A Missionária que Morreu de Fome

Campo missionário chinês, assolado pela doença e pela fome (1911)

Lottie Moon, esse é o nome da mulher que é até os dias atuais considerada uma personalidade missionária. Ela nasceu em 1840, no condado de Albermale. Tinha boa educação e cultura. Cursou faculdade, trabalhou como professora, mas ansiava por um ministério cristão. Em 1873 foi enviada como missionária para a China.


Lottie era uma mulher de visão e se dedicou em treinar novos missionários para o campo, além de exercer o aconselhamento. Escreveu muitas cartas e seus escritos "abriram caminho para uma enorme influência sobre a Igreja Batista no Sul dos EUA". Em suas cartas ela pedia para que dessem maior apoio as missões no exterior.

Em 1911, a China foi assolada por epidemias de peste e varíola, seguidas de fome, o que acarretaram a inanição em massa. Lottie organizou um serviço de salvamento e pediu ajuda à sua junta missionária, que se recusou a ajudar. A missionária contribuiu com seus bens pessoais e deu todo o auxílio que podia dar, seus esforços, contudo, pareciam insignificantes diante de tão grande tragédia.
A missionária passou a sofrer de inanição comprometendo assim sua saúde física e mental.Ela morreu a bordo de um navio, na véspera de Natal, quando retornava para sua pátria, completamente desnutrida, aos 72 anos de idade. Uma vida inteira dedicada a missões.

Ainda em vida, Lottie mobilizou as mulheres batistas a orarem e ofertarem para missões mundiais sempre uma semana antes do natal. Em 1888, as mulheres batistas americanas, estabeleceram um alvo de arrecadação: dois milhões de dólares para enviar missionários a China. o alvo foi ultrapassado. desde então, todos os anos, a "Oferta de Natal Lottie Moon", arrecada milhões de dólares no mundo inteiro.

Fonte: Revista Diálogo e Ação conteúdos para aulas de EBD.

Nenhum comentário: