A Parábola do Filho Pródigo


"E disse: Certo homem tinha dois filhos; e o mais moço disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda." Lc 15: 11 e 12 segue até o verso 32.



 Wilma Rejane

O filho mais novo via o pai como alguém rude, incapaz de compartilhar de todos os bens, por isso, exige sua parte da herança. A rebeldia, entretanto, estava no filho, que descumprindo a lei judaica, se torna herdeiro antes da morte do pai.

Desperdiça toda herança, fica na miséria. Pobre e infeliz resolve pedir ajuda a um fazendeiro. Pensou encontrar ali abrigo, comida e misericórdia, mas, não foi o que aconteceu. Sentiu fome, frio e solidão, dia após dia."E ninguém lhe dava nada" (v.16)

"E tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!"(v.17)Ele percebeu que o pai era bondoso, generoso até mesmo com os trabalhadores (com quem não tinha parentesco), não seria com ele, filho? Percebeu que os bens materiais não foram capazes de fazê-lo feliz. Entendeu que ninguém o compreenderia tão bem quanto seu Pai.



Quantas pessoas estão passando por problema semelhante? O pai da parábola, representa Deus. Muitos, por não conhecê-lo, julgam-no distante, impiedoso e egoísta. Incapaz de compreender sentimentos, de amar os injustos pecadores. Optam por viver afastados, recebendo apenas "a parte que lhe cabe na herança" (a vida com suas mazelas).

Procuram ajuda nos "fazendeiros" do mundo, que só têm olhos para seus "porcos",ou seja, suas vidas sujas, imundas como um chiqueiro. "fazendeiros" que nada têm a oferecer, porque desconhecem o Pai.

Arrependido, o filho volta para casa. Imagino-o derramando lágrimas durante a viagem. Quantas lembranças do pai...

"Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho. Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, e veste-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés" (versos 21 e 22)

As vestes representam um novo espírito, o anel, uma nova aliança, desta feita, eterna. As sandálias, representam um novo caminho. O filho agora, estava bem abrigado nos braços do Pai.

O Filho mais velho
Recebeu do pai, conforme a lei, uma maior parte da herança (dois terços), enquanto o mais novo(um terço). Nunca deixara a casa do pai, era moderado e cumpria com seus deveres, porém, nunca investira em um relacionamento com o pai. Por isso, não o conhecia. Sua falta de amor era tamanha que sequer consegue chamar "meu irmão" e se refere ao irmão como: "este teu filho" (v.30).

Mesmo tenho muitos bens, faz questão do cabrito matado para festa do irmão: "Nunca me deste um cabrito (V.29). Era egoísta.Esse filho representa os fariseus. A casa do pai, representa o templo, a igreja. Está no templo, não significa necessariamente, conhecer a Deus.

Esse filho também precisa de arrependimento, salvação, encontro íntimo e real com seu pai(Deus). Esse filho ainda não conhece o verdadeiro amor, pois, nunca buscou-o.

A mãe do filho pródigo
Entendo que não por acaso, Jesus contou três parábolas seguidas, presentes em Lucas 15: A parábola da Ovelha Desgarrada, Dracma Perdida e Filho Pródigo. Há semelhança entre as três que se relacionam entre si. Todas falam do resgate do pecador arrependido e da necessidade de arrependimento dos fariseus.

Vejo que na Parábola da Ovelha, o Pastor é Jesus. Na Dracma Perdida, a mãe é a Igreja, a Candeia, O Espírito Santo. No Filho Pródigo- o Pai É Deus. Então: Aqui está o papel da Trindade na salvação do homem.

Jesus É o bom Pastor que deu sua vida pelas ovelhas, seu sacrifício na cruz, redime o homem de todo pecado, conduzindo-o a salvação. A Igreja é representante de Deus, necessita ter o fogo do Espírito Santo, a candeia acesa para ir em busca dos perdidos. Deus está sempre esperando os filhos retornarem para casa, Ele sempre os recebe com alegria e amor. Houve festa no céu na parábola da Ovelha, festa na casa da mulher, na parábola da dracma, festa na casa do filho pródigo.

Então: Sendo a igreja a mãe, a mesma que buscou a dracma, ela está presente na parábola do filho pródigo. Ela é a casa do filho pródigo. Uma casa que manteve a candeia acesa por todo o tempo em que o filho esteve distante. àquele pai, deve ter orado pela volta do filho, derramado lágrimas em suas petições a Deus. É assim que agem os cristãos cheios do Espírito Santo.

O filho mais velho estava sempre em casa(Igreja) só que sua candeia estava apagada. Ele não se alegrou com a volta do irmão, não orava por isso, sequer procurava saber como estava. Ele é o retrato da Igreja inoperante, morta, sem amor pelos perdidos, ou mesmo pelos que já se encontram salvos.

O Caminho
Fiquei muito feliz ao ver Deus confirmar nesse estudo o que me revelara sobre "Os caminhos da esquerda e da direita" (publicado anteriormente sob a tag meditações). Em todas as três parábolas existem os dois caminhos opostos a Deus e os dois tipos de pecadores: O que se arrepende e o que acha que não necessita de arrependimento por se achar justo. Obrigada Senhor!

Sendo o filho pródigo

Essa parábola, desde a infância, é uma das minhas preferidas. A ouvi pela primeira vez em um culto noturno, estava com uma tia. Fiquei acordada do começo ao fim esperando o desfecho. Não sabia eu que anos mais tarde me identificaria com o filho pródigo, retornando para casa, após minha conversão.

Esse estudo foi para mim, renovador, revelador. Desejo que assim seja para você também. Que ele fale profundamente ao seu coração. Amém.

Citações Bíblicas: Bíblia Sagrada, revista e corrigida, Almeida, J.F. SBTB.

30 comentários:

Niese Tocafundo disse...

O que tenho para vc, é muito especial,PREMIO DARDOS,Vc merece.Voltarei, pois aki encontrei o autor da vida e a paz.bjns
http://manancialdeamor.zip.net/

Mariana disse...

Oi amiga! Amei o estudo. A proposito, vc mesma que fez, ou copiou de algum lugar? Se copiou, de onde?
Tremendo como as palavras de corelacionam, nao eh mesmo?
Gostei tambem de o SEnhor ter falado com vc a respeito dos dois caminhos. Ele sempre fala, quando aquietamos nossos coracoes, Aleluia!
Eh assim que o nosso Deus quer se revelar para nos, seus filhos, atraves da sua palavra!
Um beijinho grande pra voce!

Wilma Rejane disse...

Mariana,

alguns dos estudos que publico são pesquisados ex: mandrágoras?, O justo Como Palmeira, O Evangelho e Os Grãos de mostarda. Geralmente pesquiso quando o estudo exige pesquisa, ainda assim, o enriqueço com minhas opiniões e entendimento seguindo o estudo das Escrituras.

A Parábola do Filho Pródigo, não foi copiada ou pesquisada em nenhum lugar. Passei três dias meditando em Lucas 15, pedindo ao Senhor que me mostrasse coisas novas, por ex: Onde estaria a mãe? o Espírito Santo me conduziu revelando-me tudo o que escrevi.

Sempre fico radiante de alegria quando sei que Deus fala comigo através de sua Palavra.

Se você procurar um estudo igual a este, com certeza, não ira encontrar. Quando eu utilizo estudos de terceiros coloco o link, já fiz isso algumas vezes.

Se você se dispor a ler outros estudos irá encontrar muitas novidades, fruto tão somente de revelação de Deus.

Acho que você me inspirou a publicar algo a respeito.

Beijos! Deus a abençoe!

Tânia Regina disse...

A Paz minha Irmã !
Que mensangem LINDAAA !!
inspirada pelo Senhor ,não tenho dúvidas,e que Deus lhe inspire a cada dia ,a nos eniar mensagens ou estudos lindos como esse ,Deus lh abençoe.
Fique com Jesus

Anônimo disse...

Eu acho irmã wilma,que o filho mais novo via o Pai como alguem amoroso;pois alem de dar a parte do mais novo tambem concedeu ao mais velho,e mais,quando pensou em voltar; o 1° que veio a mente foi o Pai amoroso.


MARIO

Wilma Rejane disse...

Mário,

concordo com você. Ao passar por todas as dificuldades, experimentar da insensibilidade das pessoas, o filho pródigo percebe quão bondoso é o seu pai.

Creio que antes de sair de casa, ele não valorizava o amor do pai. Achava que os bens materiais e os desejos do seu coração o fariam feliz. Engano.Um engano comum nos nossos dias.

Wilma Rejane disse...

Voltei porque percebi que não o saudei como de costume, Mário.

Que Deus o abençoe e o guarde,em Cristo.

Unknown disse...

realmente as tres parabolas se relacionam, nas tres havia algo perdido
a dracma estava perdida e nao sabia
a ovelha sabia que estava perdida mas não sabia o caminho de volta, o filho prodigo sabia que estava perdido e sabia o caminho de volta
que Deus nos abençoe

Unknown disse...

a paz do senhor? que o,senhor jesus continue abençoando ;o ministerio de voces linda palavra me edificou muito nao liga para as criticas eu tambem levo a palavra com a graça do senhor ele e lindo de mais lembra quando,o senhor estava espusando demonios os fariseus criticaram. fique com ,a paz.

linexleal disse...

a palavra do senhor e sempre bem vinda ,porque ele dis conhecereis a verdade e ela vus libertara, esta parabola e linda eu medito muito sobre as parabolas;eu me quebranto muito na palavra do senhor .a parabola dos talentos ,do semeador e da rede sao tremendas a paz do senhor?

Rodrigo de Lima disse...

Olá graça e Paz!
Parabens pelo Blog muito bom alem de muito bem diagramado.
Com sua permissão, usarei parte desse estudo em uma pregação!
um abraço, e quando tiver um tempinho, acessa os meus blogs;
taipanews.blogspot.com , devocionalblblico.blogspot.com.
um abraço

Wilma Rejane disse...

Graça e paz, Rodrigo!

Permissão concedida, viu? Deus o abençoe, irmão. Estarei visitando seus blogs.

Valter Cruz disse...

Wilma,

Brilhantes as suas reflexões. É como se mostrasse mais coisas que estavam no texto e que eu não enxerguei na minha leitura.

Agradeço a sua generosidade de publicar e assim dividir com o mundo.

Deus te abençoe.

Pastor Rodrigo Novaes disse...

Wilma, não importa o que pensem ou falem mais continua escrevendo,pois na hora que você escreve esses estudos o Espírito Santo pega nas suas mãos e na sua mente e te direciona continua firme, aqui em Limeira muitas pessoas precisam das suas palavras apesar de eu não te conhecer particularmente eu me identifiquei muito com o seu blog parece que faz muito tempo que eu te conheço, e eu sei porque as virtudes do Pai está sobre as nossas vidas por isso fica tão fácil compreender seus estudos, Deus vai te colocar num lugar de honra, pois tem feito a vontade dele, espero que um dia venha para Limeira, um abraço Pb. Rodrigo Novaes.

Wilma Rejane disse...

Presbítero Rodrigues,

muito obrigada por suas palavras, elas são muito valiosas para mim.

Quem sabe um dia Deus me proporcione conhecer a cidade de Limeira?

Deus o abençoe e o guarde, irmão.

Em Cristo.

Edivaldo Lopes Alves da silva disse...

a paz a todos (a]
quero diser qye seu blog é uma benção amado, estou a seguir
seja um seguidor de
http://consagradospordeus.blogspot.com
Deus tem uma palavra pra você !
otima semana
a paz esteja com todos

Unknown disse...

muito bom,mas se for possivel comentar sobre o que o filho menor leva do PAI ex:ministerio da palavra,profecia,conhecimento em louvor etc.

Unknown disse...

muito bom,mas se for possivel comentar sobre o que o filho menor leva do PAI ex:ministerio da palavra,profecia,conhecimento em louvor etc.

JACIRA disse...

QUE MENSAGEM LINDA,O SENHOR TE INSPIROU PRINCIPALMENTE NA PARTE DA MÃE QUE É TIPO DA IGREJA, QUE LINDO NUNCA TINHA VISTO ASSIM.
DEUS TE ABENÇOE,FIQUE NA PAZ.

Jenir Resplandes disse...

ESSE ESTUDO FO UM DOS MAIS BONITOS QUE EU JÁ OUVI FEITO PELO PASTOR DA MINHA IGREJA ACHO QUE ELE FO NA INSPIRADO NA LEITURA DESTE.SÓ SEI
QUE QUEM GANHOU FOI A IGREJA. PARABÉNS POR DISSEMINAR PÉROLAS .

Elias disse...

Eu gostei muito dessa mensagem, ela nos faz refletir...

leonardo disse...

Graça e paz, santa de Deus. Fico muito feliz quando vejo Deus usando alguém, para trazer uma revelação acerca da Sua Palavra. Gosto muito desses tipos de estudo, quando existe correlação entre um texto e outro. Que Deus continue abençoando a senhora.

Israel disse...

Esta parábola sempre me emociona por seus ensinamentos. Lindo aprender que Deus se coloca como um pai tão misericordioso! Também abordo este tema no meu blog em http://www.rudecruz.com/o-filho-prodigo.html

Quem quiser pode ler e complementar o pensamento.

Graça e Paz!

pb. Israel disse...

É muito bom aprender com pessoas que realmente sabem ensinar a palavra de Deus.

Unknown disse...

Graça e paz, que estudo maravilhoso a palavra do senhor diz em Jr.33:3 clama a mim,e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes,que não sabes.Wilma Regina,continue a buscar esse Deus pois coisas ainda maiores te mostrar que revelação da palavra muito feliz porque a palavra de Deus se revela mesmo quantas vidas São edificadas através dessa palavra abençoada que desce direto do trono do pai.como é bom saber que existe pessoas na disposição do Espírito Santo de Deus,que Deus continue te usando porque é a palavra que liberta,e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.que a swalom (plenitude) do senhor esteja sempre em sua vida.!!!!!!! Não te conheço mas tenho certeza de uma nós somos irmãos em Cristo Jesus isso é o que mas importa uma grande abraço fique na Santa paz do senhor Jesus.há e deixa Deus te usar

Anônimo disse...

PAZ AMADA!

descobri hoje seu blog e nao consigo sair ao ler tanta palavra linda e edificante!!
DEUS TE ILUMINE A CADA DIA ...
LUCILDA SAMPAIO LOPES

Unknown disse...

A PAZ DO SENHOR!?!!Querido irmão; pastor Jarbas, creio q/se lembra demim, sou um filho pródigo pois caí logo após ter saído da casa filho pródigo,....foi duro ,foi difícil e também gratificante pois Deus já estava fazendo à obra concretizada em minha vida;vou rezumir e já prometer q/irei até à casa para testemunhar à este respeito e mostrar para todos q/crêem no único e suficiente Jesus para nos guiar sempre no caminho correto para salvação Amém, A Paz do senhor!!!?......

otniel disse...

parabens amigo pelo artigo,tambem estou falando um pouco mais sobre esse assunto.deus vos abençoe

Unknown disse...

ola paz do senhor grassa dou por esta palavra sempre que o senhor Jesus me cosede aportunidade de pregar seu evangelio eu procuro referencias aqui atraves deste site e tem me ajudado muito parabens pelo estudo

Unknown disse...

wilma por quanto tem o filho prodigo ficou longe de casa