Crês tú nisto?

 

João Cruzué

Minha esposa comprou uma caixa com seis vasos de crisântemos coloridos para uma ornamentação há uns três meses. Naturalmente para compor os arranjos precisou cortar todas as hastes a meio palmo de altura. Como adoro plantas,  antes de descartar todos os vasos,  separei dois deles e comecei a regá-los.

Algumas vezes, devido ao meu trabalho , esquecia de regá-las por três ou quatro dias; suas folhas murchavam e quase secavam. Arranjei um prato de samambaias vazio, e coloquei nele os dois vasos de crisântemos. Esse tipo de planta precisa ser umedecido de baixo para cima. E assim o tempo passou, e eles não melhoraram muito de aspecto. Achei mesmo que iriam morrer.

Mas em Abril,  coloquei um pouquinho de adubo em suas folhas para ver o que acontecia. Elas brotaram e continuei aguando. Depois vieram alguns botões e abriram-se as flores. A princípio, pensei que fossem lilases e surpreendi-me com esse tom de abóbora.



Até que passem as calamidades...

 

 


Wilma Rejane

Salmo 57:1:" Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia de mim, porque a minha alma confia em ti; e à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades."

Um exército de homens armados cercava a caverna de Adulão, lugar estratégico de Mizpá e Judá a fim de capturar Davi. O ódio e a inveja de Saul provocavam toda esta situação de calamidade. E é nesse contexto que o Salmo 57 é criado, como uma oração de socorro na providência Divina. À sombra das asas de Deus era o único lugar, o mais seguro, inacessível para os inimigos e absolutamente disponível para o Davi aflito e confiante. Deus, portanto, é invocado em oração, como um pássaro cuidadoso e amoroso abrigando seu filhote (Davi) embaixo de Suas asas.

Em vários outros lugares da Bíblia a fraternal imagem do Pai Pássaro é usada para transmitir a atuação de Deus em relação aos homens. No livro do profeta Sofonias, por exemplo, as asas de Deus estão estendidas sobre o remanescente humilde de Israel:


Não se despreze

 

Autor: Nicholas Yearwood
Tradução: Wilma Rejane


Eu te louvo porque fui feito de maneira terrível e maravilhosa; Suas obras são maravilhosas, eu sei disso muito bem” (Salmos 139:14)

Você não está aqui por acaso nem pelos caprichos e fantasias de seus pais biológicos. Você foi predestinado a estar aqui pelo decreto divino de Deus. Deus decretou por nomeação divina a data e hora do seu nascimento e inscreveu no seu DNA o que você está ordenado a se tornar. Em Jeremias 1:5 , Deus disse: “Eu te conheci antes de te formar no ventre de sua mãe. Antes de você nascer, eu o separei e o designei como meu profeta para as nações”. Para que possamos conhecer a nossa designação divina, temos que estar no relacionamento correto com Deus.

O óvulo de uma mulher aceita apenas um dos oitenta a trezentos milhões de espermatozoides provenientes de um homem; esse UM é você. Os outros milhões morrem. Não obstante o fato de, para alguns de nós, o momento e o local do nosso nascimento poderem não ser perfeitos aos olhos dos nossos pais, por desafios financeiros, problemas de relacionamento,  vergonha e miséria dentre outras situações, fato é que estamos aqui para cumprir nosso destino dado por Deus.

No mundo de hoje, o diabo influencia o mundo a valorizar a aparência física, tanto que informações provenientes da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos revelaram que o comércio de cirurgias plásticas faturou cerca de US$ 16,5 bilhões em cirurgia plástica estética e procedimentos minimamente invasivos em 2018. Relatórios da mesma organização divulgou que 1,3 milhão de procedimentos cosméticos foram realizados em homens durante o mesmo período.

Os escândalos na igreja evangélica

 

Wilma Rejane

Os escândalos estão emergindo na igreja brasileira, estampando manchetes como casos de policia ou de outras esferas investigativas igualmente estarrecedoras. Jesus advertiu sobre os escândalos em diversas ocasiões e estabeleceu dois tipos de escândalos: Os que causariam tropeço aos ímpios, injustos, pecadores (Marcos 14:27;I Coríntios 1:23) e os escândalos que causariam tropeço aos justos e pequeninos, cujos corações estariam em busca de salvação no Reino de Deus (Lucas 17:1-2). A palavra "escândalo" tem o sentido de "tropeço, armadilha".

O escândalo, tem, portanto, dupla função em relação ao bem e mal, à justiça e à injustiça. A dupla função do escândalo se mostra quando ele vem à tona: " revela a falsidade, estabelece a verdade; prova o justo e o ímpio" . 

Ainda que a justiça humana estabelecida por meio de leis, autoridades e tribunais não seja capaz de dar ao escândalo à justa penalidade, da mesma forma ele continuará emergindo em sua dupla função, estabelecida, inclusive nos Evangelhos; Não é Jesus até os dias de hoje escândalo, motivo de morte e salvação para todos os povos? Segue a regra.

Dentre os muitos escândalos que emergiram na igreja atualmente, faço aqui uma análise sobre o caso Marcus Grubert, partindo do principio de que os leitores já têm conhecimento do ocorrido, um  caso de estupro, caracterizado por ausência de consentimento para efetivação de ato libidinoso e abuso de vulnerável, crime previsto em lei não apenas no Brasil, mas no exterior. 

Envolvidos no desenrolar dos fatos que apuram o estupro, estão a esposa do acusado, pastores de diversas denominações, uma criança de cinco anos e sua família e a Fundação Hope and Justice com sede nos E.U.A e já com várias filiais no Brasil sob o nome "Fundação Esperança e Justiça".