A Parábola das Dez Virgens




Wilma Rejane

*Atualizei este estudo sobre esta parábola e que julgo mais completo, você poderá ler clicando no link: "A parábola das dez virgens: a tradição oriental e as Escrituras"


Nela, dez virgens, cinco loucas e cinco prudentes, saem ao encontro do esposo. Cada uma, leva consigo, uma lâmpada acesa. O esposo, demora a chegar. As lâmpadas das loucas, se apagam. Se afastam das prudentes, em busca de adquirirem azeite. Ao retornarem, o esposo havia acolhido as cinco virgens prudentes, deixando-as de fora: "Não vos conheço" Mt 25: 1-13.

O Esposo: É Cristo. Sua chegada, representa as bodas do Cordeiro, a segunda vinda à terra: Regozijemo-nos e alegremo-nos, e demos-lhe glória, porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou" Ap 19:7.

Virgens: Representam a esposa, a igreja: "Porque estou zeloso de vós, com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um marido, a saber, a Cristo" IICor 11:3.

Lâmpadas: Representam a vida, o espírito: "E a seu filho darei uma tribo: Para que Davi, meu servo, sempre tenha uma lâmpada diante de mim em Jerusalém, a cidade que escolhi para por ali o meu nome" I Reis 11:36.

O Azeite: É O Espírito Santo de Deus. A Unção que mantêm acessa a lâmpada: " Tu, pois, ordenarás aos filhos de Israel que te tragam azeite puro de oliveira, batido, para o candeeiro, para fazer arder as lâmpadas continuamente" Êxodo 27:20.

Virgens Loucas: Ao partirem ao encontro do esposo, carregavam lâmpadas acesas. Tinham azeite. Com a demora do esposo, suas lâmpadas apagaram (v8). Não tiveram suprimento suficiente para evitar a "morte" da lâmpada. Esse grupo de virgens, representa, os que dizem seguir a Cristo, porém, não O obedecem: "E aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica, compará-lo-ei ao homem louco..." Mt 7:26.

Essas virgens, usavam aliança de noivado, porém, traíam O Esposo. O relacionamento para com Ele, não era fiel e verdadeiro. Começaram com azeite, mas, não se esforçaram em mantê-lo até o casamento.

Em Busca de Azeite:"Dai-nos vosso azeite, porque nossas lâmpadas se apagam" (v8). As prudentes, se negaram a dividir o azeite: "Vão comprar" (v9). As loucas, esperavam ser salvas, com azeite alheio. Sem esforço. Mas, azeite, não é fácil, nem barato. Existe todo um processo para sua obtenção. A negação das prudentes, tem um significado muito especial e não é mesquinho: "Salvação é individual" Rm 14:12: "Cada um dará conta de si mesmo a Deus".

Uma compra, exige valor monetário. Adquirido com trabalho. As virgens prudentes, trabalharam diligentemente para se suprirem Estavam prontas para casamento. As loucas, queriam, a festa, não o esforço. Mantiveram o foco, no lado fácil do Cristianismo. Se acomodaram.

"E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo. Senhor, Senhor, abre-nos a porta. Não vos conheço" (vs 10, 11, 12). Quando Jesus disse:"Buscai o Reino" Mt 6:33, essa busca, deve ser diária. O distanciamento de Deus, leva ao pecado, é "luz apagada".

Virgens Prudentes: "Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente..." Mt 7:24. As virgens, prudentes, obedeciam O Cordeiro. Por isso, tinham azeite suficiente para uma possível demora. Imagino-as, carregando um frasco, bem protegido, em uma bolsa a tiracolo, para não perder, nem quebrar.

Estavam mais interessadas em encontrar O Noivo, não em agradar suas colegas loucas. Negaram azeite para elas. Se nós, nos importamos em fazer apenas a vontade dos homens, estaremos desagradando a Deus. Perdendo azeite: "Não seja o caso que nos falte a nos e a vós" (v9). Ou seja, "escolhemos a Cristo". Já lhe convidaram a dividir azeite? Não é o mesmo que multiplicar.Se todas as prudentes, dividissem o azeite com as loucas, em pouco tempo, todas estariam no escuro. Todas, fora das bodas. Dividir azeite, aqui, significa fazer a vontade do mundo.

