A singularidade do ser pela vida de João Batista




Wilma Rejane


Vinha pensando em escrever algo nesse sentido, que transmitisse para as pessoas o quanto  são especiais e únicas. E porque muitas vezes  precisei ouvir isso não por fábulas e/ou discursos motivacionais positivistas, filosofias humanistas, mas pelo próprio Deus, O Criador. E foi somente quando conheci a Palavra de Deus, quando cri em tudo quanto Nela está escrito é que pude, enfim ser curada de tantos complexos sobre quem eu era ou deveria ser.

Deus  nos criou para adorá-Lo sim, servi-Lo também, mas especialmente : para revelar Sua imagem em nós. Está escrito: “E criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou.” Gênesis 1:27. Ao olharmos para o espelho o que contemplamos? Alguém feito com amor para revelar Deus ao mundo! Claro que todo o universo é expressão do Criador: flores, frutos, estrelas, rios, mares... Porém e somente ao homem é que foi dada a virtude do ser “imagem e semelhança” de Deus.

E quando isso se torna possível e real? Quando Cristo habita em nós! Ele é quem nos capacita para irmos além da essência humana ao assumirmos que o Divino habita em nós. Apóstolo Paulo foi um homem que cumpriu o propósito de Deus e assim confessou: “Já não vivo eu, mas Cristo vive em mim porque vivo pela fé no Filho de Deus”. Gálatas 2:20. Ninguém verá a Deus se o buscar na vida de um homem ímpio e mau, sem amor nem compaixão. Sob este aspecto, escolhi olhar para a vida de João Batista, um homem consciente de seu chamado, convicto de quem era sendo elogiado por Jesus. Admirável João!

Houve um homem enviado por Deus cujo nome era João.
João 1:6

Ele viveu pouco tempo, entre 30 e 37 anos de idade foi decapitado por Herodes, Estranho não? Se espelhar em alguém que viveu pouco e morreu tragicamente. Mas um detalhe sobre a morte de João, nos diz muito sobre sua vida. É que Jesus,  apesar de abalado e triste pela morte de João, age de modo rotineiro prosseguindo com Sua agenda de curas,orações e libertação:



"Logo após darem sepultura ao corpo sem cabeça de João Batista (a cabeça fora tirada no cárcere, colocada em um prato, entregue a uma jovem chamada Salomé e levada para Herodias, amante de Herodes), seus discípulos foram ao encontro de Jesus e lhe contaram tudo. “Ao saber o que tinha acontecido, Jesus saiu dali num barco e foi sozinho para um lugar deserto” (Mt 14.13).

Jesus tinha poder para ressuscitá-lo, mas não o fez. Simplesmente Jesus “foi orar”. Sabem por que? Porque João já havia cumprido sua missão na terra, havia revelado a imagem e semelhança de Deus para os homens, havia realizado os propósitos para os quais havia sido formado. João iria para a glória celeste, receber galardões e ser eterno junto ao Pai. É na morte que a vida se torna mais evidente. É na ausência que a vida de um homem se desenterra.

Apesar de ser percursor do Messias, aquele que anunciava a salvação a judeus e gentios; não se exaltou, ensoberbeceu ou se gabou de ser profeta. Pelo contrário: João sabia que tudo vinha de Deus e sem Ele nada poderia fazer, no que se manteve humilde e fiel e ao ser perguntado: És tu profeta, és tu Elias?”, respondia: “ Não sou, o que é profeta virá depois de mim”.

João tinha uma dieta esquisita, comia gafanhotos e mel todos os dias, provava do doce e do amargo da vida. Da delícia de servir a Deus e da amargura de ser julgado pelos homens. Mas não se intimidava, nem negociava em troca de popularidade. Ia ao palácio do Rei, mas não se iludia com a riqueza que via, antes criticava a corrupção . Sonhava em ver os governantes tementes a Deus e arrependidos dos pecados. Os manjares de Deus eram mais desejáveis que os dos homens. João detestava o pecado!

Ah, você pode dizer: ele era João! Tinha uma promessa, era de uma família de sacerdotes, abriu caminhos para Jesus! Estou muito distante disso e se cada um é Único, não tenho que ser igual a ele, certo?

Certo! Mas não podemos esquecer que assim como João, fomos criados de modo maravilhoso, para refletir Deus em nós:

Salmo 139:14 
 Você feito de modo assombrosamente maravilhoso. Maravilhosas são as tuas obras; a minha alma o sabe muito bem.

Gênesis 1:27 
 Deus o criou à Sua imagem e semelhança


Efésios 2:10 
 Você é poema de Deus, criado em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.

 
Salmo 139:1-24
Deus te sonda e  conhece! Sabe quando te sentas e quando te levantas;  discerne seus pensamentos de longe. O Senhor te cerca por detrás e por diante, e põe a Tua mão sobre Ti.


Salmos 127:3-5 
Eis que você é herança do Senhor, o fruto do ventre como recompensa.
 
1 Pedro 2:9 
Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo para sua própria possessão, para que possais proclamar as virtudes Daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

João 3:16
Jesus morreu e ressuscitou por te amar demais e querer que sejas salvo!

Somos irmãos de João, o que batiza. O homem que sabia ser amado o bastante por Deus a ponto de revelar Sua imagem e semelhança. Ele rejeitou o pecado, e cumpriu sua caminhada a ponto de mesmo na morte devolver a esperança aos que ficam.

A partir dessa reflexão sobre João e a criação te convido- me convido - a se alegrar em Cristo . Somos únicos e não devemos cobiçar beleza, riqueza, prestígio ou popularidade de outros se estas coisas não estiverem destinadas a nós. Quando Cristo vive em nós temos a possibilidade e capacidade de nos tornar aquilo para o qual fomos criados. E estar no centro da vontade de Deus é o melhor dessa vida. 

Houve um homem enviado por Deus cujo nome era--------------------------------------------

Houve uma mulher enviada por Deus cujo nome era-------------------------------------------

* Coloque seu nome no pontilhado.

Deus nos abençoe.

4 comentários:

admilson disse...

Glorias a Deus!!!!! Também perdi muitos anos de minha vida amargando complexos, até descobrir que sou perfeito, pois sou a imagem e semelhança do meu Criador, e que a eternidade, consertará todo e qualquer tipo de lesão que o mundo me causar!!!! Mas aprender com João é tremendo, obrigado Irmã por mais essa postagem!!!! Deus continue abençoando seu ministério;

valber Rangel disse...


Olá Wilma,

Gosto da maneira como escreve, sobre qualquer tema transmite mensagens que tocam profundamente o coração.

O artigo está belo e me conduz a uma oração: Senhor, obrigada pela criação e nos envia mais João's.

Paz e bem.

Sarah Iwabuchi disse...

Amei essa mensagem irmã Wilma, me ajudou muito a comprender o tamanho da nossa singularidade pra Deus, o quanto somos únicos, e que Deus desenha uma trajetoria segundo a vontade Dele para cada um de nós. Deus a abençoe.

Wilma Rejane disse...



Olá

Admilson,

Valber e

Sarah!

Não sei como ainda duvidam da existência de Deus, a criação é tão perfeita que jamais poderia ser acaso.

O universo é imenso e ainda assim não existem pessoas iguais, somos únicos.

Deus os abençoe.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...