Cavalos, peixes e o profeta Jeremias na adversidade

                                 

Wilma Rejane


Se te fatigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com os cavalos? Se tão-somente numa terra de paz estás confiado, como farás na enchente do Jordão? Jeremias 12:5

Como está seu coração hoje? Ansioso, preocupado, atribulado? Assim estava o profeta Jeremias quando Deus lhe dirigiu as palavras acima. Penso que não era bem o que ele queria ouvir, mas o que precisava ouvir. Deus diz para ele ser forte e enfrentar as adversidades com ânimo. A metáfora de "competir em corrida com os cavalos" indica uma disposição sobrenatural possível apenas por meio de auxilio Divino. Jeremias precisava parar de se lamentar e confiar na providência de Deus. Jeremias precisava "esticar"  suas medidas de crente e manter o olhar firme em Deus.

Claro que Jeremias é um de nós. Grandes homens e mulheres da Bíblia foram exatamente como um de nós: sofreram, ganharam, perderam, passaram tempos difíceis e também de bonança. Quem não sabe o que é sofrer não aprende a viver, não é mesmo? Deus estava a dizer para Jeremias que ele tinha capacidade de correr mais que um cavalo, a comparação parece absurda, mas era uma revelação que tinha por objetivo despertar o profeta para enfrentar as adversidades que forçam uma mudança de rotina, de estabilidade. 

Essa é uma palavra maravilhosa, especialmente ao considerarmos que vivemos tempos trabalhosos! além das adversidades pessoais, atualmente, enfrentamos problemas globais que têm desestruturado a saúde, economia, entre outros. A "enchente do Jordão" não está distante, como um pesadelo contado, essas águas nos açoitam. É tempo de "correr com os cavalos" e vencê-los! Não por nossa força, mas com auxílio de Deus. Essa metáfora em Jeremias fala de poder sobrenatural! 

As respostas que não encontramos nos homens está disponível em Deus. Tudo é possível para Ele. E esse "possível" não significa que Ele irá resolver o que precisamos, da maneira que queremos, mas que Ele irá fazer o que precisamos, do modo que nem sempre imaginamos. Jeremias, provavelmente não queria sofrer mais, já estava sendo rejeitado, perseguido, humilhado, desacreditado. Apesar de suas orações, a situação chegou a extremos, mas ele foi capaz de superar tudo sem desfalecer porque descansou em Deus.

Não sei se você já ouviu falar sobre os peixes de aquário. Eles nadam para lá e para cá e não se chocam contra o vidro do recipiente onde estão, eles se acostumam com as medidas do aquário e as dimensões do nado. Se algum dia, um peixe de aquário for liberto para nadar em um oceano, morrerá. Ele não conseguirá ir além do que estava condicionado em seu aquário, estará, portanto, suscetível a ataques de peixes maiores. Eles têm capacidade de nadar em oceano, contudo, esquecem disso por causa do condicionamento da vida no aquário. Peixes e cavalos são bem distintos, mas ambos são comparativos perfeitos que ilustram uma perca de visão, uma limitação imposta pela rotina.




Esses comparativos servem para nossa vida cristã. É Deus quem nos guarda e protege, quem faz com que andemos acima, além de nossa capacidade limitada. Através da fé e da santificação, Deus nos fortalece.  Não fomos feitos para sobrevivermos como peixes de aquários. Nem para vivermos confiados em uma terra de paz, apenas. Todos haveremos de enfrentar dias, situações, longas ou breves de "enchentes", onde, quem sabe, precisaremos de forças e equilíbrio físico, mental e espiritual para não sermos levados pelas forças das águas. É Deus quem haverá de nos suprir, por meio de Jesus Cristo.

A palavra de Deus para Jeremias é de despertamento. Que assim seja conosco. Que através da fé, ainda que pequena, abalada, possamos nos achegar a Deus confiantes de que Ele aumentará nossa capacidade para nos fazer vencer as adversidades.  

Deus o abençoe.

Nenhum comentário: