Deus criou o homem do barro e a ciência comprova



Wilma Rejane


A Bíblia não é uma fábula. Ela é o livro mais fantástico de todo o universo! É simplesmente maravilhoso saber que Deus providenciou esse tesouro que contêm os segredos da vida e da eternidade, a criação do homem, sua queda e redenção possível através do sacrifício de Jesus Cristo. Aqueles que compreendem e recebem a mensagem de Deus no coração tornam-se novos em espírito, nascidos de novo para uma nova e viva esperança presente na pessoa de Jesus. E essa mensagem que muitos definem como loucura ou fanatismo é  o desvelar do sentido da vida. Felizes os que crêem, pois somente se pode renascer pela dom da fé . 

"Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo;Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso; Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas." I Pedro 1:7-9

A Palavra de Deus é revelação das coisas criadas, do amor Divino e do plano de Salvação. Contudo, Deus está para além de Sua palavra, pois, se revela de outras formas, no cotidiano da vida, de modo simples e tão elementar que muitos nem percebem. Atualmente existem inúmeros relatos de muçulmanos se convertendo através de sonhos, em lugares onde o Evangelho muitas vezes é proibido de entrar por qualquer meio ou via e Deus age.  A terra está cheia da glória do Senhor (Isaías 6:3) e por essa causa não fomos consumidos, pois ainda que o mal permaneça, o Bem já é vitorioso (Apocalipse 12:11).

Recordar o poder de Deus é fortalecedor. Trazer à memória Seu amor por nós é motivo de gratidão diária. E como forma de recordar é que trago(no artigo a seguir), modestos (porém grandiosos) aspectos da criação do homem. O artigo a seguir reúne fé e ciência, uma mistura que muitos não acatam por acreditar que são elementos distintos. Não creio dessa forma, penso que a ciência tem um método racional e sistemático e que de forma alguma contraria a fé; quem disse que a fé é cega? A fé considera, pondera, examina, é um exercício constante de diálogo com Deus e isso é feito pelo homem espiritual que tem seu aspecto de natural (inclusive). Temos aqui fé e razão unidos necessariamente.

Vamos ao artigo... 




Homem = Adam (Strong 0120) . Adamah significa solo ou chão


O cientista Emergi Slosson ficou fascinado ao constatar a precisão química existente na Bíblia sagrada: "O homem foi feito do solo e os mesmos 14 elementos químicos existentes no solo estão presentes no corpo humano, isso é fantástico!". Slosson fez essa afirmação em 1931, destacando que havia ainda outros elementos a serem descobertos e que apesar de seus esforços, ainda não havia conseguido identifica -los. 

Anos mais tarde o bioquímico Kevin Griffithita, em um de seus artigos científicos chamado "A composição elementar da vida", classificou 23 elementos químicos do solo e também constatou que todos eles estão presentes (em quantidade variável) na composição do homem. Kevin tomou como referência uma pessoa de 70 quilos.



  • E formou o Senhor Deus, o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Gn 2:7
  • Eis que vim de Deus, como tu; do barro também fui formado. Jó 33:6
  • -E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu. Ec 12:7

Um estudioso da Bíblia do século 18, Matthew Henry, em sua obra Comentários do Antigo Testamento (disponível em inglês aqui), pontuou:

Como o homem foi feito da terra, então ele é mantido e apoiado pelo que sai da terra [minerais, nutrientes, água]. Retire isso, e seu corpo [vai cessar] retorna à sua terra. . . .  as almas dos homens habitam em casas de barro: tais corpos de homens são. . . Um vaso de barro, logo quebrado, como foi formado pela primeira vez, de acordo com o bom prazer do oleiro. Como a luz era o início da primeira criação; assim . . . Na nova criação, a iluminação do Espírito é o Seu primeiro trabalho sobre a alma. 

Louvado seja Deus. Somos corpo e espírito, vasos de barro dependentes do Oleiro. Através da fé em Cristo temos a Redenção, a vida eterna, recebendo a filiação pelo sangue da nova aliança (João 1: 12,13). Assim, o Oleiro molda o barro transformando-o em precioso vaso, para glória do Seu Nome.

Não posso deixar de dizer sobre a importância de não menosprezarmos a ciência. Se ela é razão, devemos utilizá-la para compreendermos a vida. Tiremos a razão, quanto ciência de nosso cotidiano, e ficaremos desnorteados porque Deus fez o mundo com uma ordem tal que tudo funciona perfeitamente. Ele criou a ciência como lógica sustentável. O cientista Albert Einstein, fascinado com as descobertas do universo, declarou: "Deus não joga dados com o mundo", ou seja: a criação não é aleatória, nem fruto do acaso. Somos assombrosamente bem planejados. Quem, a não ser Deus poderia criar um ser tão fabuloso partindo do barro? Em assuntos de fé não cabe dúvidas, mas se não fosse as dúvidas movendo a ciência jamais seríamos brindados com descobertas como esta.

****

O artigo utilizou como fonte:

BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Plenitude, Tradução João Ferreira de Almeida, São Paulo, Sociedade Bíblica do Brasil, 1995.

Outras fontes como links no artigo.

Um comentário:

Pr. Edilson Siqueira disse...

Fantástico... Esse é o Deus Oniootente. Gloria a Ele e parabéns pela postagem! 👏👏👏👏👏

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...