Mulheres Pastoras Na China



Pastora da Igreja Huai'an, Jiangsu

"Acorda, Acorda, Débora"! Este tem sido o chamado para as mulheres da igreja chinesa. Atualmente elas ocupam muitos cargos de liderança na igreja, inclusive o de pastora:"Foi uma mulher que testemunhou primeiro a ressureição de Jesus, hoje, as mulheres, ainda são a espinha dorsal da vida na igreja". Afirma Chen Meilin, secretária executiva do Conselho Cristão da China.

Desde a restauração da igreja na China, ocorrida no ano de 1980, as mulheres têm participado ativamente em todos os tipos de atividades. Contibuindo para o crescimento da igreja. O avanço, coincidiu com a mudança do estatuto social das mulheres na China. Uma sociedade, machista e conservadora, que no passado, proibia até mesmo as mulheres de desnudar os pés, de mostrá-los totalmente. Os homens, eram considerados superiores. Às mulheres, cabia a conformação com o confinamento doméstico. Após o casamento, eram obrigadas a adotar o sobrenome do marido, anulando o de nascimento.

Após várias revoluções ocorridas na China, a situação mudou. As mulheres, desfrutam de mais liberdade . Podem ser vistas atuando em praticamente todas as áreas da sociedade. Uma estatística, realizada no ano de 2004, pelo Conselho Cristão na China, revelou os seguintes dados:

Número de Cristãos: 18.017.750
Número de igrejas: 32.000
Pontos de Reunião: 16.000
Ordenados Pastores: 2.000
Pastoras: 600

O orgão, realizador da pesquisa, afirma que é muito difícil fazer um levantamento preciso dos números da igreja chinesa. Contudo, esse resultado, é fruto de estimativas "na melhor das hipóteses".

Mais de um terço do corpo docente das Escolas Bíblicas e Seminários na China, é formado por mulheres. Tendo, inclusive, mulheres como diretoras de Seminários de Formação de Líderes. "Há muitos capítulos e versículos que descrevem o amor de Deus, a partir de uma perspectiva da mulher: "Pode uma mulher esquecer-se tanto do filho que cria, que não se compadeça dele , do filho de seu ventre? Mas, ainda que esta se esquecesse, eu todavia, não me esqueceria de ti" Is 49:15". "A imagem de Deus, é encontrada em homens e mulheres". (Chen Meilim)

O que eu acho desse fenômeno? Acredito que a salvação de almas é o princípio fundamental do Reino de Deus. Para isto, Ele usará a Sua Palavra. Somente Ela, tem o poder de libertar o homem, dando-lhe nova vida. Para transmitir a Palavra, Ele capacitará quem lhe aprouver. Não importa o sexo.

"O Reino de Deus é semelhante ao fermento, que uma mulher toma e introduz em três medidas de farinha, até que tudo seja levedado" Mt 13:33.

Acredito, contudo, que a ordenação de pastoras, deve ser e
xceção, não regra.

Seminário Chinês


Coral da Suining Igreja


Escola de Pastoras


Outro ângulo da Escola de Pastoras


Por:Wilma Rejane.
Fonte:amitynewsservice.org

3 comentários:

Pastor Julio disse...

O pensamento, as idéias e a unção não tem sexo, mulheres pastoras é uma ótima idéia, pois elas são muitas vezes pilares da família, por isso estão credenciadas ao aconselhamento, sei que tem igrejas no Brasil em que as mulheres não podem assumir posição de destaque, aquela coisa de submissão que tantas vezes é confundida. Parabéns pela matéria

Wilma Rejane disse...

Nobre pastor,

Louvado seja Deus por seu entendimento. No Evangelho de Mateus, cap 23 versículo 37, Jesus diz:

"Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste"

Jesus não se incomodou em se comparar a uma ave no feminino. A galinha, seria Deus. Os pintinhos, os judeus. Por que, Ele condenaria as muitas pastoras que cumprem a missão de congregar filhos debaixo de suas "asas" (a igreja) ?

Deus o abençoe.

Elenilda Gramiscelli Sales disse...

A Paz do Senhor amados! Viemos conhecer o Blog e ficamos felizes por vermos que é um Blog diferente. Muito boa postagem, nos faz refletir sobre a real necessidade que é o Reino e Deus tem e usa suas ferramentas como lhe convém. Gostaria de convidá-los para visitar o Blog Trabalhadores do Reino, seria uma alegria tê-los por lá. Deus abençoe e prospere o vosso trabalho Nele.
Abraços!

Anderson e Elenilda
Blog Trabalhadores do Reino
http://trabalhadoresdoreino.blogspot.com/