Hit em Israel e a Segunda Vinda de Jesus



Por Wilma Rejane


Uma canção está fazendo muito sucesso em Israel, ela invoca a vinda do Messias, especificamente desde o lugar onde estão sepultados Sara e Abraão: a cova de Macpela. O cantor e compositor é Amyr Benayon , judeu nascido em Bersheba. Além da clara referência a vinda do Messias, a música contém ainda alusões cabalísticas, vejam a letra:



Título: Em pé no portão ( Noticia em Arutz Sheva)

Ouvi dizer que você está voltando pelo  caminho

Vi anjos preparando a mesa para o filho do Rei

Eu vi uma escada, também, subindo e descendo

Ouvi vento tocando as folhas

Eu te vi, não era um delírio

Ouvi dizer que o mar declarou um dia feliz

Eu vi as estrelas e a dança da lua



Eles, também, sabem como reverter

Ouvi dizer que o sol é na verdade uma sombra

Eu vi uma torre tremer e cair

(Coro)

Venha, estamos esperando por você por muitos anos

Nós nos tornamos loucos, nós perdemos o nosso rosto

Estamos simplesmente a definhar, então venha

Sim, venha, não há mais vasos * para que possamos quebrar

Nós não sabemos o que está sóbrio

Nem  bêbado, e caindo no poço, como acontece

Então venha, venha sim

Ouvi dizer que você está realmente em pé no portão

e que cada cordeiro inocente será capaz de viver na floresta, e eu ouvi

que este coração, também, não vai mais morrer

Imagino  você assinando um tratado de paz com a realidade

Todos os sons será uma simples canção

Venha, estamos esperando por você ...

* A alusão cabalística. Cabala é uma filosofia esotérica nascida no judaísmo e que investiga Deus. "Quebrar vasos" nessa filosofia significa "desejo de receber o que é do outro, de Deus". Dizer que "Não há mais vasos para serem quebrados" pode ser traduzido em: " Esgotaram-se todas as esperanças para Israel" só nos resta a chegada do Messias.


Visão aérea de Macpela em Israel

O que Amir pede ( "Imagino  você assinando um tratado de paz com a realidade") na verdade, e sem se dar conta disso, é a vinda do anticristo, ele é quem assinará um acordo de paz com Israel por alguns anos, Daniel 9:27:  O anticristo fará um acordo de paz com Israel por algum tempo (estudos afirmam que o tempo é sete anos), iniciando a Tribulação:"E ele fará um pacto firme com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador; e até a destruição determinada, a qual será derramada sobre o assolador."

Uma pena que esta canção tenha virado hit justo na terra onde nasceu Jesus, O Messias Salvador. E pensando nisso é que aqui exponho um estudo traduzido de Gary Fisher sobre a segunda vinda de Jesus. Ele virá e não falhará, pois essa é a esperança e certeza da Igreja que O aguarda.


A Volta do Senhor

A Bíblia ensina que Jesus voltará. Esta volta deveria interessar a todas as pessoas. Quando Jesus voltará? E como? E o que acontecerá, quando Cristo voltar? Estas perguntas têm respostas simples na Bíblia.
Quando?

"Mas a respeito daquele dia e hora, ninguém sabe nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai. Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio, comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem" (Mateus 24:36-39). "Mas a respeito daquele dia ou da hora ninguém sabe; nem os anjos no céu, nem o Filho, senão o Pai" (Marcos 13:32). "Irmãos, relativamente aos tempos e às épocas, não há necessidade de que eu vos escreva; pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite. Quando andarem dizendo: Paz e segurança, eis que lhes sobrevirá repentina destruição, como vêm as dores de parto à que está para dar à luz; e de nenhum modo escaparão" (1 Tessalonicenses 5:1-3).


Ninguém sabe quando Cristo voltará. O próprio Cristo não sabia. Sabemos somente que Ele voltará inesperadamente, sem aviso. Quem quer que se proponha a marcar uma data para a volta do Senhor pensa que sabe algo que nem Jesus, nem os anjos sabiam.