Quando o azeite acaba: Precisamos escolher em que grupo queremos estar: No das loucas, ou das prudentes. Se nos acomodarmos ao pouco azeite, não buscarmos abastecimento constante, morreremos. Foi assim com Adão e Eva. Começaram a vida, no Edén, cheios de azeite. Suas lâmpadas, brilhavam intensamente, até o dia que escolheram amar mais o mundo que a Deus. Resultado? trevas, lâmpadas apagadas(Gn. cap.3). Saul foi outro. Começou com azeite e terminou sem. O Espírito Santo de Deus, o deixou. A lâmpada, apagou. Homem louco (I Samuel 16:14).

Se suprindo de azeite: A Bíblia nos diz: "Hoje é o dia para o arrependimento" (Hb 3:15). Nós sabemos quando estamos ou não, supridos de azeite. As virgens loucas, sabiam. Resolveram arriscar. Não olhemos para a lâmpada alheia, achando que ela irá nos salvar. Adquiramos nosso próprio azeite: Arrependimento, confissão, obediência, comunhão. Assim, a luz não se apagará.

Alcançar o reino, exige sacrifício, renúncia, cravos e espinhos, chagas e cicatrizes. O Reino, não é só festa. "Porque o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz, e alegria no Espírito Santo". Rm 14:17. Por fim, é na vigilância que se encontra o segredo para a consolidação do casamento: "Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir" Mt 25:13.

*

Citações: Bíblia Sagrada, Almeida: J. F., Corrigida e Revisada, SBTB.

27 comentários:

Tânia Regina disse...

A Paz irmão Wilma!
Como sempre seu blog tem surprendido e falado muito ao meu coração.
Fico feliz com suas matérias,abençoadoras,sempre.
E com muita alegria que venho trazer a seu blog.O "SELO ,VALE APENA FICAR DE OLHO NESSE BLOG"
Com certeza vala muito a pena mesmo.
Espero que possa passar em meu blog para receber seu SELO,mais que merecido.
Que Deus a abençoe.

http://taniacorreafernandes.blogspot.com/2009/07/blog-selado.html

Wilma Rejane disse...

Querida irmã,

já a agradeci em seu blog e torno a fazer por aqui.

Muito obrigada, por seu carinho e reconhecimento.

Que Deus a guarde, abençoada.

Grande abraço!

Cristianismo Puro e Simples disse...

Ola !!!
Muito interessante teu blog, ja estou como seu seguidor... gostaria de contar também com a sua força para divulgação do meu blog ! Tenho o mesmo objetivo que vc, divulgar um cristianismo puro e simples !!!

Grande Abraço e que Deus a abençoe em nome de JESUS !!!!

http://imitador33.blogspot.com

Wilma Rejane disse...

Amém!!

Já linkei seu blog em: "Outras Tendas". Suas postagens também são bem interessantes.

Deus o abençoe, irmão. Que possamos transmitir o amor de Cristo de maneira pura, simples e profunda.

Em Cristo.

Allan Ribeiro disse...

Maravilhoso estudo!

Estou colocando um link em uma postagem minha que fala sobre casamento e vida cristã.

Wilma Rejane disse...

Obrigada Allan,

Que O Senhor continue a abençoar você e a Hérika nessa tão perfeita união.

Em Cristo.

erick profeta disse...

A Paz do Senhor irmã Wilma.Este blog é maravilhoso Deus tem falado muito ao meu coração,faz pouco tempo que conheço este blog mas posso te afirmar é uma benção. que Deus te abençõe a cada dia mais e mais. Amém!!!

isaias de souza gomes disse...

uma coisa me deixa curioso se eram prudentes porque dormiram ?eu na verdade acho que elas foram egoistas ,pois pensaram ;"eu tenho azeite mesmo que se vire os outros ".porque ao inves de dormirem não se colocaram a aconselhar as nécias quem sabe elas teriam conseguido convencer algumas delas a ir comprar o azeite enquanto havia tempo ,mas não se puseram a dormir ,que prudencia é esta que as deixa dormir enquanto estão esperando o noivo.não fosse a misericordia dele ninguem teria entrado ,nem mesmo as prudentes com todo o seu azeite.acho que estamos assim .mas a palavra diz:desperta tu que dormes ,levanta-te de entre os mortos e cristo te esclarecerá.deixemos o egoísmo enquanto há tempo.paz.

Ederson Felippe Fabris disse...

Irmão Isaias como podes tu levantar uma questão que vai de contra o ensinamento que o proprio Jesus deixou, se fosse da maneira que você esta colocando como as prudentes teriam entrado nas bodas sendo egoistas. A questão que o irmão levantou é valida, mas, não vai de encontra ao contexto dessa parabola.

joel disse...

o estudo sobre as 10 virgens possui varios erros de intepretação,tais como. a igreja não as virgens,o azeite não é o Espirito santo, essa texto se relaciona somente a Israel

Wilma Rejane disse...

Joel,

-Me perdoe, mas sua argumentação necessita de base convicente.

- As parábolas de Jesus não possuem apenas uma interpretação, assim como outras passagens Bíblicas.

Deus o abençoe.

atala disse...

Oi minha irmã,tremenda esta mensagem,que nós tenhamos sempre deste azeite,que é a unção do Espirito Santo em nossas vidas,beijos

ROSILANE MIRANDA disse...

Oi minha irmãzinha, vejo que sua lâmpada está bem suprida e inclusive está dividindo seu azeito conosco. Abraço.

JNeto disse...

Quem são as virgens? .... De maneira nenhuma podemos dizer que as virgens é o povo de fé pura, ou, relacionar com a Igreja. 1º de acordo com a tradição judaica, a noiva já teria sido levada antes das bodas. 2º só existe uma noiva e não dez, como é ocaso aqui. È mais interessante ficarmos com o comentário de Charles C. Ryrie que aponta para um remanescente judaico que creram em Jesus depôs do arrebatamento e que agora estaria aguardando o retorno do noivo para a celebração,ou oficialização do casamento, digamos assim. No caso seria as amigas da noiva.

Viviane disse...

MUITO BOM ESTA PALAVRA,E MUITO BEM EXPLICADA.OBRIGADO.

Anônimo disse...

Parabéns para a irmã pela palavra! Para meditação do irmão Isaías. cantares 5;2- Eu dormia, mais o meu coração velava. Ouvi! A voz do meu amado, que está batendo: Abre-me, minha irmã, amada minha, pomba minha, minha imaculada.... Chamo a atenção para a parte (a) do versículo, onde a noiva dormia mais o coração dela velava. o verbo velar no transitivo significa vigiar, e no intransitivo significa passar sem dormir. Ou seja as prudentes dormiram com o coração esperançoso na chegada do noivo, e se ele ainda é noivo JNeto, significa que ele ainda não se casou e se não se casou não pode levar a noiva! A tradição Judaica nos ensina que o noivo sela um compromisso de noivado com a noiva inviolável, ou seja, só pode haver contato com a noiva pós casamento!
Então não pode ser a " terceira vinda do Messias" , e sim a segunda.
fiquem todos na paz, e espero ter somado com os irmãos, para que juntos possamos chegar a uma conclusão, tornando em um aprendizado para todos nós. A paz.

Unknown disse...

Maravilhosa essa mensagem, porém existe uma dúvida, não seria possível as 5 prudentes guiar as outras 5 que ficaram sem azeite. Não mostraria um ato de afeto e humildade

papel de parede disse...

Meu amado isaias. As 5 Loucas são àquelas que vão a igreja participa do do culto ate trabalha na obra do Senhor senta na mesa da santa ceia mais não tem um compromisso com Jesus Cristo seu coração esta ainda preso nas coisas deste mundo são vaidade mentiras inveja falsidade e édceta. A salvação é individual. E cada um sabe da sua responsabilidade com Deus. Devemos ficar atento em oração jejum na leitura da palavra e viver a palavra de Deus. pois não sabemos o dia e a hora que jesus vira.

Unknown disse...

Parabens a irmã pela palavra, bom e em meus pensamentos, quem poderia dizer que as 5 prudentes nao ajudarao as 5 loucas quando foram comprar o azeite, conselho sinceramente derao, mais as loucas nao acatarao, entao o que as prudentes podia ter feito? As loucas continuaram com sua propria segueira, e exatamente a igreja tambem ta assim, nao aceitando ajuda e acham que estao fazendo o certo. E as prudentes continuaram a fazer o que era reto. Paz do Senhor a todos

Unknown disse...

Estudo Abençoando

SinagogaSatanica_X_Islã disse...

Lampada : é o evangelho verdadeiro que ilumina o caminho.

Anônimo disse...

Muito bom o estudo, edificante, parabéns e que Deus abençoe. continue a compartilhar as bençãos de Deus.

Unknown disse...

O Filho em sua primeira vinda veio para as bodas com a israel carnal 12 tribos e encontrou uma noiva prostituida das 12 tribos 10 ainda eram virgens , 5 loucas (quando já não tem luz na lâmpada(o corpo) 5 eram prudentes (quando ainda tem óleo (azeite=espirito do Pai)Então Ele repudiou(divorciou) pois em caso de adultério isso é permitido, mas mesmo dando divórcio necessário morrer para não continuar em adultério. E quem se relaciona com a repudiada também vive em adultério. O messias aceitou morrer para não viver em adultério e assim que ressuscitou noivou com a israel espiritual.com sua morte nos tornou co herdeiros dEle e rasgou o véu ,para que pudessemos estar em contato direto com o Espirito do Pai( nos fez a todos sacerdotes) isso na pratica quer dizer que não é necessário mais outro Guia alem dEle. E todos sacerdotes físicos(pastores, guias ,padres....)e templos de pedras fazem parte da israel carnal, estão em adultério. Então sejam filhos e não despedissem sua herança (espirito do Pai) como fez o filho pródigo que chegou a comer lavagem(cultos físicos, missas, reuniões onde ha um líder religioso) com os porcos .Abandonem Pai(líder religioso) e mãe(doutrinas ou templos de pedras) e se alimentem do puro (frutos do Espirito) direto na fonte.Pois o Pai habita no templo de seus corpos, deixe que Ele faça morada em você.

Caetano disse...

Graça e Paz!
Ainda sobre as 5 prudentes não aconselharem antes as 5 loucas, em nenhum momento a bíblia nos afirma que uma ou outra soube da reserva (suprimento) de outra, mas sim quando as loucas despertaram notaram que as lâmpadas iam apagando, o que fez solicitarem às prudentes e como todo o bom Cristão, aconselharam-nas a ir comprar porque nem mesmo as prudentes sabiam a hora exacta que o Noivo chegaria...

Que a graça de Deus esteja com todos nós...

Unknown disse...

Amados irmãos,essa mensagem é bênção para nossas vidas.
Jesus com sua sabedoria e infinita misericórdia,nos deixa um alerta,pois,estava no Monte das Oliveira com seus discípulos,falando a cerca dos sinais dos fins dos tempos.Ele narra uma história e deixa bem claro que no grande,dia muitos crentes estarão sem unção,pois,não lêem a biblia,não oram com frequência,não jejuam em fim não buscam a presença genuína com Deus.Suas lâmpadas estaram apagadas e não terá como outra pessoa cheia da unção e da palavra dar isso para a outra pessoa que não leu,não orou não buscou a Deus,apenas frequentava os cultos como um ritual.Jesus quer dizer que temos quer ser crentes autênticos,verdadeiros,homens e mulheres cheios de sua palavra.O que Jesus nos diz é que nem ele sabe a hora do grande acontecinento,mais sabe que terá muito choro e desespero dos crentes que não o buscam verdadeiramente.

Léia Silva disse...

paz Rejane
Uma dúvida, quem é a noiva na parábola?

Wilma Rejane disse...


Olá, Léia!

Esse artigo foi atualizado,tem o link bem no início da postagem;http://www.atendanarocha.com/2014/01/a-parabola-das-dez-virgens-tradicao.html

Acredito que ao ler, sua pergunta será respondida.