Quantas trombetas do Apocalipse já tocaram?



Wilma Rejane

Primeiramente, permita-me fazer algumas considerações sobre as interpretações teológicas acerca das Sete Trombetas citadas no livro de Apocalipse, capítulos 8 e 9. A compreensão do tema se torna complexa considerando que existem diversos métodos interpretativos, a saber: Historicismo (presente), Preterismo (passado), Futurismo (futuro) e Idealismo (atemporal). Portanto, para qualquer exposição escatológica, faz-se necessário identificar-se com alguns dos métodos a fim de situar o discurso e os ouvintes.

A variedade de interpretações dentro do protestantismo e da igreja evangélica (tradicional e pentecostal) dificulta o consenso e a compreensão sobre o tempo de cumprimento das Trombetas. Cria-se, portanto, nas igrejas, estudiosos independentes que optam por acreditar no que decorre de interpretações e revelações pessoais.

Já entre os Adventistas existe uma linha de pensamento historicista adotada,  com vasta literatura sobre As Trombetas e o Apocalipse de modo geral.  Para os adventistas, seis trombetas já tocaram faltando apenas a última que despertará os mortos para o arrebatamento. O quadro a seguir é um resumo da visão historicista adventista.





Para os cristãos de credo Reformado, a abordagem histórica é a mais adotada, as catástrofes atuais fazem parte do juízo parcial de Deus sobre a terra, sendo a igreja poupada das grandes aflições advindas do toque das trombetas. Portanto, segundo a via de interpretarão Reformada as trombetas ainda não soaram, quando isto acontecer a igreja não estará mais na terra tendo sido arrebatada.

"Assim como o povo de Israel foi poupado das pragas que sobrevieram ao Egito, a igreja será poupada das pragas decorrentes das trombetas. Enquanto os selos tratam da perseguição do mundo à igreja, a grande tribulação; as trombetas falam do juízo da ira de Deus sobre o mundo. A igreja não sofrerá essa ira. " Hernandes Dias Lopes.

Para quem a trombeta ainda não tocou?

Para os de visão literal histórica que aguardam um tempo mundial de tribulação com duração de sete anos. A interpretação literal dos sete anos de Tribulação se baseia no livro de Daniel.

O profeta Daniel viveu um período em que o Reino do Sul (Judá) era escravo do império Babilônico. Ele meditava nas profecias e sabia que o tempo do cativeiro não poderia ultrapassar os 70 anos, como Jeremias havia profetizado antes do cativeiro iniciar (Jeremias 25:11,12; 29:10). Quando chegou este período, Daniel clamou a Deus, pois sabia que os judeus, mesmo após tanto sofrimento, continuava longe de Deus. Foi quando o anjo Gabriel trouxe um esclarecimento:

Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para cessar a transgressão, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniquidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santíssimo.” Daniel 9:24

A palavra semana na Bíblia pode não significar sete dias, mas sete anos conforme podemos ver em Gênesis 29:27,28; Levítico 25:8. No caso da profecia de Daniel, 69 semanas de anos se cumpriram desde a ordem do império Medo Persa para reconstruir Jerusalém até a morte do Messias (Daniel 9:25,26). 69 semanas vezes 7 anos é igual a 483 anos.

Após a morte de Jesus, um parêntese é aberto na história, e a era da Igreja inicia-se. Mas, quando a Igreja for levada daqui, o relógio de Israel voltará a correr. A última semana nos revela que 07 anos ainda estão por vir para que a conversão dos hebreus ocorra de forma plena. E como saber que os últimos 07 anos que faltam estão ligados aos 07 selos, trombetas, anjos, trovões e taças do Apocalipse? A resposta está ao unirmos os dois livros:

“... e o príncipe, que há de vir... firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador.” Daniel 9:26 b,27.




Considerações finais

O artigo é breve e pretende em poucas linhas evidenciar a complexidade do tema e da resposta ao questionamento: "quantas trombetas já tocaram"? A resposta dependerá da linha de interpretação adotada.

Não tenho dúvidas de que entramos em um novo período da história humana onde governos e instituições modificarão as leis de convivência, introduzindo monitoramentos e distanciamentos sociais. É notório que as dores de parto descritas por Jesus em Mateus 24 estão se intensificando, chegando ao fim, os eventos mundiais não são animadores.

Pessoalmente acredito em um período de tribulação mundial tal qual falado pelo profeta Daniel. Contudo, vejo problemas em afirmar que todas as trombetas serão tocadas nesse período.

Uma certeza tenho: Jesus está às portas! Ele virá ao nosso encontro, mais uma vez. O conhecimento da Bíblia nos ajudará a identificar os sinais, mas antes da necessidade de conhecimento vem a necessidade de santidade. Rejeitar o pecado e perseverar nos caminhos de Deus com o coração inteiramente entregue a Cristo é a maior urgência, dessa forma, a qualquer dia e hora que os eventos finais eclodirem, a qualquer hora, estaremos prontos para deixar esse mundo.

Que Deus em Cristo nos ajude e abençoe.


* Fontes como links no artigo.





Nenhum comentário: