Como agir em um mundo ansioso pelo Coronavírus?

Evangelização na China em tempo de Coronavírus - Imagem Google

Daniel Torkelson
Traduzido por: 
Wilma Rejane


Os cristãos realmente sabem como agir em um assunto como esse? Nós, como povo de Deus, parecemos facilmente levados pelo mesmo pânico especulativo que governa a mente de muitos quando uma crise como o coronavírus se manifesta.

No livro bíblico de Mateus, capítulo 6, Jesus diz: “Portanto, não fique ansioso, dizendo: 'O que devemos comer?' ou 'O que devemos beber?' ou 'O que devemos vestir?' Pois os gentios buscam todas essas coisas, e seu Pai celestial sabe que precisamos de todas elas. Busquemos primeiro o reino de Deus e sua justiça, e todas essas coisas nos serão adicionadas. ”

Isso parece indicar que Cristo não quer que entremos em pânico. Durante esse período, temos oportunidades para modelar a diferença entre ser ou não cristão,  demonstrar que o Evangelho é uma mensagem melhor do que qualquer outra.

A diferença entre preocupação e precaução.

O vírus é sério, e aqueles que ficaram gravemente doentes - ou até morreram - não devem ser ignorados. Há, no entanto, distinções significativas que devemos fazer para pensar sobre isso de uma maneira bíblica.

Como cristãos que recebemos o amor de Cristo, devemos amar uns aos outros, portanto, uma preocupação saudável com a saúde e o bem-estar de nosso próximo exige ação legítima. Assim como nunca desejaríamos o coronavírus para nós mesmos, também não deveríamos desejar para o nosso vizinho.

Devemos garantir, como cidadãos fiéis, que nosso governo e comunidades médicas estejam respondendo adequadamente a pandemia. Devemos tomar medidas de precaução para mitigar a contração ou a disseminação. Lave bem as mãos. (Cante a "Doxologia" em ritmo moderado enquanto lava as mãos. Funciona.)


Se nosso vizinho contraiu coronavírus e precisa de ajuda para obter assistência médica, ajudemos. É um momento para demonstrar que o amor de Deus nos governa. O bom samaritano fez um grande esforço para salvar o homem meio morto na beira da estrada. Ele é adequadamente entendido como uma figura de Jesus, que deu a vida para nos salvar. É um amor humano exemplar.

Quando Jesus instruiu seus discípulos a não se preocuparem, ele se referiu a eles como tendo "pouca fé". Não é preciso fé para se preocupar. Nós, cristãos, frequentemente falhamos com nosso Senhor, parecendo demais com o resto do mundo.

O mundo está preocupado com o vírus ? Parece que sim. Quando nossa preocupação em não contrair o vírus nos consome a ponto de esquecermos o primeiro mandamento de 'Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos" a preocupação se torna um ídolo para nós. Preocupar-se com a contração do vírus revela que não confiamos na bondade e na graça de Deus tanto quanto dizemos. Se essa preocupação é a nossa "fé", temos boas razões para nos preocuparmos com a nossa salvação.

Isso significa que o pânico não é uma opção. Se não é preciso fé para se preocupar, o pânico é o equivalente à apostasia, revelando que somos nossos “deuses” e que não termos controle absoluto sobre todos os assuntos relacionados a nossos corpos e vidas nos alarma.


A mídia alardeia o medo e o caos, se se sentir mal ao assistir noticiários,melhor desligar a TV, desconectar as mídias sociais e aguardar a passagem do vírus.

Os cristãos vencem de qualquer maneira

Deixando o conselho médico sobre quarentena e atendimento aos profissionais, ainda posso oferecer uma orientação para os cristãos que foram expostos ao vírus ou diagnosticados com ele: Descanse sob os cuidados de seu Criador. Obviamente, se submeta aos procedimentos médicos, terapias e medicamentos. Mas, acima de tudo, lance seus cuidados sobre Deus, pois Ele se importa com você. Na vida ou na morte - apesar das probabilidades, você viverá - você ganhará de qualquer maneira. Você pode sair do hospital pela porta da frente ou pela porta dos fundos. De qualquer maneira, como diz um amigo médico, com um brilho nos olhos; " os cristãos vencem". Ele está absolutamente certo.

Esta é a melhor parte de ser cristão, não? O diabo gosta de jogar doenças, pestilências, medo, entre outros caos. Mas nós temos Cristo. Já temos a salvação Dele. Não precisamos nos preocupar nem temer os melhores ou os piores resultados, se contrairmos o vírus. Nós temos Cristo. Nós temos uma nova vida. Nós temos vida eterna. Ele cuida de nós de corpo e alma.

Agora é nossa hora de mostrar a uma nação ansiosa e a um mundo ansioso como o cristianismo é melhor do que qualquer outra bebida que o resto do mundo esteja bebendo.

Em Cristo.

Daniel Torkelson é pastor da Igreja e Pré-Escola Luterana St. John, em North Prairie, Wisconsin. Disponível em: https://thefederalist.com/2020/03/12/how-christians-can-respond-to-a-world-anxious-about-wuhan-coronavirus/. Acesso em 24/03/2020.

Nenhum comentário: