O soar das sete trombetas do Apocalipse



David Treybig
Tradução:
Wilma Rejane

O Apocalipse fala de sete trombetas que soarão antes do retorno de Cristo à Terra. Quais são as sete trombetas do Apocalipse? Por que Deus as enviará?

Os sete selos, sete trombetas e sete últimas pragas formam um esboço dos eventos proféticos que ocorrerão antes e no momento do retorno de Cristo à terra.  O sétimo selo representa o Dia do Senhor - o tema principal do livro do Apocalipse. Este sétimo selo inclui o julgamento de Deus sobre a humanidade desobediente na forma de sete pragas anunciadas por trombetas (Apocalipse 8-9) e sete últimas pragas (Apocalipse 15-16).

Sete trombetas na interpretação do Apocalipse

Quando o sétimo selo foi aberto, João viu sete anjos com sete trombetas. Quando cada anjo tocou sua trombeta, João viu pragas terríveis se desenrolar e ele usou uma poderosa linguagem simbólica para tentar descrever o que estava testemunhando.

Primeira trombeta: granizo e fogo misturado com sangue farão com que toda a grama da terra e um terço das árvores sejam queimadas ( Apocalipse 8: 7 ).

Segunda trombeta : Um grande objeto montanhoso em chamas será jogado nos oceanos da terra, fazendo com que um terço deles se torne sangue, um terço da vida marinha morra e um terço dos navios seja destruído ( versículos 8-9 ).

Terceira trombeta: João viu uma estrela ardente cair do céu em fontes de água doce, fazendo com que a água se tornasse amarga e matasse muitos ( versículos 10-11 ).

Quarta Trombeta: A luz do sol, da lua e das estrelas sobre a terra será diminuída em um terço ( versículo 12 ).

Quinta Trombeta (também chamada de primeira aflição): O que João só poderia descrever como um tipo incomum de gafanhoto que  emergirá na terra infligindo picadas intensamente dolorosas aos seres humanos por cinco meses (Apocalipse 9 : 1-12).

Sexta Trombeta (também chamada de segunda aflição): Quatro anjos serão libertados para matar um terço da população restante da Terra através de um exército de 200 milhões (versículos 13-19).

Sétima Trombeta (também chamada de terceira angústia): Quando esta trombeta soar, vozes no céu dirão: "Os reinos deste mundo se tornaram os reinos de nosso Senhor e de Seu Cristo, e Ele reinará para todo o sempre!" (Revelação 11:15). Esta sétima trombeta também inclui as sete últimas pragas.

Impacto das sete trombetas


Por causa da desobediência da humanidade às Suas leis santas e benéficas, Deus trará esse severo castigo aos habitantes da Terra.

Os efeitos das seis primeiras trombetas incluirão um desastre ecológico de proporções épicas. E, à medida que o planeta luta para sustentar a vida, os seres humanos terão que suportar uma dor tão intensa que desejarão morrer ( Apocalipse 9: 6 ); e muitos realmente morrerão, como observado na descrição da sexta trombeta (versículos 13-19).

Embora se pense que uma punição tão intensa faria com que as pessoas se arrependessem de seus pecados, isso não ocorrerá.

Os seres humanos terão tanta liberdade para violar as leis de Deus que estarão dispostos a morrer por seu modo de vida, em vez de se arrependerem. Que estado de decepção verdadeiramente triste Satanás perpetrou sobre a humanidade! ( Apocalipse 12: 9 )!

Como as pessoas não se arrependem, sete punições adicionais chamadas “as sete últimas pragas”( Apocalipse 15:1) serão aplicadas à humanidade.

Por que as sete trombetas atormentam?

O apóstolo João dá a configuração das sete trombetas em Apocalipse 6:17, João cita as pessoas medrosas daquela época que gritarão: “Chegou o grande dia de Sua ira, e quem pode resistir?”

Por que Deus está tão zangado ? Por que o Cordeiro - o amoroso Filho de Deus que deu a vida por nós e que deseja que todos estejam em sua família - ficaria tão zangado com o mundo que Ele criou enviando essas pragas?

Deus odeia o pecado

Algumas passagens importantes de Isaías ajudam a explicar por que Deus está zangado. Isaías 58: 1 diz: “Clame em voz alta, não poupe; levante sua voz como uma trombeta; diga ao meu povo sobre a sua transgressão e a casa de Jacó os seus pecados. ”

Deus odeia o pecado porque é a antítese do que Ele é. Isso nos destrói. Causa a dor e o sofrimento do nosso mundo, as famílias desfeitas, a violência, a angústia mental, as vidas sem sentido e as mortes sem propósito. Satanás usa o pecado para tentar frustrar o plano de Deus e impedir que nos tornemos filhos de Deus. 

O próximo capítulo de Isaías contém esses motivos adicionais pelos quais Deus odeia o pecado:

Suas iniqüidades o separaram de seu Deus; e seus pecados ocultaram o rosto de você, para que ele não ouça. ... Seus pés correm para o mal, e se apressam a derramar sangue inocente; seus pensamentos são pensamentos de iniqüidade; desperdício e destruição estão em seus caminhos. O caminho da paz eles não conheceram, e não há justiça em seus caminhos ”(Isaías 59: 2, 7-8).

Deus vê o dano permanente que o pecado pode causar: morte eterna! Então Ele usa punições temporárias para tentar chamar nossa atenção.

O Dia do Senhor: Um chamado ao arrependimento

O livro de Joel também fala sobre esse grande dia da ira de Deus, usando o nome mais comum em toda a Bíblia: O Dia do Senhor.

Joel 2: 1 diz: “Toque a trombeta em Sião, e toque um alarme no meu santo monte! Todos os habitantes da terra tremem; porque o dia do SENHOR está chegando, porque está próximo."

Deus continua nos versículos 12-13: “'Agora, portanto,' diz o SENHOR, 'volte-se para mim com todo o seu coração, com jejum, com choro e com luto'. Então rasgue seus corações, e não suas vestes; volta ao SENHOR vosso Deus, porque ele é gracioso e misericordioso, lento para irar-se e de grande bondade; e Ele se arrepende de fazer mal. ”

Os castigos de Deus têm o propósito de nos chamar ao arrependimento. Deus quer perdoar as pessoas e tê-las certas com ele. Ele quer que sejamos Seus filhos. (Saiba mais em nossos artigos “ O que é arrependimento? ” E “ Filhos de Deus ”.

Por que sete pragas?

Mas por que Deus precisa de sete pragas aterrorizantes para levar as pessoas ao arrependimento?

“Mas o resto da humanidade, que não foi morto por essas pragas, não se arrependeu das obras de suas mãos, para que não adorassem demônios e ídolos de ouro, prata, latão, pedra e madeira, que não podem ver. nem ouvir nem andar. E não se arrependeram de seus assassinatos, feitiços, imoralidade sexual ou furtos ”(Apocalipse 9: 20-21).

Se uma praga acordasse todos, isso é tudo que Deus usaria. Mas, obviamente, serão necessárias todas as sete pragas da trombeta para finalmente trazer o mundo ao arrependimento.

Satanás fez o seu melhor desde o tempo de Adão e Eva para inocular a humanidade contra sentir culpa por violar as leis de Deus. Ele trabalhou para convencer as pessoas de que as leis de Deus não são válidas e fazer com que o arrependimento pareça inútil, ridículo ou tolo.

Depois da sétima trombeta

Quando a sétima trombeta tocar, Jesus Cristo será anunciado como  Rei dos Reis  (Apocalipse 11:15).

O versículo 18, em seguida, resume muitos dos eventos daquela sétima trombeta e além: “As nações ficarão iradas,  a vossa ira chegou, e o tempo dos mortos, para que fossem julgados e recompensados os teus servos, os profetas e os santos e aqueles que temem o teu nome, pequenos e grandes, destruídos serão  os que destroem a terra. ”

Aqueles que estão destruindo o mundo serão destruídos. As nações iradas serão derrotadas e a ira justa de Deus será gasta. Jesus Cristo e os santos estarão prontos para governar - e ensinar aqueles que saírem arrependidos daquele período terrível.

Embora julgamentos preocupantes estejam destinados aos habitantes da Terra, nosso amoroso Deus não deseja que ninguém pereça (2 Pedro 3: 9) e, no devido tempo, dará a todo ser humano a oportunidade de entender Seu modo de vida e escolher entre obedecer a Deus ou não. 

Depois de todas as más notícias, as melhores notícias profetizadas serão cumpridas! E as pessoas do mundo finalmente estarão prontas para ouvir - e se arrepender - e mudar. O trauma das sete pragas da trombeta será ofuscado pelo maravilhoso mundo do amanhã que virá! Deus acelere aquele dia!

*
Deus nos abençoe e que nossos corações estejam inteiramente voltados para Ele nesses últimos dias.


Um comentário:

Wilma Rejane disse...



Quantas trombetas já soaram? Este será o assunto do próximo estudo sobre as trombetas.

Até mais,

Bom final de semana, na paz e no amor de Jesus nosso Senhor e Salvador.