O MORTO E O MEL

Série: estudos

Juízes 14:8a9 “ e apartando-se do caminho a ver o leão morto, eis que, no corpo do leão, havia um enxame de abelhas com mel. E tomou-o nas suas mãos e foi-se andando e comendo dele; e foi-se a seu pai e a sua mãe e deu-lhes dele e comeram”.

Para que uma considerável quantidade de mel se forme é necessário vários dias de produção. Será que esse leão já não estava podre? E o mel, será que cheirava bem?

Ou será que o leão já era só a carcaça de ossos? Mas a Bíblia diz : “No corpo do leão”.

A verdade é que o mel foi mais atrativo para Sansão do que as circunstâncias de sua conservação.

Ao provar do mel, Sansão quebrou o seu voto de Nazireu.

Um Nazireu:
  • Não podia beber ou comer coisa alguma que se faz da vinha.
  • Não podia cortar o cabelo.
  • Nem se chegar a corpo algum morto. Nem mesmo de parentes. (Números 6:1a9)

Mesmo conhecendo sua limitações ele não hesitou. A história de Sansão é muito conhecida e sabemos que o mel não seria nem a primeira nem a última de suas transgressões.

Fica para nós a lição de que o mal se disfarça de coisas boas e agradáveis como o mel no leão.

Em Provérbios há um exemplo de mel em morte:

Pv.5:3,4. “ Porque os lábios da mulher estranha destilam favos de mel, e o seu paladar é mais macio do que o azeite; mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois fios. Os seus pés descem a morte; os seus passos firmam-se no inferno''.

“Apartando-se do caminho”, aquele não era o caminho que Sansão costumava passar. Ele saiu do caminho duas vezes: literalmente e espiritualmente falando.

Que esse episódio sirva para nos despertar e fortificar a ponto de rejeitarmos as ofertas de morte com cobertura de mel.

A TENDA NA ROCHA

Série: estudos

Isaías 54:2.

Amplia o lugar da tua tenda e estendam-se as cortinas das tuas habitações; não o impeças; alonga as tuas cordas, e fixa bem as tuas estacas

54:3. Porque transbordaras, para a direita e para a esquerda; e a tua descendência possuirá os gentios e fará que sejam habitadas as cidades assoladas.

Uma tenda é um lugar de proteção e quem arma uma, quer se proteger do relento. Para que essa habitação, geralmente feita de lona, fique realmente segura é necessário:

  • Um lugar apropriado (areia movediça ou pântanos não sustentam tendas)

  • Um material de cobertura sem rasgos

  • Boas estacas

  • Firmes cordas

  • Sobretudo, um dedicado armador.

O apóstolo Paulo era um exímio fazedor de tendas, aprendeu o ofício muito jovem, era seu ganha pão e mesmo após ser chamado para ministrar o evangelho continuou a fazê-lo.(Atos 18:1-3).Paulo fazia tendas e "tendas". Todo ministro do Evangelho é especialista em tendas: "tendas do espírito". É sobre essas "tendas" que fala o versículo de Isaías com o qual começamos o texto: Um lugar de refúgio, de salvação que Deus ordena que ampliemos. Não devem haver fronteiras que impeçam as cortinas dessa habitação de crescer e abrigar tantos quantos estejam ao relento. O Senhor ainda pede: Não o impeças. Ele sabe que nós mesmos é que podemos ser o maior impecílio.

O Senhor nos convida a ser um “fazedor de tendas”. As tendas são móveis podendo ser armadas em muitos lugares. Paulo as estendia até mesmo estando na prisão. O carcereiro de Atos 16:27-30, recebeu as cortinas da habitação que transbordaram para direita, e para a esquerda e para sua descendência. Ali mesmo no cárcere, outros presos foram salvos, o carcereiro e sua família.

Salmo 27:5 "Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão: No oculto de seu tabernáculo me esconderá, pôr-me-á sobre uma Rocha." A Bíblia nos revela que Jesus É a Rocha (Dt. 32:4)

Há um lugar onde Ele sempre nos esconderá e onde a salvação nos alcançará:

NA TENDA DA ROCHA.