A importância de um bom conselho




  
Wilma Rejane


"Uma palavra dita a seu tempo é como maçãs de ouro em
bandejas de prata. "Provérbios 25:11


O que seria comparável a um bom conselho? Provérbios 25:11 diz que a maças de ouro em bandejas de prata. Há traduções que dizem: “Uma palavra sobre rodas é como maças de ouro em bandejas de prata” (tradução Veneza). Curiosa comparação esta de Salomão que deveria ter em seu palácio real tantas bandejas de pratas como frutos de ouro em objetos de decoração. Prata e ouro dizem respeito a coisas purificadas, provadas e úteis. E não apenas úteis, mas belas.

O tempo sobre rodas é aquele que se move por conselhos sábios, seguindo  direções certas, evitando a tortuosidade e os prejuízos, advindos de quem não sabe para onde vai. A boa palavra movimenta os homens de modo a ultrapassarem os obstáculos que aparecem tantas vezes em formas de montes que escondem o horizonte. Jesus disse “ Eu asseguro que, se alguém disser a este monte: 'Levante-se e atire-se no mar', e não duvidar em seu coração, mas crer que acontecerá o que diz, assim lhe será feito” Marcos 11:23. Palavras “movem os montes” e o que é a vida senão a reunião de palavras pensadas, ditas? Um homem se torna sábio ou louco pelo falar.

Profeta Isaías disse: “O Soberano, o Senhor, deu-me uma língua instruída, para conhecer a palavra que sustém o exausto. Ele me acorda manhã após manhã, desperta meu ouvido para escutar como alguém que está sendo ensinado.” (50:4).



Assim ouvir a Deus, seguir a direção do Espírito Santo e manter a comunhão com Cristo, são formas de conhecimento que promovem a linguagem profética para dizer palavras firmes no tempo oportuno. E o caminho sobre rodas segue bem seu rumo. A Palavra Divina é o melhor conselho.


O conselho da maioria...

E quando Pilatos quis decidir a quem crucificar na Páscoa em Jerusalém, recorreu ao conselho  da multidão que escolheu crucificar um inocente e libertar um criminoso.

Quando Moisés subiu ao monte Horebe para ouvir Deus, a multidão que o esperava na planície não teve sabedoria para aguardar o conselho de Deus. Os murmúrios  impacientes se avolumaram e os conselhos foram sendo criados: façamos um bezerro de ouro, que esteja entre nós! (Êxodo 32:1-10)Como um conselho tão louco conquistou adeptos?! Simplesmente eles retiraram os olhos dos montes e transferiram o olhar para si mesmo. Imediatistas, apressados, irados pela ausência demorada do profeta, escolhem o pior conselho.

Conselhos são passíveis de críticas. Nem sempre o bom conselho está na maioria, mas no silêncio de uma prece, na mansidão de um coração paciente que confia no socorro do Senhor mesmo quando as respostas demoram a chegar e o silêncio dói: "Elevo os meus olhos para os montes, de onde me virá o socorro? Meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra" (Salmo 121:1-2)

Melhor Conselheiro

Jesus é o melhor dos conselheiros porque sonda aquilo que o homem não consegue sondar: “ Um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Isaías 9:6.

No livro de Josué, Deus ensina que toda tomada de decisões, necessariamente deveria passar por Ele. Mas, os homens do exército de Josué falharam algumas vezes e sofreram com a consequência de seus atos, por não pedirem conselho ao Senhor (Josué 9:14).

Moisés temia liderar sem o conselho de Deus porque sabia que era falho e poderia errar, em certo momento da vida ele faz uma declaração que deveria ser a nossa também: "Senhor, se Tu não fores conosco, não nos faças subir daqui" Êxodo 33:12-15. Mesmo esse líder tão intimo de Deus precisou ouvir conselhos humanos como o de seu sogro Jetro ( Êxodo 18:1-24)

Sábios conselhos:

Pv 8:14 -Meu é o conselho sensato; a mim pertencem o entendimento e o poder. 

Pv 12: 5- Os planos dos justos são retos, mas o conselho dos ímpios é enganoso. 

Pv: 15: 22 -Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos quando há conselheiros sábios. 

Salmo 73:24- Tu me diriges com o teu conselho, e depois me receberás com honras.

Provérbios 13:10 - O orgulho só gera discussões, mas a sabedoria está com os que tomam conselhos.

Concluindo...

Quem pode comer maças de ouro? Ninguém. Mas elas podem ser ofertadas como presentes, tornando mais rico quem as recebe. O bom conselho é esse presente que enriquece e chega purificado: pela experiência de vida,  proximidade com Deus, bom senso. Mas de que adianta ouvir bons conselhos e não aplicá-los? 

Apóstolo Tiago escreve em sua epístola que feliz é o homem que sabe ouvir e praticar a Sabedoria. Infeliz é o enganoso que tem oportunidade de ouvir e despreza o conselho (Tiago 1:22-24). Assim, sábio é o que dá bons conselhos e o que os pratica. 

Que Deus nos abençoe, nos aproxime de bons conselheiros e nos livre dos enganosos.

Deus o abençoe.

Nenhum comentário: