Deus esqueceu de mim?




Por Victor Cárdenas
Tradução de João Cruzué

Alguma vez já esteve pensando porque todo desejo, sonho ou para tudo o que mais se deseja na vida é preciso tempo para conquistar? Por que um Deus onipotente e onisciente não usa seu poder sobrenatural para dar já a seus filhos tudo o que querem?

Estou convencido de que "Tudo tem seu tempo e tudo o que se quer debaixo do céu tem sua hora"(Ecle.3:1). Vivemos na geração do "microwave", do micro-ondas. Queremos tudo instantaneamente e para já! Pensamos que a vida é como macarrão instantâneo que em cinco minutos já está pronto.

Tenho muitos sonhos e metas pessoais que gostaria que já se cumprissem e a cada dia que passa, trabalho para que isto se leve a cabo. Há dias que me pergunto se Deus se esqueceu do que me prometeu. Porém me anima saber que tudo tem seu tempo. Não posso desesperar-me ainda que tarde a promessa, ainda que venham dias que digam tudo ao contrário. Deus é fiel e não é homem para arrepender-se daquilo que Ele prometeu que fará.

Por alguma razão existe o tempo e Deus é o Deus do tempo. Vejamos algumas das coisas que podemos aprender na Bíblia que envolva tempo, paciência e espera. Depois do tempo vem o resultado e a promessa.

Deus sendo o Podo Poderoso levou seis dias para concluir a criação. Ele poderia ter dito no primeiro dia que se faça tudo e já, todavia separou dias para cada uma de suas criações. "Tudo o fez formoso a seu tempo, e tem posto a eternidade no coração do homem sem que este logre compreender a obra feita por Deus desde o princípio até o fim. ( Eclesiastes 3:1)

Abraão levou 100 anos para ter Isaque, o filho da promessa.

Jacó serviu a Labão por sete anos para conquistar Raquel a esposa que mais desejava. Depois teve que pelejar com um anjo antes de receber a bênção. Para chegar a nossa meta e receber a bênção temos que aprender a lutar e esperar.

José tinha 16 anos quando sonhou que seus irmãos se prostrariam diante dele e que ele seria o governador de todos. Levou 14 anos para que seu sonho se convertesse em uma realidade. Teve que passar por fome, cárcere, escravidão, juízo e martírio antes do sonho se tornar realidade.

Moisés gastou muito tempo para sair do Egito. O coração de Faraó foi endurecido e durante este tempo o povo hebreu sofreu muitas aflições apesar de que Deus disse a Moisés que Ele livraria seu povo da escravidão. Depois de muitos dias de pragas, convencimento e negociação o Faraó cedeu a liberdade aos hebreus.

Moisés ficou 40 anos no deserto sem ver a terra prometida. Deus prometeu uma terra onde manava leite e mel, sem embargo o povo de Israel gastou 40 anos no processo de chegar a sua meta. Muitos morreram durante estes 40 anos e também sofreram, sem embargo Deus sempre foi fiel e providenciou tudo o que eles necessitavam. Também sua presença os acompanhou e os guiou durante esse tempo, dando-lhes uma coluna de fogo à noite e uma nuvem por sombra durante o dia. Moisés nunca viu a terra prometida, foram seus sucessores que entraram nela.

Josué ouviu a promessa de Deus pela boca de Moisés e ele foi o que viu a terra prometida e cruzou o Jordão. Ele teve que cumprir o sonho de outro e adquiriu a promessa de Moisés. Foram muitos anos depois que ele pode cumprir o sonho de Moisés. Sua preparação para atravessar o Rio Jordão foi de três dias.

Davi era um adolescente quando ouviu a profecia de Samuel de que seria um rei. Teve que aguardar muito tempo e passar por muitas coisas em sua vida antes de subir ao trono. Teve que aprender a lutar com ursos e leões antes de pelejar com o gigante. Teve que passar por fomes, frio, guerra, humilhações, antes de tomar o trono.

Salomão, mesmo sendo o homem mais sábio e rico que a Bíblia nos relata, teve que esperar até a idade certa para receber seu trono.

Assim muitos homens de Deus como Davi, Salomão, Elias, Eliseu e muitos mais, aprenderam que tudo tem seu tempo.

Jesus, sendo Deus encarnado, aguardou 30 anos para depois começar seu ministério. Ele teve que esperar e aprender muitas coisas antes de cumprir seu propósito na terra.

Por que um tempo e não já? Por que Deus quer que ensinar-nos muitas coisas de Seu caráter e moldar-nos mais a Ele durante este tempo de espera.

Cada um sabe em que deve melhorar, abandonar coisas que não ajudam a viver uma vida plena dentro das promessas de Deus. Perguntemos quanto tempo devemos estudar para chagar à meta que Deus nos deu antes de ver o cumprimento da Sua promessa?

Ele quer que esteja completamente preparado, que sua vida esteja plena do caráter divino para ser um bom administrador das coisas de Deus.

Lembre-se que tudo tem seu tempo e não se desespere.

João Cruzué escreve o Olhar Cristão e é colaborador do Tenda na Rocha

Um comentário:

Confiar em Deus disse...

Ótima postagem com uma belíssima reflexão sobre nossa vida.