Manancial de Águas Vivas





"Porque o meu povo fez duas maldades; A mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas rotas, que não retêm as águas" Jr 2:13


Existe uma considerável diferença entre a cisterna e o manancial. Cisternas, são escavações feitas, geralmente, revestidas em pedra ou rocha, para receberem água da chuva. Dependendo da estação, estarão cheias ou vazias. Quando rotas ( destruídas, danificadas), não retêm água suficiente para saciar a sede ou ser utilizada de maneira eficaz. Cisternas rotas, são a representação de degradação, miséria, sequidão.

Os mananciais, são fontes inesgotáveis de água, nascentes que jorram incessantemente. Parece loucura, escolher cisternas à fontes. Fazer cisternas, é trabalhoso. O trabalho, contudo, será vão, se não descer a chuva, elas forem rasas e destruídas. Os mananciais surgem naturalmente. Estão no subterrâneo, são os rios lagos, represas e lençois freáticos. Abastecem uma quantidade muito maior de pessoas e melhoram de forma significativa todo o ambiente em que estão inseridos.

Deus, no versículo de Jeremias, lamenta a má escolha do povo. Como pode, ignorarem o manancial e se voltaram às cisternas? Essa mensagem é atual. Quantas pessoas, não estão a mendigar àgua? Guardam cisternas rotas, como se fossem tesouros. Se apegam a elas, como última esperança. As cisternas, são fruto da vontade humana. Por mais excelente que possam parecer, jamais se igualariam a um manancial. Escolher cisternas, é resultado de orgulho e soberba.

Cisternas, são domináveis. Estão diante dos olhos. Podem ser manipuláveis. Posso enchê-las quando quiser, se a chuva não vier. Remendo-a se por acaso, aparecer fendas. "Eu sou o senhor da cisterna". O mesmo, não acontece com mananciais. Ao escolhe-los, tornamo-nos dependente deles. Ele é quem ordena o fluxo das águas. Tudo, que temos que fazer é ir até ele e desfrutar de sua abundância.

Cisternas ou mananciais? A escolha, parece óbvia. Na prática, trocamos manaciais por cisternas, quando colocamos outros deuses como senhores de nossa vida. Se apesar dos esforços, para ser feliz, continuamos vazios e ansiosos, é hora de refletir. Cisternas rotas, não brotam vida, pelo contrário. Já um manancial, alcança, árvores à beira da morte e as conduzem à vida. Deus É O Manancial. Ele nunca se negará a saciar, quem quer que seja. É só buscá-Lo que O encontrarás.

Bebendo do Manancial








Wilma Rejane

6 comentários:

anaeartes disse...

Quantas vezes mesmo estando certos de que Deus é conosco, de que Deus está no controle, agimos como se cavássemos cisternas. Em detrimento do manancial o qual deveríamos depender, confiamos em nós mesmos, a ponto de nos esquecermos que a água viva pode jorrar!!!!!!Tenho me sentido assim... como se preferisse, as vezes, ver a solução vir através das minhas próprias mãos...Confio no Senhor, sei que Ele é comigo, e não me envergonho de dizer que as vezes me sinto ansiosa, mas o meu maior anseio e ser como Jesus...é como Paulo que o bem que queria fazer parecia tão difícil, e o mal...Muitos crentes ao lerem este texto, podem pensar que é uma palavra evangelistica, mas eu penso que todos precisamos entender que todos cavam de uma certa forma cisternas, e que devemos lutar para depender somente dos mananciais!!!
Benção de palavra...
bjks
ana

Tretswelt disse...

Oi Estou feliz por ter encontrado esse Blog.Maravilhoso!Deus fala conosco,aqui...Venho mais vezes.Beijos.Luciene.

Alcançados para Alcançar disse...

Muito legal seu blog!

Abraços!!!

Anônimo disse...

olá amigos é com prazer que participo desta pagina que tem como objetivo ,contribuir para o crescimento dos filhos de D'US .por isso convivo todos a subir a jerusalem conosco ,monte seu grupo que teremos o prazer em conduzir vc a terra santa 2º cronicas 6:32-33 conte conosco e-mail brasiljerusalem@homail.com tenha certeza vc pode ir adorar em israel .

Marivan Oliveira disse...

as águas vem como algo que purifica e nos traz bons pensamentos!

EXÉRCITO SOL DA JUSTIÇA disse...

benção de Deus