Término de mestrado e baixa de blogs evangélicos




Wilma Rejane

Enfim, após dois anos de muito estudo, terminei o mestrado em Filosofia! Durante o período de mestranda, procurei manter o blog em funcionamento mesclando republicações com novos textos. Contudo, o que está evidente para mim é que independente deste blog ter diminuído o ritmo das publicações nos últimos anos, a blogosfera evangélica já não é mais a mesma. Muitos blogueiros cristãos deixaram de atualizar seus blogs e os poucos que se mantêm estão trabalhando com menos frequência. Infelizmente, ocorreram muitas baixas no campo virtual, faço votos de que tais baixas não sejam correspondentes ao campo espiritual. 

Acredito que de modo geral, muitos fatores contribuem para a infrequência dos blogueiros em seus respectivos blogs: a concorrência das redes sociais e plataformas digitais como o You Tube claramente têm captado maior número de adeptos a cada ano.  Muitos preferem publicar em ambientes como o Facebook e ter um retorno mais imediato e um Feedback quase que instantâneo do que empreender tempo com o blog que o retorno é mais lento. Analisando por essa perspectiva, tudo parece sobrepujar mais estratégia de marketing e menos espiritualidade, essa premissa, contudo, carece ser comprovada. 


No meu caso especifico, o que contribuí para a modificação da forma e número de publicações semanais, em relação a anos anteriores, é uma considerável mudança nos diversos âmbitos da vida pessoal. Anteriormente eu empreendia cerca de dez horas semanais para publicações no blog. Mas não era só isso, havia horas de estudo da Bíblia, de oração e jejum. Atualmente, dez horas dedicadas à escrita parece um sonho. Escrever tem sido muito desafiador, considerando os percalços diários de quem lida com muito trabalho.

Sei que Deus está conosco na caminhada da vida, dia após dia, como estava com aqueles dois discípulos na estrada deserta de Emaús. Sou muito grata por sentir paz no coração e um indescritível amor do Pai em todos os momentos da caminhada pelo estreito percusso que conduz à salvação. O caminho não é fácil, Ele nunca afirmou que seria. Em alguns momentos posso ouvir Sua nítida e doce voz a falar: "Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo.  Ninguém que milita se embaraça com negócio desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra."2 Timóteo 2:3-4.

Aos que estão alistados no exército de Jesus Cristo: Coragem! (Atos 23:11). Será preciso coragem para perseverar, apesar dos muitos pesares. A vida continua bela quando olhamos para Cristo e nos negamos à conformidade com o mundo. 

Não, esse post não é uma despedida, é apenas uma breve reflexão sobre o panorama atual da blogosfera e da blogueira.

Boa semana à todos, com a bênção de Deus.


9 comentários:

Unknown disse...

Bom dia, não pare... você escreve muito bem amo ler seus textos e seus estudos essa Paz que você sente, sentimos ela ao ler seus textos. Estamos aqui e apartir de hoje não apenas serei leitora mas passarei a orar pela sua vida, não pare... não pare temos muito que aprender com você. Deus te abençoe.


Maria Benedita.

Angélica disse...

Que vitória Wilma!! Parabéns pelo mestrado. Mais uma arma conquistada em prol do Reino, Hallel!!
Obrigada pela atenção conosco, seus leitores. Ouvi muitas vezes Deus falar comigo por meio de teus textos. Avance! sempre há um remanescente fiel, sempre uma ovelha desgarrada, sempre novas revelações nas mesmas palavras ... até que ELE volte - o Gentil, o Amigo, o Senhor do Universo!

Anônimo disse...

Que susto! pensei que fosse uma despedida! Mas que bom que é apenas uma reflexão. obrigada por cuidar tão bem desse espaço que nos edifica tanto! Deus é contigo. Deus é conosco!

Anônimo disse...

Chorei com esse vídeo! Oh poderoso Deus! quão grande és tu!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Wilma.

Primeiramente, quero registrar meus parabéns a você por concluir esse mestrado em filosofia. Sinceramente, parabéns!

Infelizmente, sua observação sobre a Blogosfera está repleta de razão. Muitos cristãos se afastaram da atividade no blog. Sabemos que existem muitas razões. O que pude comprovar? Estudos; casamento; paternidade, maternidade, doença, finança. E o pior motivo (ou melhor, quem sabe é Deus em sua soberana vontade) é o falecimento da pessoa.

