Qual a Pregação Ideal?



"Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas " Mt 6:33

Perguntei ao meu esposo Franklin, o que ele achava sobre as pregações, do pastor americano, John Piper. O teor, central da pregação de Piper, é: Encontrar alegria em servir a Deus, em todos os momentos, principalmente nos mais difíceis, como em doenças e perseguições.

A verdade, é que as mensagens de John Piper, não são recebidas com satisfação por grande parte do público evangélico. Pelo menos, ele não encontraria lugar para pregar em muitos púlpitos do Brasil. Meu amado esposo, por exemplo, acha-o muito radical. "Franklin, o que acha das pregações de John Piper, especialmente da que coloquei no blog"?. Ele me respondeu com um ditado popular: "Nem oito, nem oitenta. Nem só prosperidade, nem só derrota"(Os exemplos de dor, dados pelo pregador americano, chocaram-no). Gosto muito, das pregações do Pr. Piper. Meu objetivo, com a pergunta, não foi julgar a qualidade do pregador, mas, o teor do discurso.

A resposta do Franklin, transmite, o pensamento de muitos cristãos que atualmente estão decepcionados com a igreja. Dos que engrossam os números dos sem igreja. É bem verdade, o Evangelho da "prosperidade" que é pregado hoje, se distancia muito da mensagem da cruz. Ele é porta larga. Chega a ser abusivo, vergonhoso. Contudo, a prosperidade, não deve ser banida dos púlpitos, porque é Bíblica. Deus, é um Deus que prospera, sim. Ele transforma tudo para melhor. A vida com Cristo Jesus, jamais poderá se compara com a vida distante d'Ele.

Evangelho, é Boas Novas, que cura, liberta e prospera. E de graça! Dupla graça. Ninguém jamais pagou uma moedinha sequer para ser recebido por Jesus, ter seus pecados perdoados e a doença sarada. "O dom de Deus, não se alcança por dinheiro" At 8:20. Comercializar benção? É querer pagar pelos dons celestes, vindos do alto. Não é Bíblico.E o que é Bíblico então? O dizimo, a oferta voluntária, as doações feitas com gratidão. Toda forma de contribuição, feita com alegria e coração puro: "Deus ama ao que dá com alegria" II Coríntios 9:7.

Sou dizimista e não me imagino no movimento dos sem igreja. Porque escolhi assim? Por amar a Deus, me esforçar em ser obediente a Ele. É claro que desejo prosperidade! Se disser que não, estarei mentindo! Peço a Ele todos os dias! Não só por mim, também por meus descendentes. Quem não quer prosperidade? Eu quero! Mas...voltando a resposta do meu esposo: "Nem oito, nem oitenta"! Mudo de canal, de estação de rádio, de assunto se "o disco" só rodar, em todas as faixas: Prosperidade, prosperidade e prosperidade.

A grande verdade é que as decepções, não devem ser motivo para esfriarmos na fé. Abandonarmos a comunhão. Os homens, não são perfeitos. Se nos apoiamos neles, caímos. Não deixemos de congregar, nem de contribuir, nem tão pouco de discordar das muitas teologias, pregadas hoje. Deus é fiel, à todos que permanecam fiéis. E aos que assim não o fazem, Deus em sua eterna misericórdia, a cada manhã oferece novas oportunidades.

Jesus, falou de diversas formas, a diversos públicos. Acredito mesmo que não existe modelo de pregação ideal. Nem nós devemos escolher o que nos é oportuno, segundo as nossas conveniências. Agora, ovelhas foram feitas para pastos verdejantes e espaçosos. Comer capim pisado e repisado do canto da cerca, não é saudável."Nem oito, nem oitenta"

Nenhum comentário: