O Milagre da doação de orgãos : Aconteceu comigo



"Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos." João 15:13



Wilma Rejane

Em 12 de Setembro de 2011, adentrei na sala de cirurgia do hospital Francisco Vilar, em Teresina para realizar transplante de córnea do olho direito. Havia perdido a visão desse olho, no ano de 2003, após uma grave infecção fúngica, ocasionada por uso de lente de contato. Passei por momentos muito difíceis e foi nessa época que me converti ao Evangelho de Jesus Cristo, Deus realizou o primeiro transplante em mim: “ “E vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo” (Ezequiel 36:26). Recebi um novo coração e apesar de ter a visão carnal reduzida, Deus me alargou a visão espiritual.

Faço visitas periódicas a oftalmologista Dr ª Namir Clementino. O transplante foi um sucesso, com a benção de nosso Deus! Recuperei 80% da visão. Ou seja, estou enxergando bem com o novo olho! Como fazia muito tempo que não utilizava a contento os músculos do olho direito, o pós transplante revelou que desenvolvi um leve estrabismo, o que está sendo tratado e com tempo, paciência e benção do amoroso Senhor Jesus, será resolvido. Eu que já estava completamente conformada com a perda da visão, aprouve a Deus me dar renovo. Durmo e acordo com essa lição de fé e misericórdia estampada em meu rosto.





12 de Setembro de 2011, minutos antes da cirurgia de transplante

Não sei ainda quem foi o doador da córnea que me devolveu a visão, mas oro sempre pela família pedindo para que seja abençoada. Me é impossível saber por onde andou e o que viu meu doador: quantas lágrimas derramou e quanto sorriu com a córnea que hoje me pertence, pela graça de Deus. Contudo, sei que haverá um tempo em que tudo o que nos é oculto será revelado, por isso guardo as interrogações para um futuro desejável. “... porque nada há encoberto que não haja de revelar-se, nem oculto que não haja de saber-se.  Mateus 10:26




"O Brasil possui hoje um dos maiores programas públicos de transplantes de órgãos e tecidos do mundo. Com 548 estabelecimentos de saúde e 1.376 equipes médicas autorizados a realizar transplantes, o Sistema Nacional de Transplantes está presente em 25 estados do país, por meio das Centrais Estaduais de Transplantes. Para ser um doador, não é necessário fazer nenhum documento por escrito. Basta que a sua família esteja ciente da sua vontade. Assim, quando for constatada a morte encefálica do paciente, uma ou mais partes do corpo que estiverem em condições de serem aproveitadas poderão ajudar a salvar as vidas de outras pessoas. Lembre-se que alguns órgãos podem ser doados em vida. São eles: parte do fígado, um dos rins e parte da medula óssea."



Amados leitores, a Bíblia não faz referências direta a doação de órgãos, contudo creio que é da vontade de Deus que vidas sejam salvas em todo e qualquer tempo. Jesus disse:"Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos." João 15:13


Ele entregou a própria vida para nos salvar, para nos fazer viver algo novo e melhor. Através de Sua morte, recebemos perdão e cura, na Sua ressurreição temos a certeza de que também renasceremos em novo corpo para a eternidade: “Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas. Filipenses 3:20-21”

Ser doador é um gesto de amor e generosidade que acredito não ser condenável pelo nosso doador maior que é Jesus.

 Jhaymeson e Joyce, aqui a caminho da praia.

Agradeço a Deus por me fazer ver raiar o sol e despontar a lua com os olhos da fé e do milagre. É interessante que certa vez orei dessa forma: “Senhor, já estou conformada com o olho cego, mas  gostaria muito de ser testemunha de mais um milagre e poder ver meus netos com os dois olhos”. Bem, Julho  desse ano, nasceu Sofia,  nossa primeira neta. Sofia é fruto do amor entre Joyce (nossa primogênita) e Jhaymeson. Pude ver Sofia, cada detalhe de seu pequenino e saudável corpo, graças a nova córnea,  aleluia! Deus surpreende e reserva maravilhas para os que o amam!

Sofia, aqui já com dois meses. Dormindo no colo da mamãe Joyce.


 Acredite sempre que o melhor de Deus para sua vida está por vir. Amém.

5 comentários:

Maurício de Souza Lino disse...

Querida irmã Wilma, Paz de Deus!
Como é bom ser agraciado por Deus! É de seu feitio! É próprio do Senhor, dar de si mesmo. Aleluia! Deus a abençoe abundantemente! Glorifico ao Senhor por mais essa etapa da vida! Aleluia!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Wilma.

Que legal, é ótima essa iniciativa de falar sobre transplante. O seu transplante. O preconceito, o medo, a indiferença grassa nesta situação de necessidade de mudança pelo método cirúrgico.

Preconceituosos existem por falta de informação, ou informação pela metade, ou equivocada. O pior dos equívocos é a cogitação de comércio. Sim, cogitação: porque se fala sem provas, e muitas vezes com aqueles ares de lendas urbanas. Seu post é um serviço social importante para acabar com a desinformação.

Medo: quem necessita passar por uma cirurgia, muitas vezes precisa conhecer alguém que já passou pela experiência. Nada melhor que alguém que literalmente conhece o caminho para indicá-lo a quem precisa passar por ele.

Indiferença... Ah, alguns dias atrás eu conversava com alguém, online, sobre este assunto. A tal pessoa é contra as doações de órgão. Então, respondi: “Todos nós somos doadores, querendo ou não. Quem em vida não declara que decidiu doar órgãos ao próximo, um dia os doará mesmo sem querer e sem declaração. Os vermes serão os únicos beneficiários a sete palmos abaixo do solo!”.

Abraço.

Wilma Rejane disse...

Paz de Deus, presbítero Maurício!

É verdade: "Deus se doa por, em e para nós".

Enquanto regamos sonhos com lágrimas, Ele envia gotas de chuva "grávidas" de milagres. Louvado seja esse Deus!

Com amor,

Em Cristo Jesus

Que nos guarda.

Wilma Rejane disse...

Olá Eliseu,
Graça e paz!

Esse artigo tem (inclusive), o objetivo de animar os possíveis receptores de córneas doadas.

Ao se inscrever no banco de orgãos, é necessário se manter em oração a Deus para que Ele reserve uma córnea compatível. A oração faz toda diferença no processo. Através dela me senti segura para realizar a cirurgia, vi Deus agir sobre cada detalhe.

Essa indiferença, irmão Eliseu, acontece por desinformação e falta de amor. É ai que percebemos que ainda existe tabus a serem quebrados pela igreja: transplante de rgão é um deles.

Obrigada,

Deus o abençoe.

Naninho disse...

Facebook anuncia opção de doação de órgãos no perfil da rede social: http://www.naninho.blog.br/saude/transplantes/facebook-anuncia-opcao-doacao-orgaos-perfil-rede-social.html