A renovação da existência e o sentimento de Asafe



Wilma Rejane


“O que é já foi, e o que há de ser também já foi, Deus fará renovar o que se passou” Eclesiastes 3:15

Há uma sucessão natural na vida, circunstâncias que são frutos de ações e reações intermináveis na rotina do tempo. Todas essas coisas obedecem a uma ordem estabelecida por Deus.  O futuro poderá ser uma reprodução do passado e esse passado já foi presente um dia e a mesma coisa se diz do futuro.  Deus criou esse tempo, para Ele eterno, para nós limitado a contagem de horas, dias,anos. Há leis que regulam a existência.

O céu tem o direito de oferecer dias planos de luz e depois fazê-los desaparecer nas trevas da noite. O ano tem o direito de cobrir por um período a terra de flores e frutos, e depois torná-la irreconhecível enviando chuvas, secas e geadas. O mar tem o direito de um dia ser amável, apresentando uma superfície calma, e noutro agitar as ondas sublevadas pela tempestade” ( BOÉCIO pg.6).

Quem poderia mover toda essa roda do tempo no universo sem abalar ou eliminar a existência? Deus. Há uma perfeita harmonia no tempo em que se vive e até em que se morre. Não há acasos ou circunstâncias desconhecidas para Deus. Para nós humanos é que sempre há expectativas e tempos com boas e más surpresas. Insuficientes e frágeis quanto ao poder para alterar essa ordem natural, o que nos cabe é viver. E viver de modo a tornar nossa rotina um lugar de renovos.

  • Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.Romanos 12:2
  • Se revistam do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador. Nessa nova vida já não há diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo e livre, mas Cristo é tudo e está em todos. Colossenses 3:10
  • Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!  II Coríntios 5:17
  • Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou. Apocalipse 21:4

Aquilo que não se renova fadado está à morte. O verso de Eclesiastes que inicia esse artigo diz que Deus renova o que se passou. Esse renovar é anakainosis (Strong 342) , uma combinação de ana com de novo sugerindo transformação, renovação,mudança de interior e de vida. Uma mudança para melhor, ajuste de visão moral e espiritual através do trabalho do Espírito Santo.

Eis o plano de Deus para cada um de nós: renovação. Acima dessa ordem natural do tempo que  traz de volta o que já existiu, que reproduz o passado e até o futuro, existe uma outra ordem de renovação humana que se sustenta de modo único pela graça do Evangelho de Jesus.

O verso de Eclesiastes fala sobre a renovação de Deus. Algumas traduções trazem modificações no versículo dizendo: " Deus faz aparecer de novo o que se tinha esquecido ( Bíblia Viva), Deus pede conta do que já passou ( Bíblia Plenitude), Deus faz com que uma coisa que acontece torne a acontecer ( Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje)... Enfim, sob todas as formas o que se pretende expressar é o domínio de Deus sobre o tempo, o poder e a soberania Divina que ao tempo em que dá vida e liberdade ao homem, observa pacientemente o decorrer da vida pessoal.

Não sei o que você atravessa hoje: se doenças, injustiças, cansaço, expectativas. Se alegria, prosperidade, paz, amor. Nossa vida é um misto de acontecimentos que se renovam e mesmo que o mundo seja repleto de injustiças, vale a pena ser grato por cada segundo de vida, vale a pena buscar a Deus e renovar aliança com Ele todos os dias: em oração, em obediência. Dizendo não para o pecado, resistindo a tudo que nos afasta da paz proporcionada por uma consciência tranquila em Deus.

Ouvir noticiários diários pode ser desanimador, tanta violência e corrupção no mundo, tantos conflitos até mesmo em nossa família, longe ou perto de nós. Muitas vezes o conflito está dentro de nós que contemplamos esse mundo cruel com uma interrogação enorme sem respostas concretas: Por que Deus? Por que? Não sabemos, não nos é possível saber!  Diante de tudo isso parece ecoar aquele mesmo sentimento do salmista Asafe:

"Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos." Salmos 73:2

Asafe refletiu no que via e ouvia no mundo e se desanima a ponto de esmorecer na fé. Porém, iluminado pelo Espírito Santo de Deus recobra as forças e diz: "Quando entrei no santuário de Deus entendi o fim deles (ímpios)" ( Salmo 73:17,18).

Essa mensagem é de esperança e ânimo, pois, ao entrarmos no santuário de Deus recebemos forças para prosseguir nessa dura jornada da vida. Deus nos dá perspectivas otimistas de futuro, paz no presente e gratidão para todos os dias.

É Deus que ampara os enlutados, dá forças as mães para cuidarem de seus filhos deficientes, é Deus que germina o tempo renovando a vida! É Deus quem faz correr as águas dos rios e mares, quem põe limites entre céu e terra, não teria Ele poder de transformar nossos dias? Deus é o Deus do renovo, por isso quero encorajá-lo a não desanimar, por pior que seja a circunstância, mantenha o olhar firme em Deus que entregou Seu filho como sacrifício de amor e Renovo por nós ( Isaías 4:2): aquele dia em que Cristo foi perseguido e morto era um dia cinzento, triste, carregado de injustiça e impunidade. Deus, porém, não deixou que tudo acabasse ali, Ele ressuscitou Jesus e com Ele ressurgiu toda nossa esperança no hoje, no amanhã e por toda eternidade.

Deixo essa mensagem em Nome de Jesus Cristo, amém.

 *****
*Bíblia de Estudo Plenitude, edição 1995, Sociedade Bíblica do Brasil, SP.


*BOÉCIO. A. A Consolação da Filosofia, Martins Fontes, 1998, SP

Um comentário:

Unknown disse...

Amém por esta Palavra 🔥🙋