Um Deus vigilante




Pastor Florentino Fernandes


 " E a palavra do Senhor veio a mim: "O que você vê, Jeremias?" Vejo o ramo de uma amendoeira, respondi. O Senhor me disse: "Você viu bem, pois estou vigiando para que a minha palavra se cumpra". Jeremias 1:11,12

A amendoeira tem flores de um branco-rosado, ficando completamente florida na Palestina em janeiro, e seus frutos aparecem em março ou abril. A amendoeira é a primeira árvore a florescer no final do inverno e isto indica que a mudança de estação está chegando. É como se ela vigiasse a chegada da primavera.


O nome hebraico para amendoeira é “shoked” que significa vigilante. Portanto, Deus usa de uma linguagem simbólica para demonstrar suas características, que é a fidelidade, o fato de agir no tempo certo, nunca estar atrasado.


Tem outras verdades relevantes neste texto. Se a amendoeira espera a parte final do inverno para começar a brotar indicando a chegada da primavera, Deus também espera o tempo adequado para cumprir suas promessas iniciando um novo tempo em nossas vidas. Portanto, é evidente que Deus trabalha com três elementos: tempo, promessa e fidelidade.



Ele estabelece tempos na trajetória de nossas vidas para cumprir aquelas coisas que destinou a nós. Quando Ele age assim, o atributo de sua personalidade que fica mais transparente é a fidelidade.


Outro fato interessante é que Deus usa uma linguagem profética simbólica, ou seja, Ele usa um símbolo (a vara de amendoeira) para deixar uma mensagem clara para o profeta: Eu cumpro o que prometo! Eu sou fiel! Eu estou atento as mudanças de tempos e estações! Eu estou pronto para agir no tempo que Eu determinei!


Deus não dorme, é vigilante e cumpre sua palavra! E também se Deus é vigilante como a amendoeira, nós também devemos ser vigilantes como Ele. Devemos vigiar nossas atitudes, vigiar contra o pecado, vigiar o que falamos e vigiar para não cairmos nas armadilhas do inimigo.


Há outra mensagem fortíssima nesta passagem: a palavra de Deus irá se cumprir, quer os adversários de Deus e de Jeremias queiram, quer não. Portanto, o profeta não deveria se intimidar com o fato de se sentir inadequado para a missão que recebeu. Quem iria realizar a obra era Deus! Quem iria guardar o profeta era Deus! Quem iria cumprir totalmente aquilo que havia dito era Deus!


Finalmente, a mensagem que ecoa deste trecho das Escrituras é: não tenha medo de fazer a obra de Deus, pois nosso trabalho não será vão. Ele está conosco, Ele não vai falhar e vai nos guardar para chegarmos a salvo em seu Reino Celestial! Aleluia! Maranata! Ora vem Senhor Jesus!

Amém.

Poderá ler ainda o devocional: A visão da amendoeira

2 comentários:

ro lova disse...

amiga...meu email é naninhalova@gmail.com ,meu instagram é @rodelova,meu whatsapp é 19 9 9695 5399 ...me adiciona ok... ,pq exclui meu facebook.

bjinhos amiga...bom fim de semana

Wilma Rejane disse...



Olá Rosana,

Te enviei e-mail, amada. Dá uma olhada.

Deus a abençoe.