Seja forte, corajoso e faça seu trabalho!

 

Autor: Summer Shore
Tradução: Wilma Rejane

Você já se sentiu perdido? Você já deu um passo de fé sem saber se o chão ainda estava lá sob seus pés? Talvez você tenha sido colocado em uma posição para descobrir novos caminhos. Acho que Salomão, filho do rei Davi, provavelmente se sentiu assim mais de uma vez.

Deixe-me definir o cenário... O rei Davi, embora longe de ser um rei perfeito, ainda era um homem segundo o coração de Deus. Nos seus últimos anos, a sua maior conquista seria encomendar a construção do Templo de Deus. O desejo do coração de Davi era construir uma casa para a arca da aliança. O templo deveria ser mais do que apenas uma bela vista ou um centro espiritual para comunidade; deveria ser a própria morada do Senhor. Os planos foram dados a Davi por Deus através do Espírito Santo e foi um empreendimento enorme.

Como Davi era um guerreiro e derramou sangue, Deus determinou que Salomão, filho de Davi, iria construir o templo. À medida que Davi se aproximava do fim de sua vida, recomendou a Salomão a construção do templo, conforme Deus havia instruído. Diante de todo o povo, Davi encorajou Salomão, futuro rei de Israel, a ouvir a Deus e seguir seus caminhos. Então Davi se volta para Salomão e diz:

Seja forte e corajoso e faça o trabalho. Não tenha medo nem desanime, pois o Senhor Deus, meu Deus, está com você. Ele não os deixará nem os abandonará até que todo o trabalho para o serviço do templo do Senhor seja concluído”. 1 Crônicas 28:20

Esta referência das escrituras também é vista em Deuteronômio 31:6, quando Josué é nomeado por Moisés para ser seu sucessor e liderar os israelitas. Acho que não é coincidência que David esteja citando esta escritura específica para seu filho.

Porém, o que é diferente aqui é uma pequena frase: " Seja forte, corajoso e  faça seu Trabalho ".


Não consigo dizer quantas vezes fiquei imóvel na minha ansiedade, dizendo a mim mesmo “seja forte e corajoso e não tenha medo”. Há momentos em que isso é protetor e necessário. Há momentos em que precisamos ficar quietos e deixar Deus travar a batalha por nós.

Mas também há momentos em que preciso que alguém venha ao meu lado, me levante do chão e me lembre de que há trabalho para fazer. Esperar no Senhor muitas vezes é continuar a seguir o último conjunto de instruções que você recebeu, até receber novas, é trabalhar ativamente com o que você tem à frente. Deus é fiel para nos equipar exatamente com o que precisamos. Ele traz pessoas para nossas vidas para nos fortalecer, encorajar e ajudar. Espero que você ouça essas palavras vindas daquele amigo que amorosamente pega você pela mão e ajuda a levantá-lo do chão para que você possa ficar de pé, forte e pronto.

“Mas com que isso se parece?”, você pode perguntar, “nos tempos atuais, quando a tarefa não é construir um templo, mas dobrar uma carga de trabalho  ou pagar contas para sobreviver? Como fazer o trabalho quando o que temos diante de nós parece muito assustador?”

Será diferente para cada um de nós. Todos nós temos tarefas em nossas vidas, algumas alegres, outras tediosas e outras completamente esmagadoras. A incumbência de que o Rei Davi deu ao seu filho e ao povo de Israel ainda é verdadeira para nós hoje. Ouça a Deus, siga Seus caminhos, seja forte e corajoso e faça seu trabalho. Nós cavamos fundo, nos apoiamos na força que Deus dá através do Espírito Santo e damos um passo à frente. Uma promessa? Deus está conosco e nunca nos abandonará. Não precisamos temer. Ele nos ajudará a superar isso e nos dará alegria.

Se você está em posição de encorajar e orientar outras pessoas, ou de falar a verdade em amor, use sua voz! Se o caminho a seguir por longo e sem fim à vista, procure o próximo passo à sua frente. A questão é que, em cada época, todos somos chamados e equipados para fazer nosso trabalho, mas nunca estamos sozinhos. Não precisamos ter medo, o próprio Deus nos guiará e não nos abandonará.

Apoie-se nele. Seja forte. Seja corajoso. Vamos fazer o trabalho.

Deus o abençoe, em nome de Jesus!

*Imagem cortesia Pixabay

Nenhum comentário: