Uma dose diária de esperança




Pastor Estevam Fernandes
Primeira Igreja Batista em
Campina Grande - PB


"Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo." Romanos 15:13

Tem ocasiões em que a vida nos obriga a passar por situações tão angustiantes, que oprime muito o coração da gente. Parece até que todas as forças negativas do mundo decidiram atuar juntas contra a nossa paz, destruindo nossa saúde emocional. A sensação é de total desmoronamento,  face às pressões das turbulências que nos ameaçam e nos fazem sofrer. Nossa alma logo pede socorro. Ela sabe que corre perigo. Sente-se asfixiada e precisa respirar, para resistir e lutar contra as provações a que está sendo submetida,  ainda mais quando elas se dão dentro de casa.

Todos temos nossos limites, inclusive o de suportar as pressões emocionais. Contudo, quando a nossa dor e angústia nascem nos espaços sagrados da família e envolvem laços de afeto com pessoas que tanto amamos, o sofrimento torna-se ainda maior. Nos sentimos fragilizados diante das lágrimas que brotam dentro do lar, que escorrem do rosto daqueles cujo coração pulsa também em nosso peito, pois as amamos de verdade, sem restrições, porque são parte de quem somos, são pedaços vivos de nós mesmos. 

É sufocante olhar para os quatro lados da vida e não saber para onde ir, nem tão pouco com quem contar. É como sentir-se derrotado diante do inesperado que nos apavora e nos faz sofrer, porque a fé se revela frágil demais, diante da adversidade. Onde estão os amigos? E Deus, onde está? É a solidão angustiante de quem não recebe sequer um abraço daqueles que um dia tanto acalentou. É a agonia de quem clama tanto e não entende porque Deus demora a responder. É a dor de quem grita por socorro e escuta apenas silencio frio dos ausentes, sem nenhuma explicação.

É sufocante perceber quando as forças vitais estão se despedindo de nós. Nesse momento, alma precisa respirar o oxigênio revigorante da esperança, para poder acreditar na vida e sonhar com o amanhã. Precisamos nos enxergar para além dos limites estreitos que a angústia nos impõe. Somos mais fortes que a dor que nos sufoca e muito mais capazes do que nós mesmos imaginamos. Todavia, é urgente e imperioso que uma consciência brote e cresça dentro de nós: Lutar sempre! Desistir jamais! A desistência não é a melhor solução. Ela é apenas o caminho dos fracos.

A esperança é a força que nos impulsiona na direção do amanhã. Ela é o nosso principal combustível. Precisamos nos abastecer dela para poder abraçar o futuro.  Precisamos mudar não só de perspectiva mas também de vocabulário. Palavras de fé e de otimismo devem abundar em nossos lábios, quais sementes saudáveis cujos frutos só colheremos depois. Nessa luta pela vida, não estamos sozinhos. Deus está conosco! Ele é amigo fiel. Os bons ventos soprarão ao nosso favor, nos acalmando a alma e nos fazendo respirar esperança outra vez. Hoje, amanhã e sempre!

Um comentário:

dodivaldo disse...

Amem,alleluia, muito obrigado senhor