O que fazer nos dias difíceis?




Wallace Sousa

"Ao primeiro, José deu o nome de Manassés, esclarecendo: “Deus me fez esquecer meus dias difíceis e toda a família de meu pai”. Gênesis 41:51 (KJA)

Preguei esta mensagem no domingo de noite em minha igreja, oportunidade que me foi franqueada pelo pr. Antº de Assis, pastor titular da Igreja Assembléia de Deus do Guará no Riacho Fundo I.

Se quer ler mais sobre a vida de José, uma outra visão sobre esse texto e o que se pode aprender com ele, sugiro que leia o texto seguinte: Quer crescer? Aprenda a esquecer ou com novo título: O segredo de José.

Espero que goste, ok? Se gostar, poderia deixar seu comentário e avaliação? Vai nos ajudar a melhorar para as próximas, além de nos trazer uma imensa satisfação!  :)

Introdução

Todos nós podemos ser agrupados em três tipos de pessoas, independentemente de nossa cor, sexo, peso, altura, posição social, idade ou o que quer que seja. Talvez você não esteja concordando comigo agora, mas calma: você vai.

Tomando por base aquele texto acima, de Gênesis, que retrata um período da vida de José, em que ele fala sobre “dias difíceis”, toda e qualquer pessoa pode ser classificada em um dos três grupos a seguir:


1-as pessoas que passaram por dias difíceis;
2-as pessoas que estão passando por dias difíceis;
3-as pessoas que ainda vão passar por dias difíceis.

Não consigo me desligar do meu passado

Para aqueles que fazem parte do grupo 1, tenho duas coisas a dizer, e são elas: em primeiro lugar, parabéns! Sair de situações difíceis não é nada fácil, se é que você me entende. Segundo e, por favor, preste muita atenção nisso pois é muito importante o que vou lhe dizer: você não precisa ficar amarrado, escravizado ao seu passado de experiências desagradáveis e tristes.

Afinal, já basta ter tido um passado ruim, você não precisa estragar seu presente por causa disso e nem comprometer seu futuro, atrapalhando seu amanhã por conta de um ontem que já passou.

Estou Mal e Quero Desistir

Agora, para aqueles que estão no segundo grupo, os que estão enfrentando dias difíceis, gostaria que você soubesse que isso que você está passando e vivendo, essa dificuldade e angústia, esse período tormentoso, ele não vai durar pra sempre.

Sabe, eu também já vivi meus dias difíceis, e olha, eles foram MUITO difíceis. Sério, de verdade, eu pensei que não ia conseguir, que não ia superar a situação, que não ia conseguir sair daquele atoleiro. Houve dias em que eu simplesmente pensava que a vida não valia a pena viver, afinal a cada dia eu experimentava a mesma sensação de desânimo e angústia, aquela opressão maligna que ameaçava me consumir e destruir. Não valia a pensa viver daquele jeito!

Mas, embora eu pensasse que os dias difíceis não iam acabar, que eles não iam ter fim, um dia os dias difíceis se acabaram. Um dia, Deus disse: basta! Então, eu pude respirar novamente, voltar a ter prazer na vida, a experimentar e aproveitar o dia que nascia e agradecer pela noite que chegava. Um dia, os dias difíceis se tornaram mera lembrança. Passaram, viraram história, eles se tornaram página virada na minha vida.

E o mesmo vai acontecer com você. Creia nisso. Assim como eu, muitos e muitos que enfrentaram dias difíceis, que também achavam que não iriam conseguir vencer, que os dias difíceis durariam para sempre. Mas, felizmente, nós estávamos enganados: um dia, nós vencemos, nós superamos os obstáculos e chegamos lá. E estamos aqui, agora, para lhe dizer: fique firme, persista, você também vai vencer, você vai sair dessa.


The winter is coming1! (risos) E agora?

E, por fim, quero me dirigir ao último grupo, àqueles que ainda vão passar por dias difíceis. E, para vocês, quero deixar uma mensagem especial e direta: sabendo vocês o que lhes aguarda, vocês devem, primeiro de tudo, se preparar para enfrentar a situação da melhor maneira que puderem.

Muitas pessoas sofrem em demasia e desnecessariamente por não se prepararem e se planejarem para o pior, mesmo sabendo que isso inevitavelmente chegará. Já que estamos falando de José, não custa lembrar que sua história imortalizou a expressão “preparar-se na época das vacas gordas para poder superar a época das vacas magras”.

Então, prepare-se, planeje-se, não se deixe pegar de surpresa, com as calças arriadas (ou de calça curta, provavelmente uma expressão para ‘cueca’, antigamente as samba-canção ou calçolas, o que leva ao mesmo significado da anterior). Uma pessoa preparada sofre muito menos do que a despreparada, sai mais rápido do problema e ainda consegue sair mais forte.

Mas, não é apenas isso que quero que saiba. A segunda coisa, tão importante quanto a primeira, é: não importa o tipo, a extensão ou a intensidade dos dias difíceis que você enfrentará, você será capaz de superá-los e continuar sua vida depois disso.

Para ilustrar o que estou lhe dizendo, quero contar uma pequena história: Num determinado país, existe uma estrada muito íngreme que, em certo ponto, ela é ladeada por altas muralhas de ambos os lados. E, quando isso acontece, as muralhas espremem a estrada e causam medo nos viajantes, dando-lhes a sensação de que não conseguirão passar. Por isso, antes desse ponto, há uma placa na beira da estrada onde se lê:

“Outros antes de você também já passaram por aqui. Não se preocupe, você também conseguirá”

Portanto, meu caro, minha cara, não se deixe intimidar pelo tamanho da luta que você terá que enfrentar; outros antes de você também passaram por dias difíceis, e você também passará por eles. Passará, enfrentará, superará e os vencerá.


Amém?

Deus abençoe sua vida!

:)

1. The winter is coming (“O inverno está chegando”, Wikipedia) é uma expressão utilizada na série Game of Thrones e que significa que algo muito ruim está para acontecer em breve.

Wallace Sousa edita o Desafiando Limites e é colaborador do Tenda na Rocha

4 comentários:

Marcia gonçalves sebastião disse...

Wallace, sempre sendo uma bênção! Aqui, ali... E sempre com muito bom humor! Louvado seja DEUS pelas vidas de todos vcs irmã Wilma. Blogs que são fontes para que todos os dias possamos beber, tiram fonte da fonte(bíblia), para alívio de nossa alma. Abs

Claudia disse...

Muito boa a reflexão. Também aprecio o bom humor do irmão. Acompanho com grande alegria as mensagens, os estudos que vocês, tão dedicadamente, nos proporcionam. Meu muito obrigada aos irmãos.

Ana disse...

Wallace , sempre que posso leio as postagens , admiro a maneira como você interage com agente , é como se falasse diretamente conosco , tratando um problema que nos aflige , nos ensinando a lidar com ele , que Deus continue te abençoando .

Kelu Cristina Silva Moura disse...

Uma bênção !!!!! Este blog tem me ajudado muito,Que Deus continue usando vocês servos valorosos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...