A batalha de Gogue e Magogue: um panorama sobre o tempo do fim.





Qual é o papel do Islã no mundo? E qual é o objetivo final do Islã? Essas questões continuam a vir à mente daqueles que veem o conflito entre o Islã e o mundo ocidental. É impossível ver uma série de conflitos em toda a terra e não ver o papel que o Islã desempenha em relação a isso. Por exemplo, na Europa há um conflito no Kosovo, no sul da Rússia - na Chechênia. Há conflito no Iraque entre sunitas e xiitas, juntamente com forças militares dos Estados Unidos e da Europa. A Índia tem fronteira com o Paquistão, ambos são países nucleares, há uma constante ameaça de guerra entre esses povos. 

Em 2006, Israel lutou contra o Hezbollah, que era apoiado pelo Irã e pela Síria. O Irã ameaça destruir o Estado judeu e continua a construir um arsenal nuclear. Além desses conflitos nacionais abertos, há também a ameaça do terrorismo islâmico, que afeta tanto os países muçulmanos quanto os ocidentais. De onde vêm todos esses conflitos? Para quem estuda a profecia bíblica, o conflito no Oriente Médio não é um mistério, segundo a Bíblia, a batalha final, o Armagedom, acontecerá em Israel.

O milagre que aconteceu ao povo de Israel não pode ser subestimado. Ezequiel, junto com outros profetas bíblicos 2600 anos atrás, previu o reavivamento nacional de Israel, reunido de outras nações (Ezequiel 36-37). Ainda nos capítulos 38-39, Ezequiel deu uma descrição da aliança de povos que teriam que atacar o povo ressuscitado, reunido de outras nações. Este evento, conhecido na Bíblia como a batalha de Gog e Magog, é a batalha dos últimos dias.

A batalha entre Gog e Magog é um evento que desempenha um papel significativo na escatologia islâmica e judaica, bem como na cristã. Embora seus cenários e resultados sejam diferentes, todas as três religiões veem Gogue e Magogue como o evento principal. Então, o que são Gog e Magog, e o que esse conflito acarretará? 

Qual é a batalha entre Gogue e Magogue? 

Em suma, a batalha de Gogue e Magogue é uma batalha nos últimos dias (dias finais) quando a aliança de estados ataca o estado reunido de Israel. Esses povos que atacam Israel em Ezequiel 38-39 incluem povos muçulmanos que são abertamente hostis a Israel. Junto com esses povos muçulmanos, também o reino do norte, chamado Gog da terra de Magog, que pode ser identificado como Rússia, se tornará um aliado dos povos muçulmanos para resistir a Israel nos últimos dias.

Deus, que através de Ezequiel predisse este evento, derrotará esta aliança de estados que se levantarão contra Israel. Este conflito estabelecerá o Estado de Israel e os trará de volta à terra, onde se prepararão para sua salvação. Este conflito também explica ao mundo por que Israel esteve em cativeiro nos últimos dois mil anos (Ezequiel 39:28).

Determinar o momento em que esse evento ocorrerá é uma questão de debate para os estudantes da profecia bíblica. Os passos que levaram a este conflito, juntamente com os eventos que se seguirão, podem ser reunidos através da profecia e da história. 

Como o mundo chegou onde está agora? 

Para saber em que direção o mundo está se movendo é importante saber como chegamos onde estamos agora A situação atual do mundo é fruto de mil anos de história, que nos últimos dias estará centrada na terra de Israel.

 Que desde o princípio Israel fazia parte do propósito profético de Deus fica claro nas escrituras; tanto o Antigo quanto o Novo Testamento descrevem em detalhes como Israel, os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó foram associados à terra da Palestina. Em Deuteronômio, Moisés escreve sobre esta terra e sobre os descendentes de Jacó, a quem ela foi dada por Deus no tempo de Moisés e Josué. 

Não é pela tua justiça e nem pela retidão do teu coração que vais herdar a sua terra, mas por causa da maldade destes povos o Senhor teu Deus os expulsa de diante de ti, e para cumprir a palavra que o Senhor jurou a vossos pais Abraão, Isaque e Jacó; Deuteronômio 9:5  

Nos Últimos Dias, o povo de Israel reunido é devolvido a esta terra e entra em conflito com o mundo islâmico, que ocupou esta terra depois que o povo de Israel foi expulso de lá pelos romanos em 70 dC. segmentos da história de Israel estão conectados com os eventos de hoje.

 

 

Evento

 

O estabelecimento de Israel nesta terra

1

·          Abraão foi chamado ao Monte Moriá (Monte do Templo), onde a terra de Israel foi dada a Abraão, Isaque e Jacó (Gênesis 12:1-7). 

·          400 anos depois de estar no Egito, Moisés conduziu os filhos de Israel à terra prometida. 

·          Deus determinou as condições de bênção e maldição para o povo de Israel (Dt. 28:30). Em caso de obediência, eles seriam abençoados mais do que todos os outros povos da terra, e em caso de desobediência, seriam expulsos desta terra.

·          Davi comprou o Monte Moriá para o templo por ordem de Deus, Salomão construiu o Templo, e o Senhor consagrou o Templo no Monte Moriá, avisando que o Templo seria destruído se Israel se afastasse Dele.

·          Deus prometeu a Israel que seu povo acabaria sendo estabelecido nesta terra em justiça e obediência, apesar do fato de que antes disso o povo de Israel seria expulso desta terra. 

2

A expulsão de Israel desta terra

 

 cativeiro babilônico

  • Depois de Salomão, Israel foi dividido em duas partes: o reino do sul (Judá) e o reino do norte (Israel). Em 586 a.C. Judá, o reino do sul, foi expulso desta terra, e o Templo foi destruído, após o que em 722 aC. seguido pela expulsão do reino do norte de Israel. Ciro permitiu que os judeus voltassem e reconstruíssem o Templo em 539 a.C.

cativeiro romano

  • Após a morte do Messias em 33 d.C. no ano 70 o Templo foi novamente destruído e o povo de Israel foi expulso da terra. Anteriormente, o exílio desta terra durava 70 anos, o exílio romano terminou com a proclamação do Estado de Israel em maio de 1948. Pela primeira vez em mais de 2000 anos, Israel se tornou um povo independente. O último povo, o reino dos Macabeus, durou aproximadamente 100 anos de 165 a 63 aC.

3

As nações ocupam a terra de Israel durante sua ausência

 

cativeiro babilônico

Quando Israel e Judá foram levados cativos pelos assírios e babilônios, respectivamente, os povos das terras vizinhas vieram ocupar a terra de Israel. Quando os judeus foram permitidos em 539 para R. X. para retornar sob o governo persa à sua própria terra os povos que se apoderaram dessas terras tentaram impedir que os judeus se estabelecessem novamente nesta terra. Israel teve que lutar por sua existência, enquanto as nações vizinhas tentavam destruí-los.

cativeiro romano
 

Como no cativeiro babilônico, quando os judeus foram expulsos da terra de Israel pelos romanos, durante sua ausência, as nações vizinhas começaram a ocupar e tomar posse da terra dada aos descendentes de Abraão, Isaque e Jacó. Entre esses povos estavam aqueles que poderiam vir de Abraão e Isaque, mas não de Jacó. Os povos que se apoderaram desta terra tornaram-se muçulmanos como resultado da vitória do Islã. Essas mesmas nações chegaram à conclusão de que tinham direito à terra de Abraão, Isaque e Jacó, através da linhagem de Abraão.

 

4

Israel voltou para sua terra

 

Depois da Babilônia

Após a derrota da Babilônia por Ciro, o Grande, os judeus foram autorizados a retornar à terra de Israel e reconstruir o Templo. Israel não se tornou um povo até os quatrocentos anos seguintes (539-163 a.C.). O reino macabeu de curta duração foi dominado pelos romanos depois que eles começaram a buscar ajuda de Roma. Roma entrou em Jerusalém e não a deixou até que Jerusalém fosse destruída.  

Depois de Roma

Israel se tornou um povo somente depois que o Império Otomano Muçulmano foi derrotado após uma aliança com a Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial Do ponto de vista dos muçulmanos Israel ocupou as terras pertencentes ao Islã portanto, os povos muçulmanos têm o direito se necessário , de devolver essas terras pela força das armas. A Europa e os Estados Unidos dividiram o Império Otomano em povos separados e consideraram possível a existência do povo judeu após a Segunda Guerra Mundial .

 

cinco

Deus julga as nações

 

julgamento babilônico

Deus usou Babilônia para julgar as nações, incluindo Israel, por seus pecados e transgressões, levando até mesmo à destruição dessas nações. Por meio de Israel, Deus julgou as nações.  

corte romana

Israel foi condenado como nação depois de rejeitar o Messias. Tanto o Templo quanto a cidade foram destruídos, conforme previsto no livro de Daniel 600 anos antes deste evento. Antes que o povo de Israel aceite o Messias, Israel deve retornar à sua terra. No final, Deus julgará as nações que se levantarão contra Israel para destruir os judeus; cercado pelas nações, Israel clamará ao Messias, que retornará com poder e glória. O Messias rejeitado por Israel, Jesus Cristo, governará e reinará sobre o justo Israel. 

6

Deus estabelece Israel sob o governo do Messias

 

Israel foi estabelecido como um povo e recebeu a oportunidade de receber o Messias Jesus Cristo em sua primeira vinda. O povo rejeitou Jesus, condenando-o à morte, cumprindo assim a profecia das escrituras sobre o Messias que deveria morrer pelos pecados do mundo (Isaías 53, Daniel 9:26). 

Israel foi restabelecido nos últimos dias e novamente dada a oportunidade de receber Jesus como o Messias, que acontecerá no final da 70ª semana de Daniel. O povo judeu, cercado por outras nações, clamará a Jesus, o Messias, que retornará com poder e glória (Zacarias 12:1-3,9-10, Mateus 24;29-31, 25:31-32).

  Após o retorno do Messias, Israel será estabelecido como uma nação sob o governo do rei Messias, que governará de Jerusalém como o rei da terra (Zacarias 14:9,17-21, Ezequiel 43:1-10, Mateus 25:30-40).

 

 

 O Islã como uma ameaça a Israel 

Cem anos atrás, não havia ameaça a Israel do Islã, porque também não havia Israel. Hoje tudo mudou, desde o início do surgimento de Israel, os povos muçulmanos se enfureceram contra ele, ameaçando mandá-los para o mar. 

Essa hostilidade em relação a Israel, como observado anteriormente, remonta à época da fuga de Maomé de Meca para Medina. Em Medina, os judeus o rejeitaram como profeta e zombaram dele. Essa raiva contra eles foi transportada para o Alcorão e depois passada para o Islã através do Alcorão. Hoje, os muçulmanos representam mais de 20% da população mundial - 1,3 bilhão de pessoas.

As nações muçulmanas que cercam Israel são contra sua existência, mesmo depois de sua derrota nos cinco grandes conflitos. Atualmente, a grande ameaça islâmica vem do Irã, que clama abertamente pela destruição do Estado judeu e, ao mesmo tempo, continua desenvolvendo suas capacidades nucleares.


O Islã continuará sendo uma ameaça a Israel até que o Islã ou Israel obtenham uma vitória decisiva sobre o outro. Como a própria existência de Israel permanece em dúvida do ponto de vista do mundo, para chegar a uma conclusão definitiva, é necessário entender a questão do Islã e de Israel de um ponto de vista profético. 

O Projeto Profético de Deus: Templo da Cúpula da Rocha 



O terceiro local sagrado mais importante para o Islã está localizado no coração de Jerusalém - este é o Domo da Rocha, de onde, segundo comentaristas islâmicos, Maomé ascendeu ao céu. Lá ele recebeu a confirmação do Islã pelos profetas bíblicos e pelo próprio Senhor.

Acontece que a Cúpula da Rocha é também o local mais sagrado para o judaísmo, onde, segundo a Bíblia, Deus ordenou a Israel que construísse o Templo. Somente neste pedaço de terra Israel pode estabelecer um lugar para o sacrifício a Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Tudo isso cria um grande problema no mundo de hoje. Vemos dois grupos de pessoas, cada um reivindicando o mesmo pedaço de terra. No entanto, de acordo com a profecia bíblica, o Terceiro Templo deve ser construído neste mesmo local.

