Parábola da Candeia



"E disse-lhe: Vem porventura a candeia para se meter embaixo do alqueire, ou debaixo da cama? Não vem antes para se colocar no velador?" Mc 4:21

Uma candeia, tem por objetivo, iluminar ambientes. Mas, para que isso aconteça, é necessário: Certa quantidade de oléo em seu recipiente e um acendedor para preparar o funcionamento.

Somos a candeia. A Palavra de Deus, o oléo. O fogo, é o Espírito Santo. Como candeias, temos necessidade de oléo, diariamente, a fim de que o fogo, permaneça acesso. Candeias, não podem ter furos, brechas, ou rachaduras. O oléo, escaparia. Sem oléo, sem Fogo.

Uma candeia, escondida em baixo de uma cama ou de um alqueire, não tem serventia. É como se não existisse. Ou ainda, poderia até causar acidentes, destruindo o ambiente por incêndio.

Se nós, formos apenas ouvintes da Palavra, e não praticantes, seremos como a candeia escondida, citada por Jesus. Deus, falou para Josué: "Medita na Palavra, dia e noite, faz tudo quanto ela te ensina, para seres bem sucedido" Js 1:8. O dicionário Aurélio, define meditar como: Lembrar, refletir, guardar no interior. Ao seguirmos os passos que foram ensinados a Josué, estaremos conservando oléo na candeia. O rei Davi, declarou, no Salmo 119: " Guardei a tua Palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti" (v11).

Candeias, foram feitas para veladores. Servos, foram feitos, para iluminarem. Quando as candeias, são usadas com prudência, servem, com excelência. Candeias, "fora dos veladores", representam perigo e escuridão. Que Deus nos ajude a sermos candeias excelentes, em veladores.

Citações: Bíblia Sagrada: Almeida J. F., SBTB, Edição Corrigida e Revisada.

Nenhum comentário: