![]() |
Qilombolas no Piauí - Foto de Regina Santos |
Wilma Rejane
Olá queridos leitores,
Hoje vos trago uma postagem sobre o Estado em que moro: Piauí. Em um vídeo produzido pelo missionário Juliano Son é possível se ter um panorama do que acontece por aqui. O interior de Betânia (que aparece no vídeo) é um lugar muito pobre, de maioria quilombola. Lhes afirmo que a situação em outros interiores não é tão diferente, infelizmente a seca e a negligência de políticas públicas maltratam essas regiões. Aliado a tudo isso existe a idolatria crônica; figuramos como o Estado menos evangelizado do País. Na capital, Teresina, temos um crescimento acelerado do setor imobiliário e um acrescimo de pessoas com alto poder aquisitivo oriundos do serviço público (Municipal, Estadual e Federal). Porém, e espiritualmente falando, interior e capital carecem de orações constantes.
Como educadora , convivo diariamente com centenas de jovens, cujos históricos familiares são desanimadores. É inquietante conhecer de perto as consequências de vidas distantes do Evangelho de Cristo e fazer tão pouco. Contudo, sei que esse pouco será significante se dirigido por Deus.
No último Sábado pela manhã, tive a oportunidade de conversar com algumas dezenas de pais de alunos e um caso que me chamou àtenção foi de um aluno que estava faltoso ultimamente. Sua avó me disse que ele fora preso por furto e depois da soltura, sentiu vergonha de ir às aulas . Me permitam aqui acrescentar mais um caso: o do skatista Mateus.