A mulher será salva dando à luz filhos? – I Timóteo 2:15




Algumas passagens se prestam a diferentes interpretações. Nesses casos, temos que analisar o contexto imediato, bem como o contexto geral bíblico, e oferecer aquilo que consideramos a melhor opção, sem ser dogmático. Parto do princípio de que o que perturba nesse texto é o fato de sugerir que a salvação não é pela fé, e que revela uma visão restritiva das mulheres (por exemplo, seu lugar é em casa, criando as crianças).

1. Comentando a Terminologia: Note esses três termos. O primeiro é o verbo “salvar” (no grego, sozo), usado nas Epístolas Pastorais (1 e 2 Timóteo e Tito), para se referir à salvação espiritual concedida por Deus por meio de Jesus (1 Timóteo 1:15; 2:4; 2 Timóteo 1:9). Essa salvação sempre é recebida pela fé. O segundo termo é a preposição “através” (no grego, dia). Tem-se a impressão de que ela introduz um significado para a salvação como, por exemplo, em 1 Coríntios 15:2. O terceiro termo é o substantivo “gravidez” (no grego, teknogonia), cuja forma verbal significa “dar à luz filhos”, estando implícita a dor que acompanha o fato (1 Timóteo 5:14).

2. Variedade de Interpretações: Essas palavras são interpretadas de maneiras diferentes. O verbo “salvar” é usado por alguns com o significado de “manter seguro/preservar”, no sentido de que a vida da mulher será preservada durante o nascimento da criança. Isso dificilmente é defendido, uma vez que muitas mulheres cristãs morreram ao dar à luz. Outros introduzem ideias não encontradas no texto. O substantivo “gravidez” tem sido usado para designar o nascimento do Messias. As mulheres serão salvas por meio do nascimento do Filho prometido a Eva. Isso, porém, embora possível, vai muito além do texto. Muitos retêm a leitura tradicional (“a mulher será salva dando à luz filhos”), mas interpretam o advérbio “através” de maneiras diferentes. Uma delas é que a mulher é salva, “apesar de dar à luz com dores” (é a circunstância que acompanha a salvação, não o motivo), ou que elas serão salvas pela virtude de cumprir seu papel de mãe.


3. Considerações Contextuais: Em 1 Timóteo 2:11-14, Paulo instrui as mulheres em relação à atitude apropriada durante a instrução na igreja. Esse processo de aprendizado não deveria apresentar dissensões e sim submissão ao professor. Esse conselho era necessário porque falsos mestres usavam as mulheres para promover seus ensinos. Paulo queria que as mulheres aprendessem e não agissem independentemente dos outros. Ele ilustra essa situação usando a experiência de Adão e Eva. Eva agiu independentemente de Adão em sua busca por conhecimento; como resultado, caiu em pecado e tornou-se instrumento do inimigo. Paulo não queria que isso acontecesse na igreja. Queria que as mulheres experimentassem a salvação e a preservassem.

4. Interpretação Sugestiva: Por que o fato de dar à luz é mencionado e a que se refere? Primeiro, note que o sujeito do verbo está no singular: “a mulher será salva”. No contexto, a referência é para Eva como a representante dos membros femininos da igreja. Segundo, dar à luz parece aludir à experiência de Eva após a queda. O Senhor disse a ela que “em meio de dores darás à luz filhos”(Gênesis 3:16). Essa era uma das consequências da sua queda. Observa-se também que falsos professores desencorajavam o casamento e a procriação, e Paulo parece opor-se a eles (1 Timóteo 4:3). Terceiro, se essa leitura do texto for correta, é melhor assumir que o significado do advérbio “através” seja “apesar”, descrevendo as circunstâncias sob as quais a salvação é realizada (1 Coríntios 3:15). A mulher será salva, apesar de continuar a experimentar dor ao dar à luz – que é uma lembrança do seu pecado. O fato de que a salvação não é pelo ato de dar à luz é indicado pelo uso do tempo passivo do verbo (“a mulher será salva”), implicando que Deus é quem salva (o sujeito implícito da ação). Quarto, a última parte do verso declara que “elas” serão salvas “se permanecerem [perseverarem] na fé, no amor e na santidade, com bom senso” (1 Timóteo 2:15).

A salvação requer perseverança, não gravidez. A memória de nossas falhas não deve perturbar nossa certeza da salvação, mas deve nos motivar à fé, amor e santidade.

Fonte: Ligado na Videira

Nenhum comentário: