Teologias Contemporâneas - Edições Vida Nova




 "Dupla delícia - O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado." (Mário Quintana)


Teologias Contemporâneas mostra que a Teologia do século XX seguiu um caminho de diversificação e fragmentação. Prova disso é a própria organização do livro que se divide em três grandes momentos. Merecem destaque as figuras de Barth, os irmãos Niebuhr, de Bultmann, Tillich e Bonhoeffer, todos considerados integrantes de uma influente escola teológica de pensamento, a saber, a neo-ortodoxia. Ao todo, o livro aborda quatorze correntes teológicas diferentes, ilustrando bem a  história da  teologia até os dias atuais.

A novidade dessa obra em português é o acréscimo de um apêndice escrito pelo teólogo e filósofo Jonas Madureira. Nesse apêndice, o leitor encontrará uma apresentação da teologia de Carl F. H. Henry, considerado por Billy Graham como o mais importante teólogo do evangelicalismo da segunda metade do século XX.

Recomendo a leitura do livro para estudantes de Teologia, Filosofia, História e afins. É uma obra riquíssima.


Trecho do livro:

"É claro que muitos cristãos ficaram perplexos com a postura covarde dos cristãos alemães, o que resultou no surgimento de uma comunidade cristã de oposição, a “igreja confessante”, uma igreja subterrânea com liderança e seminários clandestinos próprios Barth foi um dos ponta-de-lanças da organização. Foi também um dos principais autores da Declaração de Barmen - um documento redigido entre 29 e 30 de Maio de 1934, em Barmen, na Alemanha, durante um congresso do qual participaram luteranos, reformados e outras organizações eclesiásticas que tinham se unido com o propósito de resistir a ocupação do Terceiro Reich, do papel qua cabia a igreja. A declaração foi um desafio consciente ao regime de Hitler insistindo na autonomia da igreja em face da coerção politica."
Autores: Stanley J. Grenz – Ed.L. Miller
Editora: Vida Nova
Formato: 14 x 21 cm / 272 Páginas
Edição: 2011


Por Wilma Rejane
Parceria: Editora Oxigênio e Tenda Na Rocha.

2 comentários:

pastor vanelli disse...

Como sempre as boas dicas da Mestra Wilma Rejane. Vou ler Teologias Contemporâneas. Muito interessente a prévia dada do livro. Agora eu não sabia que a minha esposa tinha um primo chamado Jonas Madureira, hehehehehe.abraço.

Wilma Rejane disse...

Oi Pr. Vanelli!

É um livro que precisa ser lido por quem está na àrea Teologica, principalmente.

Madureira é sobrenome de sua esposa, doutora advogada? Taí, o blog também revela parentescos (risos).

Obrigada Vanelli, é sempre uma alegria tê-lo como companheiro na blogosfera e também Facebook, né?

Deus o abençoe, em saúde, ânimo e paz.