Quando o verbo é perdoar





Wilma Rejane

Ao nos ensinar sobre oração, Jesus inclui a necessidade diária do perdão:  "Perdoa as nossas dívidas,assim como perdoamos aos nossos devedores." Mateus 6:12. É aqui que engasgamos nas palavras, pois nem sempre é fácil perdoar. Somente um Deus gracioso e abundante em favor para nos capacitar nessa ação. Sem perdão em nosso coração a amargura cria raízes e a vida fica prejudicada, andamos devagar e tristes como se estivéssemos carregando cargas pesadas.

Aliás, Salach, é a palavra hebraíca mais comumente usada para definir o perdão na Bíblia ( Strong 05545) a tradução significa: " aliviar alguém de uma carga". Salach sempre se refere ao perdão de Deus para com os homens: "É Ele quem perdoa todas as tuas iniquidades e sara todas as suas enfermidades" Sl 103:2. Aleluia! Jesus usou Salach para dizer ao paralítico: "Homem, os teus pecados estão perdoados!" Lc 5:20 e outra vez se lê que Jesus É Aquele que remove nossas cargas nos dando descanso: "Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Mateus 11:28-29.

Assim, todas as vezes que nos sentirmos presos pelo jugo da culpa e da falta de perdão, recorramos a Cristo Jesus, na certeza de que seremos aliviados, perdoados, porque Ele é grandioso em misericórdia, a cada manhã renova seu estoque de perdão. Lm 3:22.


Ele perdoa

Jesus é o maior exemplo de perdão, pois tendo sido julgado e condenado injustamente, perdoou seus acusadores. Ele perdoa a todo que se arrepende e com amor incondicional recebe corações em pedaços renovando-os em graça e poder. Deus se fez homem para que em cada um de nós reinasse a paz que somente Ele é capaz de proporcionar. Por isso, com confiança recorremos a Cristo para descansar a alma.

Que não precisemos chegar ao extremo da dor para conhecer o valor do perdão. Mas que de fato, possamos orar a oração que Jesus ensinou de modo a não sentir culpa ou amargura pela falta de perdão. Que o verbo perdoar seja recíproca nos paralelos e verticais caminhos da vida, como a cruz em que morreu Jesus, como a ressurreição que nos resgatou para que pudéssemos viver amparados pelo poder do mais puro amor. 

Ela perdoou


Maria Nice, de João Pessoa na Paraíba, em Novembro passado perdoando o assassino de seu filho. Uma cristã evangélica vivendo o Evangelho.



O perdão cura dias, meses, anos, vidas inteiras de pecado! Mas o perdão começa em nós. É quando reconhecemos que somos tão falhos quanto qualquer ser humano poderia ser e tão necessitados de Deus que a comunhão é o bem mais precioso a ser preservado. Tem um ditado que diz: “Santo, não é o que nunca se suja, mas o que se lava constantemente”. Que Deus nos ajude a perdoar.

Em Cristo.

Nenhum comentário: