Bem aventurados os fiéis no relacionamento!

Não há ninguém, mesmo sem cultura, que não se torne
poeta quando o Amor toma conta dele.
Platão

Wilma Rejane


A criação de laços entre duas pessoas no processo de evolução humana teve inicio quando mulheres  fiéis começaram a escolher bons provedores para serem seus pares, esse foi o resultado de um estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), republicado no Brasil pela Revista Exame em 01/06/2012. O autor do estudo Sergey Gavrilets, defende que homens fisicamente inferiores se beneficiaram quando as mulheres optaram pelos "melhores provedores" ao invés dos "mais fortes". Eles então concentraram seus esforços para conseguir dar melhores condições de sustento a mulher amada e isso resultou em aumento das proles.

Sergey é um biólogo evolucionista que se utilizou de modelos matemáticos para validar sua pesquisa. É claro que não concordo com modelos evolucionistas, essa teoria contraria a fé em um Deus único e soberano que criou todas as coisas e o homem a Sua imagem e semelhança. Contudo, não jogaria na lixeira esse estudo cientifico sobre  fidelidade, porque comprovadamente 10 entre 10 mulheres sonham com um parceiro fiel e dedicado a família. Acredito que os homens não pensam diferente, afinal a fidelidade é questão urgente e necessária em se tratando de relacionamentos, e não apenas amorosos.

Fidelidade é uma palavra que coroa os nobres, os valentes que persistem em amar o amor de quem se ama por opção de caráter. Ser fiel é um desafio diário. Enquanto se rema para a montanha familiar que se firma em solo fértil e seguro como memorial, um abrigo que acolhe circunstâncias e circunvizinhanças o mar lança bravas ondas para te fazer naufragar. Ser fiel é também uma questão de fé em todos os seus princípios terrenos e celestial. Fé e fidelidade.

Encontramos pelo menos dois referencias no idioma grego para a palavra fidelidade: "emunah e pistis".

Emunah: firmeza, estabilidade, lealdade, fidelidade. Essa palavra pode ser encontrada no famoso verso do Antigo Testamento, livro de Habacuque 2:4 "O justo, pela sua emunah viverá". Isto é pela sua fé firme, estável, inabalável. Também no livro de Provérbios 28:20: "O homem emunah (fiel) abundará em benção".


Pistis: em Marcos 11: 22: " E Jesus, respondendo disse-lhes: tende fé (pistis) em Deus. Atos 6:7 "e grande parte dos sacerdotes obedecia a fé (pistis)".Fidelidade e fé estão intimamente ligadas como caule e raiz.



Fidelidade emana em nós como atributo divino, algo nascido de Deus e preservado nos que se voltam para Ele, incluo a linda história de fidelidade presente nos pinguins. Quando conheci a maravilhosa forma como Deus trabalhou nesses animais, fiquei encantada! Quem dera que a tal teoria da evolução tivesse começado pela Antártida entre as colônias de pinguins (risos)

Nos meses de Março, em todos os anos, centenas de pinguins fazem uma jornada de milhares de milhas de distância pelo continente, enfrentando animais ferozes, temperaturas frias, ventos congelantes e águas profundas, tudo para encontrar um amor para acasalar. Os machos são os primeiros a chegar e encontram seus ninhos nos mesmos lugares dos anos anteriores. Então, eles cuidam do ninho e preparam tudo para chegada da fêmea. As fêmeas vão chegando aos poucos e muitas vezes até um mês depois dos machos. 

Quando as fêmeas tão aguardadas chegam, os machos cantam para serem encontrados por sua parceira. o encontro é comemorado com uma dança particular. Quando o macho gosta de uma fêmea, ele procura na praia toda pela pedra mais bonita, quando finalmente acha,  ele vai se balançando até ela e se apresenta com a pedra colocando-a em seus pés. Se ela aceitar serão companheiros por toda a vida! Ainda se um dos dois chegar a morrer, o outro permanece fiel sem acasalar novamente. Que linda lição, quem quer um amor tal qual dos pinguins?! 

Além dos pinguins,  poderia citar o exemplo Bíblico de José e Maria que permaneceram firmes na união mesmo após a notícia de uma gravidez sobrenatural.  A fé em comum no Deus de Israel, proporcionou consistência ao relacionamento. Por que não lembrar de Jó que passou por um redemoinho de provações e mesmo tendo sido menosprezado pela esposa, reconstruiu sua vida ao lado dela. Jó era um homem de fé pelo que sabia que fidelidade agrada a Deus. 

Louvado seja o amor e a fidelidade, atributos dos que vivem pela emunah e pistis.

Todas as fontes como links e ainda: Bíblia de Estudo Plenitude, SBB, Revista e corrigida, 1995.

Nenhum comentário: