Os Acordos de paz Abraâmicos em 2020


Por Dov Lipman
Jerusalém Post

Os acordos que Israel assinou com os Emirados Árabes Unidos e Bahrein não foram meramente históricos por natureza, eles foram de proporções bíblicas.

Abraão teve dois filhos: Ismael, nascido de Hagar, e Isaac, nascido de Sara. Havia uma clara tensão entre os dois. A tradição ensina que tanto Isaac quanto Ismael reivindicaram o direito do primogênito, com cada um legitimamente reivindicando ser o primogênito de Abraão por meio de suas mães.

Abraão não favoreceu um em relação ao outro. Isso pode ser visto pela interpretação midráshica da ordem de Deus de que Abraão oferecesse seu filho em sacrifício. O versículo em Gênesis (22: 2) relata que Deus disse a Abraão: “Por favor, leve o seu filho, o seu único, a quem você ama, Isaque.”

O Midrash explica que quando Deus disse a Abraão para levar seu filho, ele perguntou qual filho, Ismael ou Isaque? Deus respondeu: "Seu único." Mais uma vez, Abraão pediu esclarecimentos, visto que os dois filhos eram os únicos filhos das mães. Deus então disse: “A quem você ama”.

Isso não ajudou Abraão a entender a quem Deus estava se referindo, e ele disse a Deus: "Eu amo os dois." Isso levou Deus a dizer Isaac abertamente.

O amor de Abraão por Ismael, seu primogênito real, pode ser visto claramente em dois versículos. A primeira ocorre quando Deus promete a Abraão que ele terá um filho por meio de Sara, que receberá suas bênçãos, incluindo a terra de Israel.

Abraão responde: “Oxalá viva Ismael diante de ti” (Gênesis 17:18). Abraão tem uma clara preocupação com o papel que Ismael e seus descendentes teriam e Deus imediatamente o conforta, dizendo que “Eu o abençoei ... Eu o farei uma grande nação”.

A segunda ocorre quando Sarah quer expulsar Ismael de sua casa devido ao conflito entre os dois filhos. A Bíblia relata que “o assunto deixou Abraão muito angustiado” (Gênesis 21:11) e ele não queria se separar de Ismael. Ele só concorda em fazê-lo depois que Deus o instrui a ouvir Sara, mas o consola com a promessa de que fará de Ismael “uma nação, pois ele é sua descendência” (Ibid, 13).

Apesar do fato de Ismael ser expulso de casa, a tradição judaica (ver Zohar sobre o Êxodo) ensina que pelo mérito do fato de que ele e seus descendentes realizam o ato ritual de circuncisão, eles receberão o controle da terra de Israel por 1.300 anos. (É notável que a Terra Santa esteve sob domínio muçulmano na maior parte do tempo entre o século 7 e o século 20!)

APESAR da divisão entre os dois irmãos, a Bíblia deixa claro que essa rivalidade não durará para sempre. Quando Abraão faleceu, a Bíblia relata, “Seus filhos Isaque e Ismael o sepultaram na caverna de Macpela” em Hebron (Gênesis 25: 9). O Talmud ensina que Ismael se juntou a Isaac para seu sepultamento e dando deferência a Isaac como visto por Isaac sendo mencionado primeiro, indica que Ismael se arrependeu e aceitou que Isaque tinha o direito de herdar a terra que foi prometida a Abraão (Tratado Bava Batra 16b).

Este, de acordo com o Talmud, é o significado por trás das palavras “Abraão era velho, bem avançado em anos, e o Senhor abençoou Abraão com tudo”. Ele amava Ismael e sentia-se angustiado com a distância e o conflito entre seus dois filhos. Sua reconciliação foi a maior bênção para Abraão.

A tradição ensina que é por isso que a Bíblia diz que Abraão morreu “em uma boa velhice”. Ele ficou em paz com o fato de que seus dois filhos reconciliaram suas diferenças e aprenderam a conviver, com base no entendimento de que Isaque herdaria a terra de Israel.

A tradição judaica ensina ma'aseh avot siman l'banim - o que aconteceu aos antepassados ​​é um sinal do que acontecerá com seus descendentes. Nachmânides chega a dizer: “Tudo o que aconteceu aos pais, acontece aos filhos” e “nada do que aconteceu aos pais não acontecerá aos seus descendentes”.

Assim, a reconciliação de Isaac e Ismael, com Ismael aceitando a presença de Isaque na Terra de Israel, não foi simplesmente uma história no passado, mas predisse o que aconteceria no futuro. Ele predisse o que aconteceu em Setembro de 2020!

Os acordos que foram assinados em Washington servem como mais um passo no processo de reconciliação entre os dois filhos de Abraão - uma cura de feridas que lhe causou grande felicidade na velhice de Abraão e previu o que aconteceria nas gerações futuras.

“Os Acordos Abraâmicos” foi o título perfeito para este evento, o que prova  que estamos experimentando não apenas acontecimentos históricos, mas também o cumprimento de profecias bíblicas.

2 comentários:

victor disse...

Graça e paz !!Excelente artigo !! Obrigado p/postar !

Wilma Rejane disse...



Graça e paz!

Obrigada, Victor!