Apanhando Gravetos- A Viúva de Sarepta




Sarepta era uma pequena cidade costeira fora das fronteiras de Israel, pertencia ao domínio de Sidon e era governada por pagãos. Por toda região, no reinado de Acabe, houve uma grande seca. Por três anos e seis meses nem uma gota sequer de água caiu do céu. Esta seca, fora predita pelo profeta Elias, que perseguido por corruptos governantes, se refugia junto ao ribeiro de Querite. Elias ficou em Querite, sendo sustentado pelos corvos até o riacho secar. Deus cuidou de Elias para que não morresse de fome, já que não podia andar livremente pela região, o lugar e as circunstâncias que vivia o profeta, eram incomuns. Ninguém sabia seu paradeiro, a não ser Deus.

Certo dia Elias acorda e não vê corvos, nem comida, nem água. O riacho havia secado. Ele precisava partir, algo novo lhe esperava. Quem ordena que o riacho seque é o próprio Deus que lhe aponta um novo caminho, nova direção: “Levanta-te, vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma viúva que te sustente” I Rs 17:9.

Quando “o riacho” seca, é hora de recomeço. Chegando a Sarepta, a porta da cidade, está uma viúva, apanhando gravetos. Não era lenha, eram gravetos. Lenha é para fogo alto. Gravetos, para pequeninas chamas, que rapidamente se tornam em brasa, sinal de pouca comida. Elias, cansado da viagem, cumprimenta a mulher e lhe pede um pouco de água e também pão: “Não tenho comida em casa, só um punhado de farinha e um pouco de azeite, vês, só peguei dois gravetos, vou prepará-lo para mim e meu filho para que comamos e morramos” I Rs 17:12


A reação de Elias, diante da confissão da viúva, é inusitada. Ele pede que o alimento seja dado primeiramente para ele, assim Deus multiplicaria o azeite e a farinha até a chegada da chuva. Sem questionar, a mulher obedece e a Palavra do Senhor se cumpre, dando-lhe fartura de víveres.


Os Gravetos:



A viúva de Sarepta não entregou apenas as primícias da refeição para Deus, mas tudo que tinha. Os gravetos se multiplicaram em sua casa. A noticia se espalhou e logo vieram pedintes. Muitas outras pessoas foram alimentadas. Ali estava, uma viúva solitária, em território pagão, falando do Deus de Israel e de suas maravilhas. E ela nem era do povo escolhido! Jesus, disse que muitas viúvas havia em Israel na época da grande fome, mas apenas a uma das viúvas, foi enviada providência. Lc 4:25.


A fé de uma gentia moveu o coração de Deus. Israel era tão populoso, uma vida, representa uma porta tão estreita... Onde estariam os judeus? Adorando a Baal? Se curvando a Jezabel, Acabe? Esperando que estes lhes trouxessem chuva? Estariam murmurando? Ao contemplar essa passagem Bíblica, temo pela Igreja. Teríamos a mesma fé da mulher que atraiu Elias até Sarepta? Estaria a igreja hoje como os judeus da época de Elias?

No apanhar dos gravetos, a viúva de Sarepta, teve um encontro com o Deus de Israel, a quem ela buscava e temia. Sua vida estava por um fio, se Elias não tivesse chegado, a morte a alcançaria. Como está sua vida? Chegou ao limite dos gravetos? Entregue os poucos que lhe restam para Deus, confie e Ele lhe dará vida, em abundância. Não entregue sob medida, mas por inteiro. Saiba que para Deus, não existe distância, barreira ou circunstância, tudo que Ele quer é um coração que lhe adore, com todas as forças. Ele mesmo removera "a fome", multiplicará “o azeite e a farinha”.

Wilma Rejane
Biblia de Estudo Plenitude.
Em 27.05.2010

20 comentários:

Van Ramos® disse...

Amei a reflexão... Que Deus nos dê a fé desta mulher e a ousadia de Elias.
Abraços,
http://familiameoracao.blogspot.com/

amulhereapalavra disse...

Oi Wilma, é sempre bom passar à tardinha pela sua tenda e ouvir-lhe os ensinamentos. E até conhecido alguns amigos seus. Que nosso Senhor seja louvado. Glória Brasil

Tretswelt disse...

Amei..disso podemos ter certeza que Deus zela por nos.Boa semana com Deus.Beijos em Cristo.Luciene.

Anônimo disse...

Olá meus irmão, Graça e Paz.