Sempre temos que permanecer preparados para a volta do Senhor. "Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor. Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa. Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do homem virá" (Mateus 24:42-44). Desde que nunca sabemos quando o ladrão pode chegar, temos que manter nossas casas sempre fechadas. Desde que não sabemos quando o Senhor voltará, temos que sempre viver fielmente. A natureza imprevista da volta do Senhor significa que é impossível olhar em volta buscando sinais, numa tentativa de calcular uma data aproximada. Ninguém tem qualquer idéia de quando o Senhor pode voltar. Ele pode voltar antes que você termine de ler isto; ou poderiam se passar outros 2000 anos a partir de hoje. Que possamos estar sempre prontos!

Como?

"Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor" (1 Tessalonicenses 4:16-17). Quando Jesus retornar, todos saberão.

O Quê?

Já vimos que os mortos ressurgirão quando Cristo voltar. Em João 5:28-29 Jesus disse que todos os mortos (os justos e os ímpios) ouvirão sua voz, ao mesmo tempo, para saírem de suas tumbas. 1 Coríntios 15:50-55 indica que aqueles que ainda estiverem vivos, no retorno de Cristo, serão transformados de modo que possam herdar o reino de Deus, com corpos glorificados e incorruptíveis.



Cristo voltará visível, em tempo inesperado e desconhecido. Quando ele voltar:

- Todos os mortos serão ressuscitados.

- Os viventes serão transformados.

- Todos os homens serão julgados.

- O reino será devolvido ao Pai.



Objeções e Perguntas

E sobre o estabelecimento do reino de Cristo?


O Velho Testamento predisse a vinda do reino de Cristo. "Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés. O Senhor enviará de Sião o cetro do seu poder, dizendo: Domina entre os teus inimigos" (Salmo 110:1-2). É interessante que o Novo Testamento cita esta passagem muitas vezes e mostra que ela foi cumprida quando Cristo subiu de volta ao Pai. "Exaltado, pois, à destra de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vedes e ouvis. Porque Davi não subiu aos céus, mas ele mesmo declara: Disse o Senhor ao meu Senhor: 

Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés. Esteja absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel de que a este Jesus, que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo" (Atos 2:33-36). Deus já instalou Cristo como rei. Estude também Mateus 28:18; Efésios 1:20-23; e Apocalipse 19:16. Os cristãos já estão no reino de Cristo. "Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor" (Colossenses 1:13). "E nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém. . . . Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulalção, no reino e na perseverança, em Jesus. . ." (Apocalipse 1:6,9). .

E sobre as promessas de Deus aos judeus?

Deus prometeu dar a Abraão e seus descendentes, os judeus, a terra de Canaã. Ele cumpriu essa promessa completamente (Josué 21:43-45; Neemias 9:7-8). Se os judeus conservariam essa terra ou não, isso dependeria de sua fidelidade ao Senhor (Deuteronômio 28:58,63). Por causa de sua infidelidade os judeus perderam seu direito à terra prometida.

Deus também prometeu abençoar os judeus e todas as nações com a vinda de Cristo. As bênçãos espirituais em Cristo não foram destinadas a todos com sangue de Abraão em suas veias, mas àqueles que compartilham a fé de Abraão (Romanos 2:28-29; 4:16-17; 9:6-8; 11:1-5; Gálatas 3:6-9). O Velho Testamento tinha predito claramente que os gentios fiéis também seriam trazidos para partilhar igualmente as bênçãos dos judeus fiéis (Gênesis 12:3; Isaías 2:1-4; 11:10-12; Zacarias 8:23). Paulo disse que atualmente: "Não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus" (Gálatas 3:28).

Muitas das profecias do Velho Testamento descrevem o reino de Cristo em um tempo de paz e prosperidade. Há pessoas que compreendem mal e imaginam que elas estão falando de uma paz e uma fartura material; mas não estão. Estas profecias do Velho Testamento têm que ser espiritualmente entendidas. Passagens como Isaías 11:1-10 e Amós 9:11-15, que são freqüentemente aplicadas a algum futuro reino material de Cristo, são ditas por escritores do Novo Testamento como tendo sido cumpridas espiritualmente no reino de Cristo agora (Romanos 15:12; Atos 15:13-18). É muito importante que permitamos que a revelação que Deus fez no Novo Testamento tenha prioridade na explicação do que ele pretendia nas profecias do Velho Testamento.

E sobre os sinais dos tempos?

 "E, certamente, ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; vede, não vos assusteis, porque é necessário assim acontecer, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, reino contra reino, e haverá fomes e terremotos em vários lugares; porém tudo isto é o princípio das dores" (Mateus 24:6-8). Observe o assunto desta passagem. Em Mateus 24:1-2, Jesus falou sobre a destruição do templo e de Jerusalém, o que ocorreu 40 anos mais tarde, em 70 d.C. Os discípulos no versículo 3, perguntaram quando estas coisas aconteceriam e também sobre sua última volta. Jesus, primeiro, respondeu à pergunta sobre a destruição de Jerusalém. Ele advertiu, nos versículos 4-14, que muitas coisas aconteceriam, mas que não ficassem alarmados. Estes não seriam ainda os sinais do fim de Jerusalém. Então, ele lhes contou o que o sinal realmente seria, no versículo 15, e advertiu-os para que fugissem quando o vissem. 



E sobre as duas ressurreições?

A Bíblia ensina que todos os mortos ressurgirão ao mesmo tempo. "Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo" (João 5:28-29). Haverá a ressurreição para vida eterna com Deus e para condenação eterna.



E sobre a grande tribulação?

Está na moda ensinar que Jesus voltará secretamente e arrebatará seus fiéis, e que o mundo então passará por um período de 7 anos de sofrimentos. A idéia desse período de 7 anos de tribulação, quando o Senhor voltar, não é nem sequer sugerido na Bíblia, muito menos ensinado. A Bíblia certamente ensina que os cristãos sofrerão tribulação (João 16:33; Atos 14:22; 2 Timóteo 3:12). E há períodos de tribulação ainda maior, tal como o que ocorreu quando Jerusalém foi destruída (Mateus 24:21) ou como aquele que as igrejas do Apocalipse sofreram (Apocalipse 1:9; 2:9-10; 7:14). Mas nenhuma passagem da Bíblia menciona um período especial de 7 anos de tribulações na volta de Cristo.


*Obs da blogueira: Escatologia é a ciência que estuda as ultimas coisas, especialmente a segunda vinda de Jesus. Existem três escolas de pensamentos que interpretam as Escrituras de forma distinta: Premilenialismo , Amilenialismo e Posmilenialismo. A divergência de pensamento, contudo, não prejudica a mensagem principal do Livro da Revelação que é: Jesus veio, foi morto em uma cruz para salvar a humanidade , mas ressuscitou! Está a direita de Deus Pai e voltará uma segunda vez como Rei dando fim a história das gerações dos homens e inicio a um tempo de paz eterna.



Deus os abençoe.

2 comentários:

Ministério Sidnei Vivente disse...

Minha querida irmã Vilma, sou um fiel admirador de suas postagens, que se tornaram para mim, uma fonte inspiradora de muitos de meus sermões, porém devo considerar que esta interpretação escatológica, me incomodam muito, uma vez que eu e muitos que te acompanham não tenham o mesmo pensamento do cometarista, na questão do arrebatamento e das ressurreições, isso não tira o brilho de suas postagens, porém o que nos preoculpa, e afastamento de alguns que por não concordarem com a interpretação do cometarista, e assosciarem com a concordância da irmã referente a esta interpretação, a amada venha perde-los, por isso creio que a irmã deva continuar com suas mensagens lindas, e deixar de lado tudo que gera divergências.

Atenciosamente: Pr Sidnei Vicente, da Assembleía de Deus do belém, Mogi Mirim SP.

Wilma Rejane disse...


Graça e paz de Jesus,Pr Sidnei.

Quando o assunto é escatologia,de fato, surgem muitas discordâncias interpretativas.

Porém,percebi alguns exageros no artigo de Gary Fisher, por essa causa,suprimi do texto tudo que pudesse gerar dúvidas.

Muito obrigada,sua observação e conselho foram validos e úteis.

Deus o abençoe.