O deus do carma e o Deus de Abraão


"Não foi o deus do carma que se revelou a Abraão, mas o Deus da Nova Aliança"






Wilma Rejane

“Ora disse o Senhor a Abrão, sai da tua casa e da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que eu te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome, sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra” Gn 12:1,2,3.


A promessa de Deus para Abraão estava condicionada a uma caminhada de  aproximadamente 2.400 km no deserto, entre vales e montes, terra árida e fértil, fome e abundância. Aos 75 anos de idade, lá estava ele, partindo rumo a uma promessa, cheio de esperança, fé e disposição. Como um pai amoroso, Deus abençoa seu filho Abraão para que ele seja bem sucedido em tudo. Aproveito essa passagem Bíblica para fazer uma reflexão sobre as crenças pós morte que condicionam a felicidade a infinitos círculos : desencarnar, reencarnar.


Felicidade não é moska nem carma


Há uma crença no hinduísmo de que o tempo é circular, morremos e renascemos em outro corpo para cumprirmos os carmas, ou seja as recompensas pelos atos praticados na vida anterior. O eu de cada pessoa é chamado de átman que em  comunhão  com Brâman espírito supremo, encontra a liberdade, esse ápice da alma recebe o nome de moska. Cada religião procura explicar o sentido da vida e da morte e os homens se entregam a ideologias religiosas na ânsia de encontrarem felicidade e salvação. O que não tem sentido algum para mim, torna-se motivo de viver para outros. Não compreendo uma vida em círculos, por caminhos fechados, desembocando sempre nos limites  do aprisionamento. O moska do hinduísmo está presente em infinitas ideologias que limitam os sonhos ao destino unicamente, a ação do eu e de sua relação com um deus que: apesar de dar novas oportunidades através da reencarnação, nunca perdoa verdadeiramente, de outra forma, para que carma?


Na doutrina espírita, acontece algo semelhante: os mortos têm domínio sobre os vivos, felicidade e salvação estão condicionados ao agir, ao desempenho nesse mundo presente. Quem for bom, reencarnará em outro corpo, recebendo recompensa pelos atos praticados em vidas passadas. O mal, tal qual o hinduísmo, viria em forma de Carma para disciplinar, moldar, cumprir o destino circular.


Cada Ser, uma vida eterna.

Hebreus 9:27 E como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo.

Não foi o deus do carma que se revelou a Abraão enviando-o a terra prometida, Ele não disse: Vai Abraão viverás muitas vezes e de muitas maneiras e se não der certo alcançares as bençãos agora, alcançaras em outra encarnação”. Não! Tudo o que Abraão tinha direito e até o que não tinha, recebeu em vida! As promessas feitas a ele  ecoam pela eternidade porque foram para gerações, como as estrelas do céu, os grãos de areia do universo! Não foi a morte quem herdou as realizações do que O Deus de Israel falou, foi a vida! Tudo quanto Deus prometeu, cumpriu. Não deixou dívida alguma para ser paga em outras encarnações, mesmo porque, Abraão viveria apenas uma vez e morreria para herdar a eternidade, plenitude da Promessa.

Nova Aliança: Passaporte para eternidade

A benção de Abraão, alcançaria todas as famílias da terra. Não seriam filhos  apenas os nascidos das entranhas de Sara e Abraão, mas os que vivessem pela fé em um único Deus, na Sua Palavra. Herdeiros, seriam os que vivem na terra com os olhos fixos no céu, na certeza de que há uma recompensa maior. Na certeza de que nesse mundo, adquirimos passaporte para o Reino dos céus. Na caminhada, entre os vales e montes - tal qual o percurso feito por Abraão – garantimos o bilhete de acesso ao Paraíso, em vida.


“Porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes. Nisto, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa”. (Gálatas 3:27-29).

Através de Cristo, pelo sangue da Nova Aliança, a benção de Abraão chega aos gentios. A todo o que crê e recebe essa promessa no coração, inicia uma nova caminhada rumo a Terra Prometida. Um lugar espiritual, reservado para àqueles que em vida abraçaram a oportunidade de salvação. Eis o grande mistério que desceu do céu para se revelar aos homens, em vida!

Viver não é portanto, andar em círculos, encarnando e desencarnando em uma saga infinita sem alcançar perdão, felicidade e vida eterna,  é caminhar em direção a tudo que se sonha, é contemplar as realização, é  se relacionar com Deus  na certeza de que ao fechar os olhos definitivamente: se viveu o que tinha para ser vivido e se morreu para viver no Paraíso.


Deus nos abençoe, com a benção de Abraão.

Um comentário:

Jeany Brito disse...

Que Linda mensagem irmã... Vc é muito inspirada por Deus. Meus parabéns pelo blog também é muit lindo e muito inspirador. Se vc tiver um tempo visite o meu http://licoescomdeus.blogspot.com aida to começando, ele é um blog bebê e lendo blogs assim como o seu inpira a gnt que ta começando a levar a palavra a toda criatura. A paz de Deus esteja sempre na sua vida. Um grande abraço