Aquietai-vos e sabei que Eu Sou Deus




Veneetha Rendall
Tradução:Wilma Rejane

As vezes nossa fé é abalada quando nossos sonhos são despedaçados, perguntamos onde está Deus no meio do sofrimento. Não vemos sua presença, sentimos solidão e medo, a fé parece vacilar, questionamos em que temos crido a tanto tempo, o que é real, especialmente quando nossa experiência não bate com as expectativas.

Essa oscilação incomoda profundamente; provamos a bondade de Deus, desfrutamos de uma comunhão próxima com Ele, descansamos no Seu terno cuidado, conhecemos tanto o Seu poder como o Seu amor, mas ainda assim, no meio de uma luta profunda, não encontramos respostas, apenas perguntas. João Batista compreendeu isso quando esteve na prisão. Ele, mais que todos os homens, sabia quem Jesus era. Mesmo no ventre, ele saltou de alegria na presença do Salvador que estava por nascer. No início do ministério de Jesus, antes de qualquer um dos seus milagres, João declarou, “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (João 1:29), ele batizou Jesus e viu o Espírito de Deus descendo sobre Ele, testificando que Ele de fato era o Filho de Deus.

Mas ainda assim, no auge do ministério de Jesus, João enviou da prisão uma mensagem para Ele, perguntando, “És tu aquele que havia de vir, ou esperamos outro?" (Lucas 7:19)

Em um ponto, João estava certo:Jesus era o Messias. Jesus confirmou ainda mais sua divindade realizando milagres, mas agora João estava se perguntando o que era verdade.


Expectativas Frustadas

João sabia das Escrituras que aquele que deu visão ao cego, fez o coxo andar, e pregou boas novas ao pobre poderia com certeza “abrir a prisão aos presos” como profetizado em Isaías 61. Mas Jesus não fez isto por João.

Então provavelmente nesse ponto, João duvidou daquilo que sabia. Se Jesus era de fato o Messias, João provavelmente esperava ter um papel no seu reino na terra. Ele não esperava começar com um chamado tão importante, preparar o caminho do Senhor no deserto, para somente terminar sua vida e seu ministério numa pequena cela de prisão. Além disso, João pregou que o Messias viria com fogo inextinguível, com julgamento, com poder,  ele esperava que isso ocorresse durante o tempo de sua vida.

Nenhuma dessas expectativas coincidiram com a realidade. E isso talvez fez com que João duvidasse. Expectativas frustradas tendem a provocar essa resposta em nós. Especialmente quando temos sido fiel. Jesus não condena João por suas dúvidas. Ele ainda diz que não houve nenhum homem maior que João, Ele entende o por que de João duvidar , e a resposta de Jesus a ele reforça o que João já sabe – que Jesus é de fato o Messias.

Assim como os santos de Hebreus 11, João não receberia todas as promessas de Deus, mas poderia apenas saudá-las de longe. Ele não serviria com Jesus ou veria o cumprimento do reino de Deus, mas um dia Ele o veria novamente, um dia ele veria seu glorioso papel no plano magnífico de Deus. Ele, o último profeta do antigo testamento, veria como Deus o usou para preparar o mundo para receber Jesus e João se alegraria, mas por um tempo João teve que aceitar os planos do Messias para sua vida. Planos diferentes daquilo que ele tinha visualizado, ele teve que permanecer naquilo que sabia ser verdade ao invés de se fixar em suas circunstâncias. Ele precisou  lembrar de quem Deus era, confiar Nele em uma prisão escura e solitária.

E conosco, muitas vezes também é assim.

Quando Nossos Planos Se Esmigalham

Quando nossos planos se esmigalham e Deus nos afasta dos nossos sonhos, devemos confiar na infinita sabedoria de Deus. Quando nosso cálice de sofrimento parece muito mais do que possamos suportar, precisamos descansar no Seu imensurável amor. Quando nossa vida fica fora de controle, precisamos lembrar da absoluta soberania de Deus.

Não podemos compreender o que está acontecendo,  mas não podemos parar de conversar com Ele, nos afastar por medo. Devemos simplesmente ir a Jesus e dizer a Ele nossas dúvidas, pedir a Ele que nos ajude a ver. As dúvidas de João podem ser as nossas: Deus é quem Ele diz que é? Tudo está sob o Seu controle?  Ele realmente me ama?

E quando duvidamos, Deus nos chama, como Ele fez com João, a confiar naquilo que sabemos ser a verdade. A confiarmos nos princípios fundamentais que conhecemos das Escrituras e da experiência. Deus é completamente soberano,  amoroso e sábio. Nem um pardal cai no chão fora de Sua vontade.

Nesta vida, podemos nunca ver como Deus está agindo em nossas tribulações,  mas um dia eu seremos gratos por elas. Tudo o que podemos fazer agora é confiar que Aquele que fez o coxo andar e o cego ver, que morreu numa cruz para que passássemos  a eternidade com Ele, há de fazer o que é melhor para nós.

Tudo se resume em confiança. Confiaremos nas circunstâncias que estão sempre mudando? Ou confiaremos no Deus que nunca muda?

Em Cristo, a rocha sólida, todo o restante é areia movediça.


2 comentários:

Joao Cruzue disse...

A Paz do Senhor, Irmã Wilma e Franklin, Filhas e Netos. Estamos firmes e orando muito em São Paulo, diante de uma perspectiva sombria.
Estou mais animado esses dias, por isso traduzi um Timeline das perseguições das autoridades iranianas contra a famlía do Pastor Youcef Nadarkhani. Publiquei o Post no Olhar Cristão e também no Blog A Tenda na Rocha. Espero que os leitores gostem.

Arlene Sousa disse...

Louvado seja Deus.
Vale a pena confiarmos nele.
Linda msg. Obrigada.