A Incrivel Planta do Negev



Cientistas israelenses descobriram como uma planta que floresce no deserto e que utiliza suas grandes folhas verdes para irrigar-se a si mesma, sobrevive melhor que suas congêneres de regiões desérticas. A planta, conhecida localmente como ruibarbo do deserto, da família Rheum palaestinum, é comum nos desertos de Israel e da Jordânia, e tem a peculiaridade de, com as folhas, captar a água da chuva e conduzi-la às raízes.

De acordo com os cientistas  Simja Lev-Yadon, Gidi Neemán e Gadi Katzir, da Universidade de Haifa, esse tipo de ruibarbo pode absorver 16 vezes mais água que outras plantas de deserto. "Trata-se do primeiro caso, no mundo, de uma planta que irriga a si mesma. Não conhecemos outra que atue da mesma maneira", disse o botânico Gidi Neeman.O ruibarbo cresce em Israel nas montanhas do deserto do Negev, onde as chuvas são particularmente fracas, de 75 milímetros anuais.


 
Sabemos que Israel é uma terra especial. Ela representa o começo e o fim da história entre Deus e os homens. Por este motivo, é também chamado de "O Relógio da Humanidade". Os olhos do mundo, não podem esquecer de olhar para Israel e de perceber os sinais proféticos que surgem dali.  Quando o Negev floresce, e aparecem plantas como está por lá, traduzo em mensagens de Deus para mim. Faço meu próprio sermão. Desprovido de superstição. Regando a Palavra no solo do coração.

"Aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação" I Cor 1:21

Se os desertos de Israel florescem e brotam plantas espetaculares, motivo de espanto para a ciência, cá estou, alimentando a fé como Abraão. Ser crente, é assim, como a "ruibarbo do deserto": Brotou da sequidão, não raquítica ou cheia de espinhos. Mas impressionante! Captando água do céu com suas grandes folhas e transportando-a até a raiz.  Essa loucura da pregação, é misteriosa! É a genuína mensagem da cruz. Que da tristeza faz surgir gozo. Da fraqueza, força. 

A ruibarbo do deserto não me é estranha.

Por: Wilma Rejane

Fonte: Estadão

5 comentários:

Silvio Araujo disse...

Amém! Belo post!

Eliana Penna disse...

Aleluia!!!
Graça e paz!

Pb. Gilmar Braga disse...

O Senhor Deus sempre faz maravilhas.

canaldapaz.blogstpot.com.br

Gilmar Braga disse...

O Senhor Deus sempre fará maravilhas, para se dar a conhecer aos que nele confiam. E estes serão como os montes de Sião (Sl 125)

Pb. Gilmar Braga

Pr.Vanelli disse...

Mestra, tiro certeiro. Parabéns pela visão evangelística. Demais. Abraço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...