Um Natal sem Ceia - Dadaab

Missionários distribuindo água em Dadaab



Wilma Rejane

Enquanto as vitrines exibem roupas festivas em vermelho e branco, os panetones inovam nos sabores para agradar o paladar dos consumidores, preparamos nosso bolso para a compra de presentes e enviamos convites para a ceia de Natal, existe o avesso da moeda: Pessoas para quem essa época do ano será igual a todas as outras, ou ainda pior, por sentirem a dor da miséria, da fome e do descaso.

Voltemos nosso olhar para Dadaab, campo de refugiados no Quênia. Lá trezentas e oitenta mil pessoas estão vivendo em abrigos improvisados debaixo de um sol ardente, cercados por quilômetros de areia e vegetação raquítica. As pessoas se aglomeram no local, fugindo da brutal guerra civil na Somália e de uma seca que já dura mais de dois anos. A falta de água e alimentos, é impressionante! O que era para ser uma situação temporária, tornou-se permanente.

Não quero que esse relato sobre o campo de refugiados em Dadaab o entristeça, mas que provoque uma reflexão sobre o papel da igreja. Sabemos que aqui, em nosso País, existem regiões vivendo situações parecidas com a de Dadaab.:No interior do nordeste, seca e fome assolam. Enquanto isso, alguns segmentos ditos cristãos estão preocupados com coisas superfulas: Teologia da prosperidade, projetos faraônicos, vaidades do mundo gospel.



Natal é tempo de refletir sobre o significado da cristandade. Dadaab,  sertão nordestino, favelas no alto dos morros, tudo isso nos diz que precisamos viver o Natal- Cristo em nós - o ano inteiro. É claro que sozinhos não conseguiremos acabar nem mudar as mazelas do mundo. É difícil, muitas vezes, até compreende-las. Contudo, de grão em grão é que se forma nosso chão.

É certo que em muitos lugares do mundo, as pessoas sequer terão uma mesa para se assentarem ao redor, na noite de Natal, quanto mais ceia. Enquanto isso, em outros tantos lugares haverá desperdício  de comida. Essa é uma lei natural que existe desde o principio da humanidade: pobreza e riqueza, também misericórdia e indiferença. Como podemos ajudar? Se tão somente vivermos na simplicidade do que nos ensinou Jesus, conseguiremos fazer discípulos em todos as nações e isso terá sido grande feito! Um missionário em Dadaab, faz muita diferença! Olhem só para a gravura no inicio do artigo: São missionários distribuindo água em Dadaab. Se nos lembrarmos sempre de doarmos para missões, quanta ajuda!


Crianças em Dadaab

Que esses lugares, cujo telhado é o céu estrelado, fale aos nossos corações.

Conheça Dadaab. Documentário legendado



Nenhum comentário: