Silas Malafaia No Programa do Ratinho




"A lei é uma aberração para privilegiar um grupo em detrimento de toda sociedade."


Talvez seja um pouco tarde para falar a respeito
do debate, já que o assunto se espalhou como pólvora. Não pude assistir a transmissão ao vivo, mas conferi através do You Tube. Sem dúvida, Malafaia dominou a cena, a platéia e o apresentador, acredito que tenha exercido significante influência também nos telespectadores. Fiquei feliz por ter ele representado com excelência o pensamento cristão e os evangélicos. Não se trata de uma arena, um combate contra homossexuais, mas é possível definir vencedores. Silas Malafaia conseguiu passar de vilão a herói.

Atacado ultimamente pelos abusos cometidos em defesa da teoria da prosperidade, da campanha dos 900 reais com Moris Cerullo, o pastor, parece agora ressurgir como uma benção, amado e elogiado, até mesmo pelos que se diziam seus inimigos. Achei a campanha do número 9 absurda! O leitor mais atento poderá até notar que desde então retirei o link do ministério Vitória em Cristo do blog. Minha admiração pelo pastor, contudo não esmoreceu. O considero habilidoso com as palavras e cheio do Espírito Santo. Seu temperamento é sanguíneo, o que não significa necessariamente que ele esteja "na carne" ou que lhe falte amor, ao se expressar com veemência.

O apóstolo Paulo era parecido. Energico e contundente ao defender suas crenças fundadas em Cristo. O que seria escrito sobre o apóstolo Paulo se vivesse nos dias atuais e pronunciasse perante uma autoridade o que proferiu cerca de 62 anos d.c perante o sinédrio?! “Deus te ferirá, parede branqueada! Tu estás aqui assentado para julgar-me conforme a lei, e contra a lei, me mandas ferir?" At. 23:3. Parede branqueada? Uma afronta. Ele quis dizer que o conselho do sinédrio tinha aparência de limpeza, mas era sujo, corrompido no interior. Quanta ousadia!

Ao usar o exemplo de Paulo não quero afirmar que devemos nos revestir de intolerância e falta de prudência. Não é isto. Jesus disse: "Não resistais ao mal; mas se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a outra" Mt. 5:39. Geralmente, só pronuncia-se a segunda parte do versículo de dar a outra face para bater e quanto a "não resistir ao mal"? Leis imorais e perniciosas são um tipo de mal que devemos contestar.

Cristianismo não é passividade. Não devemos confundir mansidão com ignorância. Não concordo com muitas ações do Silas Malafaia, mas penso que se tivéssemos mais lideres comprometidos com as leis sociais e com a moralidade teríamos mais cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres. Entristece-me saber que a religião cega de tal forma o homem que ele se torna apático diante das desigualdades e injustiças sociais. É muito cômodo culpar Deus e os homens e não buscar melhoria.

Max Weber, em sua obra, a ética Protestante e o Espírito do Capitalismo faz uma critica a imobilidade causada pelos calvinistas e pietistas da Europa ocidental do século XVII. Eles consideravam tanto a riqueza como a pobreza uma predestinação. Os que viviam na miséria, não se esforçavam para sair dela, afinal estavam apenas cumprindo os "desígnios divinos". Sei que o pensamento calvinista presente na obra de Max, não representa com fidelidade os calvinistas, foi apenas uma teoria que ele desenvolveu para traduzir o "espírito capitalista" da Alemanha moderna, mas este comportamento é presente e atual no mundo religioso.

Há quem acredite e defenda que a Igreja deve ficar à margem das discussões políticas e socias limitando-se apenas às questões de fé, ao que diz respeito à comunidade religiosa. Acontece que o mundo diz respeito à comunidade religiosa! Política, saúde, meio ambiente, economia, educação, mídias, etc, etc e etc. Gosto de ver pastores preparados representando a Igreja. Mudo de canal quando vejo pastores sendo "pisoteados" por ateus ou lideres de outras religiões.

O fato de o debate ter acontecido no Ratinho está sendo evidenciado como algo negativo. Não penso dessa forma. Quem garante popularidade e dá audiência é o povão. Se Malafaia "cair no gosto" do povo será uma vitória para a igreja e os evangélicos que sofrem sucessivas vergonhas por conta das manchetes causadas pelos "lobos devoradores". Contudo, acredito que esta euforia de simpatia pelo pastor não perdurará na mídia e consequentemente no imaginário dos telespectadores. Será preciso outras aparições do gênero para que nos lembremos quanto é gratificante ver o triunfo do bem sobre o mal no mundo secular.


Copiei alguns comentários publicados no fórum do SBT, Programa do Ratinho, sobre o debate:

Eu gostaria de te parabenizar pelo debate do Pastor Silas e a deputada sobre a PL 122, concordo plenamente com o pastor, amamos as pessoas e não as suas práticas. Eu não gostaria de estar passando pela rua com meu filho e ver dois homens se beijando ou duas mulheres. Concordo que a lei não tem que ser aprovada! Pastor Silas mais uma vez sendo abençoado na sua palavra. Ratinho que Deus te abençoe!!! Postada por Débora Rosa Rodrigues em 27/2/2010

Não, nunca vejo este programa... Não assisto por saber exatamente do que se trata! Vergonhoso alguém se aproveitar do espaço que conquistou na mídia para divulgar mensagens misógenas, machistas e homofóbicas. Só me pergunto como pode haver público para tamanha mediocridade... Pobreza não justifica estupidez! Postada por Rodrigo Vieira em 27/2/2010


Ratinho, Deus o abençoe por ter permitido que houvesse em seu programão debate sobre homossexualismo, com o pastor Silas Malafaia. As pessoas precisam ter esclarecimento sobre isso e, graças a Deus. Você abriu as portas do seu programa para que vários pontos fossem esclarecidos à luz da palavra de Deus. Um gde abço Postada por marina em 27/2/2010


RATINHO, Meus parabéns, seu programa está totalmente voltado para o povo, um sucesso. O debate do Pastor Silas Malafaya realmente foi para esclarecer que não somos contra os homossexuais, lésbicas, prostitutas, etc., mas é bastante constrangedor vc está dentro do ônibus, na rua, numa praça, em qualquer lugar público e ficar observando como se tratam, para nós não é normal, eles tem que em público se comportarem como cidadões normais, á sós, cada um é o que quiser ser, Somos todos fãs do Fredy Mercury, Elton John, etc pessoas que se comportam como cidadões e na vida íntima são o que são. Este é o exemplo de que não somos contra, o direito deles começa onde o nosso acaba e não o contrário. DEUS CRIOU EVA PARA ADÃO., E SÓ SJC Postada por EDY LEME em 27/2/2010

Ratinho meus parabéns pelo debate sobre homossexualismo. Pastor Silas foi muito feliz nas colocações que foi feita, você podia fazer outro debate com ele a respeito do assunto. Postada por Anderson em 27/2/2010

Muito bom e esclarecedor o debate sobre o PL 122/2006 com a ex-deputada federal Iara Bernardes e o Pr. Silas Malafaia. (2) Sugiro, mais vezes! Postada por Samara em 26/2/2010

FórumPrograma do Ratinho

Por Wilma Rejane.

5 comentários:

Nathália Loureiro ; ) natylougreiros@hotmail.com disse...

A paz irmã Wilma !

Sempre que entro neste espaço, me deparo com ótimas postagens e com suas opiniões, sempre muito sábias...

Você está de parabéns! Sua visão a respeito do debate é a mesma que a minha. Enquanto muitos criticam, vamos honrar aquele que Deus, levanta para defender os direitos do povo, principalmente cristão. O direito à liberdade de expressão deve ser defendido, e argumentado sim! Então, vamos nos unir e, honrar aquele que Deus levanta para defender a causa justa.

"Todos nós temos defeitos, então vamos colocar nossos olhos naquilo que acrescenta virtude, crescimento e honra. A atitude do pastor Silas, merece nossos aplausos".

Que Deus venha levantar mais homens, com autoridade para manifestar a sua luz. E que nós, venhamos ter sabedoria ao julgar um homem levantado por Ele.

Um grande abraço,

Nathália Loureiro

André Severiano disse...

"Se Malafaia "cair no gosto" do povo será uma vitória para a igreja e os evangélicos que sofrem sucessivas vergonhas por conta das manchetes causadas pelos "lobos devoradores".

Discordo plenamente, porque, o pr. Silas, infelizmente, tem ecoado o discurso dos "lobo devoradores". Ele manda bem em certas questões como esta abordada no programa, mas, sinceramente, os efeitos colaterais de sua projeção enquanto representante dos evangélicos suplantarão possíveis benefícios.

Lamentavelmente seu ministério está marcado por ações e discursos contraditórios, falácia e desvios teológicos.

Wilma Rejane disse...

A Paz Nathália e Alliado!

O assunto é polêmico e o Pr. Malafaia também. Conseguir unanimidade de opiniões é impossível.

Já dizia voltaire: "Quando não há entre os homens liberdade de pensamento, não há liberdade". Viva a liberdade!

Deus os abençoe amados.

Anônimo disse...

A paz do Senhor!
Milhares de pessoas estão sendo abençoadas não apenas por que contribuiram com 900 reais para o Pr. Silas levar o evangelho ao necessitados, mas, pelo fato de terem vencido a avareza e se livrado de 900,00 reais.
Experimente irmã, faça um sacríficio vovluntário, vai se sentir melhor, vai ajudar muitas vidas e o Senhor te abençoará ainda mais.

Wilma Rejane disse...

Sabe anônimo,

Reconheço seu texto. Estou familiarizada com seus artigos na blogosfera, bem que poderias ter sido corajoso e se identificado.

Querido irmão, acho que estas confundido as coisas. Elogiar o desempenho do Malafaia no Ratinho não significa comungar com suas heresias. Sua avidez em criticar e atirar pedras, o impede de discernir.

Deus te abençoe.