Judeus e gentios nas promessas de Deus

 

Firmisrael
Tradução: Wilma Rejane

Ao lermos as Escrituras  e orarmos pelas promessas de Deus sobre Seu povo, é difícil não nos perguntarmos sobre judeus e gentios. Quando lemos e interpretamos a Bíblia literalmente, podemos ver que há muitas promessas nas Escrituras. No entanto, a maioria dessas promessas foi originalmente destinada aos judeus, e não aos gentios. Portanto, é uma questão dolorosa:  as promessas de Deus também são destinadas aos gentios?

Por muitos séculos, os gentios estiveram longe do Senhor. Deus não vos deu o mesmo acesso  que deu ao povo judeu . O Senhor ainda não havia se revelado a nós. Isso contribui para a sensação de ser deixado de lado.

“…Lembrem-se de que vocês, gentios na carne, outrora… estavam separados do Messias, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo.” (Efésios 2:11-12)

Paulo, o autor de Efésios, não pretendia menosprezar nem desencorajar os gentios, lembrando-os da terrível situação de sua alienação passada. Em vez disso, ele os estava ajudando a ter uma compreensão mais profunda das incríveis bênçãos disponíveis para eles.

Judeu e Gentio no Plano de Deus

No início, os judeus tinham um meio de acessar o Senhor. Considerando que os gentios não foram nem mesmo capazes de entrar em Sua presença, eles não tinham nem a lei, nem os convênios, nem os profetas para guiá-los.

As nações foram deixadas para “buscar a Deus e talvez tatear o caminho até ele e encontrá-lo” (Atos 17:27) como fizeram Raabe, Rute e Naamã  ou escolher permanecer em seu pecado e idolatria.

Mas agora em Jesus Cristo vocês, que antes estavam longe (gentios), foram aproximados pelo sangue do Messias. Pois Ele mesmo é a nossa paz, que nos fez um e derrubou em sua carne a parede divisória da inimizade, abolindo a lei dos mandamentos... a fim de criar em si mesmo um novo homem no lugar dos dois”. (Efésios 2:13-15)

Um dia o Senhor faria de Sua casa um lugar para todas as nações! Essa realidade foi profetizada em lugares como Isaías 56 e Zacarias 8. Em outras palavras, as nações poderiam se unir a Israel de várias maneiras para se aproximarem do Senhor. Jesus abriu as portas para a presença de Deus!

Relação entre judeus e gentios na Bíblia

Em Romanos 11, o apóstolo Paulo explica a relação entre judeus e gentios como uma oliveira. Israel permanece como a raiz duradoura e os crentes gentios como ramos enxertados. Para que os gentios fossem enxertados na família de Deus, os judeus tiveram que ser cegados por um tempo. Sua cegueira não é para seu descrédito, ou algo para os cristãos gentios zombarem, mas uma ocorrência à qual devemos.

Paulo colocou desta forma: “Israel experimentou um endurecimento em parte até que o número total de gentios tenha entrado” (Romanos 11:25).

Ele dá um aviso a todos os ramos com espírito orgulhoso, dizendo:

Se alguns dos ramos foram quebrados e você, embora fosse um broto de oliveira brava, foi enxertado entre os outros e agora participa da seiva nutritiva da raiz da oliveira, não se gabe contra esses ramos. Se o fizer, considere o seguinte: você não sustenta a raiz, mas a raiz sustenta você” 


Raízes x Ramos

Os galhos que pensam que podem viver sem raízes morrerão. A ideia de a Igreja, substituí Israel é arrogante e perigosa . A Igreja precisa de Israel em um relacionamento de humildade e gratidão. Há uma co-dependência entre judeu e gentio.

A perda dos judeus significou riquezas para os gentios, sua transgressão significou riquezas para o mundo (Romanos 11:12). Por sua vez, o versículo 15 nos implora para entender: “o que será a aceitação deles senão a vida dentre os mortos?”

Em Romanos 11:26, Paulo declara “Todo o Israel será salvo” e cita uma profecia do Antigo Testamento: “O libertador virá de Sião; Ele afastará a impiedade de Jacó. E esta é a minha aliança com eles, quando eu tirar os seus pecados” (v. 27).

Judeus e gentios: Preparados para a Restauração Espiritual

Judeus e gentios têm seus próprios cronogramas no plano de Deus. Paulo continua dizendo:

“Assim como vocês [gentios] outrora foram desobedientes a Deus e agora receberam misericórdia como resultado de sua desobediência, assim também eles [judeus] agora se tornaram desobedientes para que eles também possam agora receber misericórdia como resultado da desobediência de Deus. misericórdia para convosco” (vv. 30-31).

Em essência, o povo judeu foi atingido por uma cegueira que deveria ser levantada. Sua cegueira não foi um acordo fechado ou mesmo uma decisão totalmente consciente de sua parte, mas a maneira misteriosa de Deus estabelecer um tempo para o resto do mundo vê-lo e recebê-lo.

A grandeza para judeus e gentios das Escrituras

O evangelho de Jesus, o Messias, saiu de Jerusalém e circulou o mundo. E agora está voltando para Jerusalém, como Deus sempre quis. Esta é a restauração que Deus convida Seus seguidores a se juntarem a Ele: judeus e gentios juntos. Deus  chamou os gentios para absorverem a Luz que é Jesus, também chamou aos judeus. 

As Promessas de Deus a Israel

Quando falamos sobre as promessas de Deus, temos que reconhecer um fato importante. Antes que qualquer uma de Suas promessas pudesse ser aplicada ao Corpo do Messias, as promessas de Deus foram dadas primeiro a Seu povo Israel . E é impressionante a frequência com que Deus enfatiza o fato de que Suas promessas são eternas e duram para sempre. 

Toda a história da salvação gira em torno da história de Israel , sua criação, redenção e restauração. A força e o poder de Deus são evidentes em Sua promessa eterna a Israel (exposta pela primeira vez em Gênesis 12:1-3) . Lá, o Senhor promete que fará de Abrão uma grande nação e o abençoará. 

Mais tarde, em Deuteronômio 30:3-5 , Deus promete a Israel uma terra específica. A partir desse momento, nós a conhecemos como a Terra Prometida. O Senhor disse que traria seu povo para a terra que escolheu e faria seus descendentes prósperos.  

Dos judeus aos gentios

Ao longo dos livros de Moisés, podemos ler promessas de que o Senhor será o Deus de Israel, e eles serão Seu tesouro especial em toda a terra. Israel é propriedade de Deus. Deus também promete que o Messias sairia de Israel, da linha real davídica. (Isaías 11:1, Gênesis 3:5, Isaías 7:14) 

O apóstolo Paulo promete que a esperança futura da salvação de Israel é certa e que Deus cumprirá Suas promessas (Romanos 9-11) . Vemos uma revolução após o derramamento do Espírito Santo. É quando os gentios são convidados para a mesa, por assim dizer. 

A revelação chega à igreja primitiva de que muitas das promessas de Deus são para o mundo inteiro. Os gentios são recebidos na família de Deus pela fé em Jesus. Ele lhes concede pleno acesso ao trono da graça, assim como ao povo judeu (Mateus 8:5-13) .

As promessas de Deus aos gentios

Assim como Deus fez promessas especiais ao povo judeu, Ele também prometeu um lugar dentro de Sua família aos gentios. Eles foram enxertados nos “ramos de oliveira brava” que é Israel e o povo judeu (Romanos 11:17) .

No entanto, a Palavra de Deus mostra claramente o coração de Deus para todas as nações e todas as pessoas - muitos séculos antes de Jesus ser crucificado e ressuscitado dos mortos. Antes de reis e rainhas, antes de Deus escolher Israel , mesmo antes de Deus fazer de Abraão Seu amigo, Deus fez uma promessa a toda a humanidade. 

Você se lembra da história de Noé? No início da história mundial, Deus milagrosamente salva Noé e sua família. Eles foram os únicos humanos na terra a sobreviver a um dilúvio. E foi aí que Deus apareceu na natureza para enviar uma mensagem. Ele deu à humanidade uma promessa no arco-íris. 

Coloquei o Meu arco-íris nas nuvens, e será por sinal da aliança entre Mim e a terra. … O arco-íris estará na nuvem, e eu olharei para ele para me lembrar da aliança eterna entre Deus e toda criatura vivente de toda a carne que está na terra. E Deus disse a Noé: “Este é o sinal da aliança que estabeleci entre mim e toda a carne que está sobre a terra”. (Gênesis 9:13,16-17)

As promessas de Deus são sim e amém

Em toda a bondade de Deus, sabemos que Ele é por nós e que Suas promessas são verdadeiras. Vemos uma bela confirmação disso na carta de Paulo aos Coríntios: 

Porque todas as promessas de Deus nele são sim, e nele o amém, para glória de Deus por nosso intermédio”. (1 Cor. 1:20). 

Mas o que significa que Suas promessas são sim e amém?

Isso não significa que Ele diz sim a qualquer pedido que possamos fazer aos céus. Se você considerar a língua grega, notará que o que Paulo está essencialmente dizendo é que as promessas de Deus são sempre seguras e firmes. 

As promessas de Deus são “sim e amém” porque são inabaláveis, imutáveis ​​e vivas em nós. O seu “sim” é uma declaração de vida. E o “Amém” de Jesus é uma garantia de que o que Ele prometeu acontecerá. 

Orando com as Promessas de Deus

Sempre que sentirmos que perdemos a esperança, podemos recorrer à promessa de Deus de que Suas misericórdias são renovadas a cada manhã. Jesus é o mesmo ontem, hoje e eternamente, o que é outra promessa de Deus. Podemos colocar nossa esperança diária em um Messias imutável. 

Quando oramos as promessas de Deus sobre nós mesmos, elas fortalecem nossa fé. Encontramos neles a segurança de nossa identidade em Jesus. O que, por sua vez, nos permite permanecer firmes contra o mal e as obras do diabo. O autor de Hebreus 11:1 nos diz que, 

 “…A fé é a substância das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem.” 

Assim sendo, retemos a substância da esperança... aquilo que não vemos, pela promessa da Palavra. Podemos manter as promessas de Deus no mais alto padrão e expectativa. Porque Seus planos e propósitos são imutáveis, e Ele mesmo, não muda. 

Ele é o Consumador da nossa Fé

Mas, se habita em vós o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo Jesus também vivificará os vossos corpos mortais, por meio do seu Espírito que em vós habita”. (Romanos 8:11)

Qualquer coisa que enfrentamos na vida, no mundo em geral, não está fora do plano ou presciência de Deus . Nessa terra enfrentamos oposição por nossa fé, tanto de dentro de nossa natureza pecaminosa quanto das pressões externas do mundo, mas somos fortalecidos em nosso homem interior quando oramos por meio das promessas de Deus.  Temos a força em nosso coração e permanecemos firmes em nossa confiança em Jesus Cristo que nos confere identidade Nele, como redimidos, santificados, vitoriosos e sentados com Ele nos lugares celestiais. 

Deus o abençoe, em nome de Jesus

****

Imagem grátis em Pixabay

Nenhum comentário: