Dois desertos

Antes de conhecer a Palavra de Deus, tinha pavor de desertos, ficava imaginando: o desespero por àgua, as tempestades de areia, os animais peçonhentos, a solidão, as altas temperaturas durante o dia, as baixas durante a noite, nada de atrativo havia para mim nos desertos. Quando os meus olhos foram desvendados e meu coração trocado passei a olhar para o deserto de uma forma diferente.

Sei que ele é muito mais que um espaço físico com localização geográfica, é um estado de espírito. Não por acaso tanto no Velho Testamento como no novo as grandes revelações de Deus se deram no deserto: Os Israelistas passaram 40 anos no deserto, João Batista pregava no deserto e Jesus foi tentado pelo diabo no deserto.

Desertos também são lugares onde se prova a resistência. Ninguém com perspectivas de fracasso sobrevive a poucos metros de terras desertas, seu ânimo abatido logo abate o corpo.

A regra também é válida para os desertos da vida, há um provérbio que diz: "Se te mostrares fraco no dia da angústia, é que a tua força é pequena". Sei que é impossível ao homem não se abater com as tribulações da vida, sou totalmente contra as correntes teológicas que pregam que crente não pode nem deve sofrer, Romanos 8 traz uma forte esperança para todos que passam por momentos difíceis. O apóstolo Paulo cita uma lista desses momentos:

Angústia;
Perseguição;
Fome;
Nudez;
Perigo;
Espada;
Morte.


Podemos passar uma coisa de cada vez ou muitas de uma só vez, o certo é que nunca estaremos sozinhos no deserto "Nada poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus Nosso Senhor" Conclui-se o capítulo 8 de Romanos. É Cristo quem nos fortalece.

Os desertos já não me assustam como antes, pois creio que há uma íntima ligação entre eles e os filhos de Deus.

Crendo em Deus

"Pereceria sem dúvida, se não cresse que veria a bondade do Senhor na terra dos viventes"Sl 27:13
A maior herança de Cristo para a humanidade é a salvação. Ao ser crucificado Jesus resgatou o homem do pecado e da morte dando-lhe vida eterna e remissão dos pecados. Os benefícios da cruz, no entanto não se resumem à eternidade. Para todo aquele que crê e confessa O Filho de Deus como Senhor e Salvador, existe uma vida terrena guardada e conduzida pela vontade e/ou permissão Divina. Aí de nós se não tivéssemos a fé, a esperança e a certeza de que Deus não nos deixa perecer frente aos confrontos desse mundo maligno. N'Ele, por Ele e D'Ele vem o nosso sustento diário. O bondoso Deus não esquece nem por um segundo de todos os filhos seus.

Bíblia ilustrada

"A terra pranteia e se murcha,

o mundo enfraquece e se murcha

enfraquecem os mais altos da terra

Na verdade a terra está contaminada

por causa de seus moradores

porquanto têm transgredido as leis

e quebrado a aliança eterna " Isaías 24:4,5.

Superando limites


No site oficial do atleta, as frases: "Eu posso, eu consigo, eu faço, é só determinação. Mais vale a lágrima de uma derrota do que a vergonha de nunca ter lutado." O atleta se chama Clodoaldo Silva e é paraolímpico.

Sempre que escuto falar em atletas paraolímpicos imagino que cada um deles tem sua história específica de sofrimentos e superação dos próprios limites. Histórias nem sempre alegres, mas transformadas pela vontade de vencer e recomeçar. "Os limites físicos visíveis no corpo perdem espaço diante da persistência do espírito competitivo e do amor pelo esporte".

As histórias que conheci, desses atletas, me fizeram refletir: Enquanto alguns lutam por sobreviver superando limites, outros, potencialmente saudáveis morrem um pouco a cada dia pela escolha errada de intoxicarem seus corpos e almas.

Daí, o começo de uma pequena série (alternativa) com a história de alguns desses atletas,espero que gostem e como eu reflitam um pouco sobre "superar limites".

Clodoaldo Silva-A paralisia prejudicou suas pernas e até os sete anos não conseguia andar. Como a família não tinha dinheiro para comprar um carrinho, Clodoaldo era carregado no colo pelo irmão.O atleta, vitima de poliomielite, apesar de ser cadeirante é destaque internacional na natação.

Foi eleito embaixador do Pan e Parapan Amaricano em 2007,também foi eleito melhor atleta paraolímpico do mundo, é autor de seis recordes mundiais e conquistou muitas medalhas de ouro em sua modalidade: natação.

www.clodoaldosilva.com.br
www.agênciabrasil.com.br
www.espaçoacademico.com.br

Videira Verdadeira II


"Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara e secará; e os colhem e lançam no fogo e ardem"(Jo 15:6)

As videiras possuem um ciclo de vida dividido em três partes: Repouso, crescimento e elaboração. O Período de repouso é também chamado de "hibernação"; as folhas caem e a enxertia de plantas novas e a poda seca são realizadas nesse ciclo.

A poda seca consiste em arrancar varas secas que não mais frutificam para serem lançadas fora(não servem para enxertia).
Deus criou o homem à sua imagem e semelhança(Gn1:26), dando-lhe a liberdade de escolher entre:Viver na videira ou fora dela, ou seja; escolher o bem que lhe traria vida ou o mal que o levaria à morte. As galhas secas representam os que vieram de Deus mas não estão n'Ele. O fogo representa o Hades, inferno, destino dos que negam a Cristo Jesus.

Lácrima Vitis

A videira chora cada vez que um galho com vida lhe é arrancado. O choro da videira é chamado "Lácrima Vitis".

Vidas secas geram tristeza, Jesus chorou sobre Jerusalém porque os de sua pátria não o aceitaram e o reconheceram como Messias, mas para cada vara enxertada há alegria, festa. "Há festa no céu por cada pecador que se arrepende" (Lc 15:7), assim como a festa dada pelo pai do filho pródigo quando o recebeu de volta em casa arrependido(Lc 15: 11-32).

Frutos da Videira

A videira só da bons frutos para vinificação depois de 4 ou 5 anos de plantio, produzindo por mais 25 ou 30 anos. Excepcionalmente existem videiras centenárias ainda férteis, principalmente no Chile e na Argentina onde o clima favorece.

Todo pecador arrependido que confessa Jesus Cristo como Senhor e Salvador passa pelo processo de conversão, sua santificação é gradual, ocorre dia após dia "de glória em glória". Geralmente os bons frutos do Cristão surgem quando "ele deixa de ser menino", como citou o apóstolo Paulo em I coríntios 13,11.

Os Ciclos da videira e o novo nascimento

A vida do novo convertido passa a ser dirigida
pelo Espírito Santo, as coisas erradas vão ficando para trás, perdoadas totalmente por Deus. Daí tem-se inicio uma nova vida, como no primeiro ciclo da videira, em que caem todas as suas folhas para tornar a nascer, os ramos prejudiciais são arrancados, e a poda é realizada para surgir uma videira mais frondosa e saudável (como a vida em Cristo Jesus).

O segundo ciclo ( crescimento ) é natural para os que persistem em caminhar e obedecer.Nessa fase as videiras se preparam para frutificar.

O terceiro ciclo (elaboração), significa as escolhas que certamente prosseguirão por toda a vida, significa também abundância, colheita de tudo quanto foi plantado. A parábola da videira começa com Jesus dizendo "Meu Pai é o Lavrador", sem lavrador não seria possível a vida da videira.

Deus, Eterno Pai é Aquele que por todos os dias anseia que vidas em todos os lugares da terra queiram estar na Videira, assim Ele lhes dará fruto à tempo, vida abundante e fontes eternas não só de águas purificadoras mas de Vinho e Pão.

Fontes pesquisadas:www. academiadovinho.com.br
jornaldovinho.com.br
blog.tudosobreplantas.com
biolde.org.br
Silesdecapital.com.br
www.glosk.com
winexperts.terra.com.br
Bíblia Sagrada, Almeida, Revisada e corrigida SBTB.