Fiquei muito feliz em conhecer este blog tão abençoador. Gostaria também de compartilhar o nosso blog.
"Mensagem Edificante para Alma"
http://josiel-dias.blogspot.com/

Aprendendo uns com os outros crescemos na graça e no conhecimento.

Josiel Dias
Cons Missionário
Congregacional
Rio de Janeiro

Anônimo disse...

Olá meus irmão, Graça e Paz.

Fiquei muito feliz em conhecer este blog tão abençoador. Gostaria também de compartilhar o nosso blog.
"Mensagem Edificante para Alma"
http://josiel-dias.blogspot.com/

Aprendendo uns com os outros crescemos na graça e no conhecimento.

Josiel Dias
Cons Missionário
Congregacional
Rio de Janeiro

Mariana disse...

Oiii, que saudades!Voltei pro blog, quando quiser passar por la...
www.eusoqueroteamar.blogspot.com

Beijo grande!

GeiZe Islavyê disse...

No âmago de uma mensagem tão linda encontrei um modo de vida....Palavra de DEUS é isso, NOVIDADE DE VIDA..
Saudações de Paz...Wilma.

Pr. Ricardo Rocha disse...

Palavra abençoada e inspirada por Deus. Abraços.

DÉBORA disse...

É MARAVILHOSO ENCONTRAR REFLEXÕES COMO ESSA , QUE NOS FAZEM PANSAR NA NOSSA VIDA E COMO ESTÁ O NOSSO COMPORTAMENTO DIANTE DO NOSSO DEUS.

Eliane Alves disse...

Wilma,
A paz!!!
Quando confiamos verdadeiramente, entregamos!!!
Seu blog é uma benção!!!
http://nada-temerei.blogspot.com
Abraços.

adilson de pitangueiras sp disse...

adilson de pitangueiras é muito importante esses estudos a gente aprende muito com eles, crecemos em fé

plantando e colhendo disse...

A PAZ DE CRISTO,GOSTEI MUITO DE LER ESSA MENSAGEM SEU BLOG É UMA BENÇÃO, MARAVILHOSO, A HONRA E A GLÓRIA É PARA O SENHOR JESUS.
DEUS É REALMENTE O DEUS DA PROVIDÊNCIA, O QUE MAIS APRENDO É QUE ANTES DE TUDO FOI NECESSÁRIO A OBEDIÊNCIA, E SINCERIDADE, SE FOSSE EU DIRIA PARA O PROFETA, FARINHA POUCA MEU PIRÃO PRIMEIRO. QUE SIRVA DE LIÇÃO PARA MIM. DEUS TE ABENÇOE PAZ

fabiana disse...

Deus nesta história mostra ser um Deus cuidadoso e providenciador e também aquele que faz renascer a esperança na vida daqueles que a estão perdendo ou que já perderam.Deus é aquele que supri as nessessidades dos seus servos e também daqueles que não são afim de que o possam conhece-lo e darem a honra a glória e o loouvor ao único digno.

Márcio de Faria disse...

Muito abençoada esta mensagem, o maior desafio de nossas vidas consiste justamente em confiar aquilo que temos ao Senhor, como o belo exemplo desta viúva, que aprendeu viver da providência divina.

elaine e maxburn disse...

glória a DEUS,esse blog é uma benção do céu para nossas vidas,que o senhor continue a te abençoar paz!!!

Cleusa helena disse...

Deus a abençoe, muito bom.

Unknown disse...

Paz do senhor irmã Wilma, fiquei muito feliz ao encontrar o seu blog, são mensagens que edificam as nossas vidas.
Deus abençoe!!!

Anônimo disse...

apaz do senhor queridos irmaos estou muito feliz em poder desfrutar dessas liçoes biblicas NAO TENHO PALAVRAS Só agradeçer a DEUS .

Unknown disse...

Paz amada... Parabéns pela reflexão. Muito profunda.
Lendo esse texto Deus me mostrou que Elias estava nas mãos de Deus, mas tb mas mãos de uma viúva. De uma pessoa que não tinha referência nenhuma.
Deus usa as pessoas que Ele quer.
Deus te abençoe amada.

Unknown disse...

É nessa fé! A Palavra de Deus diz: Dai e dar se vos á; boa medida, recalcada, ,sacudida, transbordante, generosamente vos darão;... (LC 6:38)
Ela obedeceu à palavra do Homem de Deus e foi o suficiente para o Senhor honrar sua fé. Primeiro para o Senhor; pois Ele cumpre o que diz. Ele tem que ser o primeiro em tudo na nossa vida porque honram aos que O honram.
Aleleuia!