Uma Candeia no Caminho








Wilma Rejane



E disse-lhe: Vem porventura a candeia para se meter em baixo do alqueire, ou debaixo da cama? Não vem antes para se colocar no velador? Mc 4:21


Candeia - do lat. candela, "vela de sebo ou de cera" - pequeno  aparelho  de iluminação, que se suspende por um prego, com recipiente de folha-de-Flandres, barro ou outro material, abastecido com óleo, no qual se embebe uma torcida, e de emprego em casas pobres.


Uma candeia tem por objetivo iluminar ambientes, para que isso aconteça, é necessário: Certa quantidade de oléo em seu recipiente e um acendedor para preparar o funcionamento.


Somos a candeia. A Palavra de Deus, o óleo. O fogo, é o Espírito Santo. Como candeias, temos necessidade de óleo, diariamente, a fim de que o fogo, permaneça acesso. Candeias, não podem ter furos, brechas, ou rachaduras. O óleo, escaparia. Sem óleo, sem Fogo.



Uma candeia, escondida em baixo de uma cama ou de um alqueire, não tem serventia. É como se não existisse. Ou ainda, poderia até causar acidentes, destruindo o ambiente por incêndio. A candeia deve ter utilidade pública. O Reino de Deus deve ser anunciado, Ele é a Luz que livra o homem das trevas e da morte eterna.



"Estejam cingidos os vossos lombos e acesas as vossas candeias". Lucas 12:35




Se nós, formos apenas ouvintes da Palavra, e não praticantes, seremos como a candeia escondida, citada por Jesus. Deus, falou para Josué: "Medita na Palavra, dia e noite, faz tudo quanto ela te ensina, para seres bem sucedido" Js 1:8.


Meditar significa: Lembrar, refletir, guardar no interior. Ao seguirmos os passos que foram ensinados a Josué, estaremos conservando óleo na candeia. O rei Davi, declarou, no Salmo 119: " Guardei a tua Palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti" (v11).


Onde está colocada nossa candeia? Jogada em um canto qualquer? Com óleo ou sem óleo?  Candeias, foram feitas para veladores. São como servos prontos a anunciar o caminho da luz. Candeias fora dos veladores  representam perigo e escuridão. Que Deus nos ajude a sermos candeias excelentes, em veladores.


Baseado em Marcos 4:21 Bíblia Sagrada: Almeida J. F., SBTB, Edição Corrigida e Revisada.

Um comentário:

Anônimo disse...

AMEI A MENSAGEM,ÓTIMA REFLEXÃO.QUE A MINHA CANDEIA ESTEJA SEMPRE ABASTECIDA DE ÓLEO,SEMPRE ACESA,ILUMINANDO E DISSIPANDO TODA ESCURIDÃO EM NOME DE JESUS!