deles. Assim fica fácil avaliar a situação e cair na tentação de condená-los sem misericórdia. Não que eles não merecessem a punição porque, de fato, eles a mereciam.

A questão é que nós os condenamos colocando-nos em uma condição ética e moralmente mais elevada. Todavia, será que somos mesmo, como nação e povo, tão melhores assim, hoje? Se formos olhar para como temos e estamos nos comportando, não somos tão melhores assim.

E isso me traz uma grande e grave preocupação: se o juízo, embora tenha demorado, um dia finalmente chegou para Jerusalém e seu povo, esse mesmo juízo, um dia, nos alcançará também. E ao olharmos para ela podemos ter um vislumbre do futuro sombrio que espreita todo aquele que opta por viver uma vida de rebeldia e escárnio contra a vontade do Senhor.

Se você é um desses, arrependa-se enquanto é tempo, antes que não lhe resta mais nada a não ser… lamentar.

Oração de: arrependimento

Deus de amor e de bondade infindas, eu quero te louvar e adorar o teu santo nome porque eu já passei por situações angustiantes no passado e sei como isso é doloroso. E te louvo porque tive e aproveitei a oportunidade de me arrepender e alcançar misericórdia. Em nome de Jesus, teu filho, eu te agradeço por hoje estar aqui podendo meditar e aprender com essa grande lição.

Abençoe a vida de alguém curtindo, comentando e compartilhando este artigo com seus contatos!

Wallace Sousa é colaborador do Tenda na Rocha e editor do Desafiando Limites

Um comentário:

Edinho Ferreira disse...

Ótimo texto! Benção!