quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A Parábola das Dez Virgens




Wilma Rejane


Nela, dez virgens, cinco loucas e cinco prudentes, saem ao encontro do esposo. Cada uma, leva consigo, uma lâmpada acesa. O esposo, demora a chegar. As lâmpadas das loucas, se apagam. Se afastam das prudentes, em busca de adquirirem azeite. Ao retornarem, o esposo havia acolhido as cinco virgens prudentes, deixando-as de fora: "Não vos conheço" Mt 25: 1-13.

O Esposo: É Cristo. Sua chegada, representa as bodas do Cordeiro, a segunda vinda à terra: Regozijemo-nos e alegremo-nos, e demos-lhe glória, porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou" Ap 19:7.

Virgens: Representam a esposa, a igreja: "Porque estou zeloso de vós, com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um marido, a saber, a Cristo" IICor 11:3.

Lâmpadas: Representam a vida, o espírito: "E a seu filho darei uma tribo: Para que Davi, meu servo, sempre tenha uma lâmpada diante de mim em Jerusalém, a cidade que escolhi para por ali o meu nome" I Reis 11:36.

O Azeite: É O Espírito Santo de Deus. A Unção que mantêm acessa a lâmpada: " Tu, pois, ordenarás aos filhos de Israel que te tragam azeite puro de oliveira, batido, para o candeeiro, para fazer arder as lâmpadas continuamente" Êxodo 27:20.

Virgens Loucas: Ao partirem ao encontro do esposo, carregavam lâmpadas acesas. Tinham azeite. Com a demora do esposo, suas lâmpadas apagaram (v8). Não tiveram suprimento suficiente para evitar a "morte" da lâmpada. Esse grupo de virgens, representa, os que dizem seguir a Cristo, porém, não O obedecem: "E aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica, compará-lo-ei ao homem louco..." Mt 7:26.

Essas virgens, usavam aliança de noivado, porém, traíam O Esposo. O relacionamento para com Ele, não era fiel e verdadeiro. Começaram com azeite, mas, não se esforçaram em mantê-lo até o casamento.

Em Busca de Azeite:"Dai-nos vosso azeite, porque nossas lâmpadas se apagam" (v8). As prudentes, se negaram a dividir o azeite: "Vão comprar" (v9). As loucas, esperavam ser salvas, com azeite alheio. Sem esforço. Mas, azeite, não é fácil, nem barato. Existe todo um processo para sua obtenção. A negação das prudentes, tem um significado muito especial e não é mesquinho: "Salvação é individual" Rm 14:12: "Cada um dará conta de si mesmo a Deus".

Uma compra, exige valor monetário. Adquirido com trabalho. As virgens prudentes, trabalharam diligentemente para se suprirem Estavam prontas para casamento. As loucas, queriam, a festa, não o esforço. Mantiveram o foco, no lado fácil do Cristianismo. Se acomodaram.

"E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo. Senhor, Senhor, abre-nos a porta. Não vos conheço" (vs 10, 11, 12). Quando Jesus disse:"Buscai o Reino" Mt 6:33, essa busca, deve ser diária. O distanciamento de Deus, leva ao pecado, é "luz apagada".

Virgens Prudentes: "Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente..." Mt 7:24. As virgens, prudentes, obedeciam O Cordeiro. Por isso, tinham azeite suficiente para uma possível demora. Imagino-as, carregando um frasco, bem protegido, em uma bolsa a tiracolo, para não perder, nem quebrar.

Estavam mais interessadas em encontrar O Noivo, não em agradar suas colegas loucas. Negaram azeite para elas. Se nós, nos importamos em fazer apenas a vontade dos homens, estaremos desagradando a Deus. Perdendo azeite: "Não seja o caso que nos falte a nos e a vós" (v9). Ou seja, "escolhemos a Cristo". Já lhe convidaram a dividir azeite? Não é o mesmo que multiplicar.Se todas as prudentes, dividissem o azeite com as loucas, em pouco tempo, todas estariam no escuro. Todas, fora das bodas. Dividir azeite, aqui, significa fazer a vontade do mundo.

Quando o azeite acaba: Precisamos escolher em que grupo queremos estar: No das loucas, ou das prudentes. Se nos acomodarmos ao pouco azeite, não buscarmos abastecimento constante, morreremos. Foi assim com Adão e Eva. Começaram a vida, no Edén, cheios de azeite. Suas lâmpadas, brilhavam intensamente, até o dia que escolheram amar mais o mundo que a Deus. Resultado? trevas, lâmpadas apagadas(Gn. cap.3). Saul foi outro. Começou com azeite e terminou sem. O Espírito Santo de Deus, o deixou. A lâmpada, apagou. Homem louco (I Samuel 16:14).

Se suprindo de azeite: A Bíblia nos diz: "Hoje é o dia para o arrependimento" (Hb 3:15). Nós sabemos quando estamos ou não, supridos de azeite. As virgens loucas, sabiam. Resolveram arriscar. Não olhemos para a lâmpada alheia, achando que ela irá nos salvar. Adquiramos nosso próprio azeite: Arrependimento, confissão, obediência, comunhão. Assim, a luz não se apagará.

Alcançar o reino, exige sacrifício, renúncia, cravos e espinhos, chagas e cicatrizes. O Reino, não é só festa. "Porque o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz, e alegria no Espírito Santo". Rm 14:17. Por fim, é na vigilância que se encontra o segredo para a consolidação do casamento: "Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir" Mt 25:13.

*

Fiz um segundo estudo sobre esta parábola e que julgo mais completo, você poderá ler clicando no link: "A parábola das dez virgens: a tradição oriental e as Escrituras"

Citações: Bíblia Sagrada, Almeida: J. F., Corrigida e Revisada, SBTB.

19 comentários:

Tânia Regina disse...

A Paz irmão Wilma!
Como sempre seu blog tem surprendido e falado muito ao meu coração.
Fico feliz com suas matérias,abençoadoras,sempre.
E com muita alegria que venho trazer a seu blog.O "SELO ,VALE APENA FICAR DE OLHO NESSE BLOG"
Com certeza vala muito a pena mesmo.
Espero que possa passar em meu blog para receber seu SELO,mais que merecido.
Que Deus a abençoe.

http://taniacorreafernandes.blogspot.com/2009/07/blog-selado.html

Wilma Rejane disse...

Querida irmã,

já a agradeci em seu blog e torno a fazer por aqui.

Muito obrigada, por seu carinho e reconhecimento.

Que Deus a guarde, abençoada.

Grande abraço!

Cristianismo Puro e Simples disse...

Ola !!!
Muito interessante teu blog, ja estou como seu seguidor... gostaria de contar também com a sua força para divulgação do meu blog ! Tenho o mesmo objetivo que vc, divulgar um cristianismo puro e simples !!!

Grande Abraço e que Deus a abençoe em nome de JESUS !!!!

http://imitador33.blogspot.com

Wilma Rejane disse...

Amém!!

Já linkei seu blog em: "Outras Tendas". Suas postagens também são bem interessantes.

Deus o abençoe, irmão. Que possamos transmitir o amor de Cristo de maneira pura, simples e profunda.

Em Cristo.

Allan Ribeiro disse...

Maravilhoso estudo!

Estou colocando um link em uma postagem minha que fala sobre casamento e vida cristã.

Wilma Rejane disse...

Obrigada Allan,

Que O Senhor continue a abençoar você e a Hérika nessa tão perfeita união.

Em Cristo.

erick profeta disse...

A Paz do Senhor irmã Wilma.Este blog é maravilhoso Deus tem falado muito ao meu coração,faz pouco tempo que conheço este blog mas posso te afirmar é uma benção. que Deus te abençõe a cada dia mais e mais. Amém!!!

isaias de souza gomes disse...

uma coisa me deixa curioso se eram prudentes porque dormiram ?eu na verdade acho que elas foram egoistas ,pois pensaram ;"eu tenho azeite mesmo que se vire os outros ".porque ao inves de dormirem não se colocaram a aconselhar as nécias quem sabe elas teriam conseguido convencer algumas delas a ir comprar o azeite enquanto havia tempo ,mas não se puseram a dormir ,que prudencia é esta que as deixa dormir enquanto estão esperando o noivo.não fosse a misericordia dele ninguem teria entrado ,nem mesmo as prudentes com todo o seu azeite.acho que estamos assim .mas a palavra diz:desperta tu que dormes ,levanta-te de entre os mortos e cristo te esclarecerá.deixemos o egoísmo enquanto há tempo.paz.

Ederson Felippe Fabris disse...

Irmão Isaias como podes tu levantar uma questão que vai de contra o ensinamento que o proprio Jesus deixou, se fosse da maneira que você esta colocando como as prudentes teriam entrado nas bodas sendo egoistas. A questão que o irmão levantou é valida, mas, não vai de encontra ao contexto dessa parabola.

joel disse...

o estudo sobre as 10 virgens possui varios erros de intepretação,tais como. a igreja não as virgens,o azeite não é o Espirito santo, essa texto se relaciona somente a Israel

Wilma Rejane disse...

Joel,

-Me perdoe, mas sua argumentação necessita de base convicente.

- As parábolas de Jesus não possuem apenas uma interpretação, assim como outras passagens Bíblicas.

Deus o abençoe.

atala disse...

Oi minha irmã,tremenda esta mensagem,que nós tenhamos sempre deste azeite,que é a unção do Espirito Santo em nossas vidas,beijos

ROSILANE MIRANDA disse...

Oi minha irmãzinha, vejo que sua lâmpada está bem suprida e inclusive está dividindo seu azeito conosco. Abraço.

JNeto disse...

Quem são as virgens? .... De maneira nenhuma podemos dizer que as virgens é o povo de fé pura, ou, relacionar com a Igreja. 1º de acordo com a tradição judaica, a noiva já teria sido levada antes das bodas. 2º só existe uma noiva e não dez, como é ocaso aqui. È mais interessante ficarmos com o comentário de Charles C. Ryrie que aponta para um remanescente judaico que creram em Jesus depôs do arrebatamento e que agora estaria aguardando o retorno do noivo para a celebração,ou oficialização do casamento, digamos assim. No caso seria as amigas da noiva.

Viviane Lucas disse...

MUITO BOM ESTA PALAVRA,E MUITO BEM EXPLICADA.OBRIGADO.

Anônimo disse...

Parabéns para a irmã pela palavra! Para meditação do irmão Isaías. cantares 5;2- Eu dormia, mais o meu coração velava. Ouvi! A voz do meu amado, que está batendo: Abre-me, minha irmã, amada minha, pomba minha, minha imaculada.... Chamo a atenção para a parte (a) do versículo, onde a noiva dormia mais o coração dela velava. o verbo velar no transitivo significa vigiar, e no intransitivo significa passar sem dormir. Ou seja as prudentes dormiram com o coração esperançoso na chegada do noivo, e se ele ainda é noivo JNeto, significa que ele ainda não se casou e se não se casou não pode levar a noiva! A tradição Judaica nos ensina que o noivo sela um compromisso de noivado com a noiva inviolável, ou seja, só pode haver contato com a noiva pós casamento!
Então não pode ser a " terceira vinda do Messias" , e sim a segunda.
fiquem todos na paz, e espero ter somado com os irmãos, para que juntos possamos chegar a uma conclusão, tornando em um aprendizado para todos nós. A paz.

Ozeias Silva disse...

Maravilhosa essa mensagem, porém existe uma dúvida, não seria possível as 5 prudentes guiar as outras 5 que ficaram sem azeite. Não mostraria um ato de afeto e humildade

papel de parede disse...

Meu amado isaias. As 5 Loucas são àquelas que vão a igreja participa do do culto ate trabalha na obra do Senhor senta na mesa da santa ceia mais não tem um compromisso com Jesus Cristo seu coração esta ainda preso nas coisas deste mundo são vaidade mentiras inveja falsidade e édceta. A salvação é individual. E cada um sabe da sua responsabilidade com Deus. Devemos ficar atento em oração jejum na leitura da palavra e viver a palavra de Deus. pois não sabemos o dia e a hora que jesus vira.

Mauricio Pires disse...

Parabens a irmã pela palavra, bom e em meus pensamentos, quem poderia dizer que as 5 prudentes nao ajudarao as 5 loucas quando foram comprar o azeite, conselho sinceramente derao, mais as loucas nao acatarao, entao o que as prudentes podia ter feito? As loucas continuaram com sua propria segueira, e exatamente a igreja tambem ta assim, nao aceitando ajuda e acham que estao fazendo o certo. E as prudentes continuaram a fazer o que era reto. Paz do Senhor a todos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...