Videira Verdadeira I

Baseada nos primeiros versículos de João 15 (1-7),procurei fazer uma pesquisa minuciosa sobre a videira. Certamente uma melhor definição da planta e seu cultivo me levaria a uma melhor interpretação do texto Bíblico. Confesso que de todas as plantas pesquisadas, a videira foi a mais difícil de ter as informações compactadas em estudo primeiramente pelo grande número de informações encontrados, depois pela complexidade de seu cultivo. Tentarei contudo, ser o mais objetiva possível, a fim de facilitar a leitura o estudo foi dividido em duas partes.

"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador" João 15:1

Existem as videiras de origem Européia e Americana. Dentro desses dois gêneros de videiras existe uma grande diversidade de tipos, apenas a videira vinífera ou "Vitis vinifera" é apropriada para o vinho. Ela produz o fruto com teor de açúcar e elementos ácidos em proporções ideais para se chegar a um bom vinho. As demais, americanas, têm baixo teor alcoólico e aroma desagradável, por isso são chamadas uvas de mesa e originam vinho de má qualidade.


Portanto, apenas a "Vitis vinifera" dá origem a um bom e puro vinho. Atualmente as videiras híbridas, provenientes da vitis também são consideradas de boa qualidade.

"Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto para q
ue dê mais fruto" João 15.2.
Jesus certamente conhecia à pratica de cultivo de videiras. Videiras naturalmente criam galhos infrutíferos que precisam ser removidos para não prejudicar a produção de outros galhos. Os galhos que não dão frutos são retirados, assim permitem uma melhor circulação nos galhos mais frondosos, o método produz um aumento na qualidade das uvas e melhora a produtividade da videira.

Cristãos genuínos frutificam naturalmente, como na parabóla do semeador: "Dão fruto um, a trinta outro, a sessenta, e outro a cem por um(Mc 4:8). Os que não frutificam estão na parabóla da videira tal qual o servo que enterrou o talento: "Tira-lhe pois o talento e dai ao que tem dez talentos, a qualquer que tem ser-lhe-á dado em abundância, ao que não tem, até o que tem ser-lhe-á tirado"(Mt 15:28-30).

"Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim" (João 5:3-4)

Não era comum a utilização do método de enxerto na época de Cristo,era sim uma raridade. Para se obter novas videiras, enfiava-se os galhos mais velhos no solo que davam origem a uma nova planta, mas devido a uma grande devastação em videiras ocorrida entre 1865 e 1885, o método se difundiu sendo até hoje o mais utilizado. O responsável pela devastação nos vinharais da Europa foi um minúsculo inseto, medindo não mais que um milímetro, chamado Plyloxera. Esse inseto se aloja na raiz da planta destruindo-a por completo. Apenas o enxerto torna a videira imune ao filoxera. Videiras contaminadas pelo filoxera, têm morte certa.

O PECADO E A VIDEIRA
Lembram das raposinhas responsáveis pelo estrago das vinhas?(Ct.2:15), um minúsculo inseto faz um estrago fatal. Assim é o pecado na vida do cristão, compromete a raiz, o alicerce, causa definhamento espiritual.

JESUS, EXTERMINANDO O FILOXERA

"Se vós estais limpos, pela palavra que vos tenho falado" estás em Cristo, és nova criatura, uma videira limpinha produzindo bons e saudáveis frutos!! Só Cristo!! Nós somos as varas enxertadas
e ao mesmo tempo amparadas e totalmente dependentes da videira mãe para viver. Com enxerto, combate aos males (filoxera), sem enxerto, morte certa.

VARAS LIMPAS

É impossível ficarmos limpos por nós mesmos, também é impossível que não pequemos nunca, porém, existe uma saída para os que estão enxertados: "Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que, nele fôssemos feitos justiça de Deus"(2 Cor 5:21) Há vida na videira, uma generosa vida que é doada à todos os seus ramos.

Fontes:
glosk.com;
winexperts.terra.com.br;
lusofia.com;
tudosobreplanta.com.br;
biolde.org.br;
silesdacapital.com.br
Bíblia Sagrada, Almeida, Revisada e corrigida SBTB.

Mamães Usam


E com a história dos sapatos finalizo a série:Mamães Usam. Espero, de alguma forma ter contribuido para o desvendar da história de alguns itens que usamos diariamente, mas, não sabemos ou sabíamos como tinham surgido.

A história dos sapatos começa a partir de 10.000 a.c, ou seja, no final do período paleolítico(pinturas desta época em cavernas na Espanha e no sul da França fazem referência ao calçado).

Nas câmaras subterrâneas usadas para enterrar egípcios, que têm entre 6 e 7 mil anos, foram descobertas pinturas que representavam os diversos estados de preparo do couro e dos calçados.

As sandálias dos egípcios eram feitas de palha, papiro ou de fibra de palmeira. Também era comum andar descalço e carregar as sandálias usando-as apenas quando necessário. Apenas os nobres da época possuíam sandálias.

Fonte WWW.Jvanguarda.com.br

Mamães Usam


Como parte da série :Mamães Usam, hoje vamos conhecer a origem do perfume, aliás um dos itens mais solicitados para presentear mulheres, afinal, mamães que se cuidam estão sempre cheirosas.

O homem primitivo ao aprender as técnicas de preparar o fogo, começou a modificar o cheiro da fumaça pela adição de ervas e plantas aromáticas. Na idade da Pedra, em 400 a.c, os oléos essenciais eram extraídos das plantas através da pressão com as pedras.

No século 10 dc, um alquimista árabe descobriu o método da destilação e preparou a primeira àgua-de-rosas do mundo.

Em 13 dc, a lavanda tornou-se popular em toda Europa, mas foi na França que a perfumaria tornou-se arte. Em 17 d.c, os perfumes tornaram-se acessíveis e sintetizados, em 1920, foi criado o perfume mais famoso do mundo Chanel 5, por Jean Marie Farine.

Fonte WWW.todos-os-sentidos.com.br

Mamães Usam

Ainda sobre O Dia das Mães, inicio a série: Mamães usam, falando da origem de alguns produtos usados pelas mamães em todo o mundo. Vamos conhecer a origem do sabão? Sem esse produto a limpeza dos lares estaria seriamente comprometida.

O nome sabão, segundo uma antiga lenda romana, teve origem em um lugar chamado Montanha Sapo. Nessa montanha, animais eram sacrificados e, quando chovia, a àgua descia pela montanha carregando a gordura e a cinza dos animais mortos até a barreira do rio Tiber. As mulheres descobriram que esfregando essa mistura nas roupas a sujeira saia com mais facilidade.

A partir de 1920, toda a lavagem de roupa passou a ser feita com sabão esfarelado. O sabão em barra era cortado, aparado e dissolvido em água quente a cada lavada. A tecnologia evoluiu e hoje podemos encontrar sabão em diversos tamanhos e cores. Graças a descoberta, muita roupa suja pôde ser lavada e as famílias terem mais higiene e saúde.

Fonte: www.procter.com.br

Dia das Mães


Pensei em postar algo diferente para o dia das mães, que não fosse: origem da data, mães do ano, eu como mãe, a minha mãe, e coisas do gênero.

Algo que fugisse do sentimentalismo, saudosismo e melancolia que por vezes cerca a data. Escrevem tantas coisas bonitas que tenho vontade de chorar. Aliás, creio que a intenção de muitos é fazer com que mães chorem no dia dedicado a elas. Que me perdoem os compositores mas :Porque as músicas em homenagem às mães têm que ser tão tristes?

Desde a minha tenra infância que o Hit do dia das mães traz em sua letra: "Mamãe, mamãe, mamãe, eu me lembro o chinelo na mão, o avental todo sujo de ovo...", essa não é mais a imagem da mãe do século vinte. Os filhos também não costumam ver as mães da modernidade como fala a música.

Por causa de todo o marketing emocional dirigido aos pais, filhos, avós, enfim à família é que o dia das mães tem se tornado uma data muito mais comercial e muito menos verdadeira em seus propósitos. "Comprem! comprem! caso contrário, não serás um bom filho!".

Fico pensando em quem não tem condições de presentear às mães, ou melhor, em quem sequer têm mãe, deve ficar torcendo para a data acabar mais rápido e acordar mais aliviado no dia seguinte.

Gosto de ganhar presentes, também de presentear, não serei hipócrita de afirmar o contrário, mas com muita ênfase declaro: Não há melhor presente para uma mãe do que um bom filho e não há para o filho melhor presente que uma boa e abençoada mãe, são dádivas incalculáveis celebradas por toda a vida.



Jesus Super Star?

Imagino o Mestre exercendo seu ministério andando nas ruas das cidades na atualidade. Pedro impressionado com a arquitetura dos prédios modernos exclamando: "Mestre, olha, que pedras e que edifícios! E Jesus respondendo: Vês? Não ficará pedra sobre pedra que não seja derribada"(Mc 13:1,2).

Imagino Jesus rejeitando os apelos da mídia: "Compre! Beba! Use!", imagino Jesus andando calmamente sem esbarrar nas pessoas, correr para alcançar o ônibus ou metrô, enfim, resistindo ao ritmo frenético que impõem as cidades, principalmente metrópoles.

Sei, Cristo vive em mim! Anda nas ruas e exerce seu ministério através da igreja, mas, não é disso que falo. Falo de Jesus encarnado vindo e vivendo como homem, exatamente como há milênios atrás. Sei que isso não será mais possível porque a sua próxima vinda será como Rei, Noivo a buscar sua Igreja. Ora, vem Senhor Jesus!

Contudo, não é proibido pensar, então, deixe-me pensar mais um pouco. Imagino Jesus levantando pessoas: doentes, solitários, atormentados. São mendigos, endividados, "pobres ricos", pessoas "caídas" em todos os sentidos.

Imagino Jesus escolhendo lugares estratégicos para pregar: praças, favelas, invasões, leprosários, prostíbulos, embaixo de pontes, estações de ônibus, metrô e também em igrejas. Quantas igrejas Jesus teria para ir! Imagino Jesus chegando de mansinho em cada uma, sentando e observando tudo. Com certeza a oportunidade de Ele falar surgiria e aí, todos pasmariam com tamanha simplicidade e profundidade da pregação.

Sei que tal como fez no passado faria agora: Sinais e maravilhas, mas, tenho absoluta certeza que se recusaria a ser um Super Star. Sim, Ele usaria a TV, o rádio, a Internet, Celular... A tecnologia lhe seria muito útil. Faria sucesso? Inevitável. Como não? Embora alguns ainda resistissem em o seguir, contudo, não sairiam imunes à sua mensagem: "Porventura não ardia em nós o nosso coração, quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as escrituras?" (Lc 24:32)

Ah, como desejaria ver Jesus na TV. Embora, tenha certeza que Ele se recusaria a ser um Super Star. O programa de Jesus seria de alcance mundial (o Pai assim o faria), sua pregação, seria tal qual a dos evangelhos: Arrependimento, salvação, a cruz e seu imprescindível significado, o amor a Deus e ao próximo. Multidões? Certamente, mas Ele se recusaria a ser um Super Star.

Como tocariam em suas vestes se andasse em carro blindado? Como o ungiriam com nardo puro derramando-lhe sobre a cabeça se estivesse cercado de seguranças?

Como lavaria os pés dos apóstolos sendo inatingível? Estando acostumado a todos ajoelharem-se perante Ele? Como apareceria no tanque de Betesda se todos lhe pediriam um autógrafo? Lugares assim não seriam para Ele, só palcos, onde Ele pudesse tocar quem quisesse, porém, nunca ser tocado.

Como Super Star, não seria crucificado, o povo escolheria Barrabás, e aí, estaríamos perdidos para sempre, condenados ao fogo eterno.


Pensando bem, não quero nem pensar em Jesus Superstar.

"Sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens e, achado na forma de homem humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte, e morte de cruz" Fp 2:6,7,8.

Obrigada, muito obrigada Senhor Jesus.

Citações:Almeida, J.F, Bíblia Sagrada, Ed.SBTB,corrigida e revisada1994,1995-Sp.