Em se tratando do dinheiro, há aquela situação de alguns colocarem o blog em uma hospedagem paga, fora do Wordpress, do Blogger ou similares, e os fluxos econômico e psicológico entrarem na fase depressiva, ocasião em que manter uma boa conexão de internet demanda uma expressiva vontade de mantê-la. Então, aparecem os cortes de gastos e “tchau blog”.

Falando de mim, estive em menor número de atividade por conta da saúde. Graças a Deus pude voltar às postagens, porém, com menos frequência. A nossa vida muda com o passar dos anos, aquela condição física dos trinta não é a mesma dos quarenta, porém, se tratamos da Carreira de Blogueiro como serviço ao Senhor (sim, é assim que eu me vejo ao atuar no blog postando conteúdos de teor bíblico), a nossa fé em Jesus Cristo, preservará o nosso coração em fervor alto para compartilhar as coisas lá de cima. Haverá vontade de sobra, inspiração interessante e circunstâncias apropriadas para abastecer a internet com temas que interessam à expansão do Reino de Deus.

Se Ele permitir, eu creio que deseja, em 12 de junho próximo o blog Belverede completará seus doze anos de existência em plena atividade.

Há alguns meses atrás, como se fosse um soprar de brisa, ouvi uma voz dizer dentro de mim: “agora, vá mais devagar”. Entendi a razão para isso. Além de criar novas postagens, preciso refazer postagens antigas cujo HTML está abaixo do nível satisfatório. Com o passar do tempo, muitos links perderam o elo de conexão, e não podem continuar assim. É necessário seguir adiante como blogueiro, mas sem esquecer o retrovisor, pois o que há publicado no passado continua a receber leitores nos dias atuais. Graças a Deus, porque isto é um aspecto motivador!

Você é muito bem-vinda neste retorno. Estou cheio de expectativa para ler as coisas que criará nesta nova etapa da sua vida. O mundo mudou mas o Senhor continua o mesmo, o Plano Redentor está aí para ser anunciado, e nós estamos aqui com uma janela virtual de comunicação aberta para anunciar que o Redentor vive é quer libertar almas cativas.

Abraço.

Eliseu | https://belverede.blogspot.com.br

Wilma Rejane disse...

Muito obrigada à todos os comentaristas, é uma alegria imensa contar com vossas companhias.

Que nosso bom Deus nos abençoe.

Wilma Rejane disse...



Olá irmão Eliseu, é uma satisfação recebê-lo por aqui!

Sua análise sobre a blogosfera trouxe elementos novos e que esclarece por demais à questão. De fato, muitas coisas mudaram desde a inauguração de nossos blogs, por sinal, começamos no mesmo ano.

Vejo também que as plataformas de blogs não se preocuparam em atualizar as ferramentas operacionais o que dificulta um pouco nosso trabalho. Por exemplo, precisei retirar o contador de visitas, nenhum outro Gadgets foi aceito para tal função, temos ainda: sistema de comentários que perdem para qualquer outra plataforma de rede social; não permite edições, atualizações e por aí vai.

Tens razão, com o passar dos anos o corpo reclama e muitas horas no computador gera algum desconforto. Só mesmo a convicção do chamado Evangelístico para nós manter atuantes, mesmo que seja mais devagar, com certa lentidão, este também é meu caso.

Saudações em Cristo,

Mais uma vez obrigada por vir dialogar, é uma alegria saber que já está de boa saúde.

Ministério Sidnei Vivente disse...

Olá irmã Wilma.

Não houve nenhuma página que pudesse me edificar tanto, como está página. Posso aqui afirmar que os melhores sermões que preguei saíram da inspiração de poucas palavras publicadas entre os contribuintes deste site com os seus escritos.

Torço para que esta obra continue, e que a Senhora Irmã Wilma continue com os propósito.

Pr Sidnei Vicente
Pastor Presidente da Irmandade Metodista Ortodoxa da cidade de Itapira interior de SP.

Wilma Rejane disse...



Olá Pr. Sidnei!

Muito obrigada pela generosidade e humildade! Que nosso amoroso Deus o recompense multiplicando seu ministério em amor e sabedoria.

Sei que Jesus Cristo vive e que Ele opera maravilhas por meio de Sua Palavra, de fato, também já vi e ouvi muitos milagres a partir dos estudos do blog.

A Deus toda glória!

Estou voltando ainda um pouco devagar, mas já já tem estudos novos.

Saudações em Cristo