Portanto, se o Terceiro Templo deve ser construído, então, em um determinado momento, a Cúpula da Rocha, ou o Nobre Santuário, deve ser removida. Uma vez que o Islã ameaçou unanimemente uma guerra mundial através de inúmeras instâncias se a Cúpula da Rocha for danificada, é lógico concluir que o Islã, como força e ameaça, deve ser eliminado antes que o Terceiro Templo seja construído.

A batalha profética na Bíblia, a batalha de Gog e Magog, é uma guerra causada por um conflito sobre o Templo e a Cúpula da Rocha, embora não seja especificamente declarado, mas está implícito. 

Determinação do tempo da batalha de Gog e Magog 


O momento da guerra em que o Islã estará envolvido como parte de uma aliança de estados está sujeito a debate; há razões suficientes para acreditar que este evento ocorrerá antes do que é conhecido como a septuagésima semana de Daniel.

Desta vez, de acordo com Daniel, é o período de sete anos no início do qual o Terceiro Templo deve ser construído. Sabemos disso porque a “abominação da desolação” dura 3,5 anos, ou metade do tempo do acordo de sete anos. 

Também sabemos pela profecia que haverá um período de sete anos após a derrota dos exércitos de Gogue e Magogue, quando Israel queimará suas armas e enterrará os mortos sem cessar. 

9 "Então os habitantes das cidades de Israel sairão e acenderão um fogo, e queimarão armas, escudos e armaduras, arcos e flechas, maças e lanças; eu os queimarei por sete anos Ezequiel 39:9,15 

Assim, o que se segue à derrota de Gogue e Magogue, como consta nos capítulos 40-43 de Ezequiel, é a construção do Templo quando a Glória do Senhor entra no lugar conhecido como Monte do Templo. A partir do contexto dos eventos descritos aqui, fica claro que esta é uma era futura, conhecida como era messiânica, ou como o Milênio, quando o Reino de Deus será estabelecido na terra. Durante este tempo, o Messias Jesus Cristo governará a terra.

O templo descrito nos capítulos 40-43 de Ezequiel é provavelmente o Quarto Templo, enquanto o Terceiro Templo (que ainda está para ser construído) está associado à “abominação da desolação” (Mateus 24:15, Daniel 9: 27, 12: onze). O Quarto Templo será estabelecido após o fim de todos os conflitos terrenos, incluindo o Armagedom. Este Quarto Templo será erguido após o retorno do Messias (Jesus Cristo) que virá com poder e glória para governar as nações e Israel como rei da terra (Mateus 24:29-31, 25:31-40).

   

 

Quatro Períodos do Templo na Bíblia

1

Período do Primeiro Templo (960-586 a.C.)

Construído por Salomão em 586 aC, o Templo foi destruído pelos babilônios pelos pecados de Judá (Ezequiel 8-9)

2

Período do Segundo Templo (516 a.C.-70 d.C.)

O Templo foi reconstruído pelos judeus que retornaram depois que os persas saquearam a Babilônia; o Templo foi concluído em 516 a.C. e em 70 d.C. foi destruída pelos exércitos romanos.

3

Terceiro Templo (Templo da Dor) (Futuro)

O templo será construído após a remoção da Cúpula da Rocha, que seguirá a batalha entre Gogue e Magogue. O Islã como uma ameaça à existência de Israel não existirá mais. O futuro líder do povo que virá (Daniel 9:27), o Anticristo, entrará em um acordo de sete anos, permitindo adoração e sacrifício no Templo, isso terminará em “uma abominação da desolação”. 

4

Quarto Templo (Templo do Milênio) (Futuro)

Este é o Templo do reinado do Rei do Messias (Jesus Cristo), a Glória do Senhor (Ezequiel 40-43). Este Templo será construído após os eventos do período da tribulação, que terminará com o Armagedom.

 

 A visão judaica de Gog e Magog 

Os escritores rabínicos também vêem os eventos associados a Gogue e Magogue como ocorrendo nos “últimos dias”, quando as nações da terra se levantarão contra Israel para destruir o povo judeu. Gogue e Magogue é uma parte essencial da escatologia judaica (a doutrina dos dias finais) no tempo do Messias.

Apesar do fato de que as opiniões dos comentaristas rabínicos sobre este evento diferem, a maioria deles escreve que na batalha de Magog, o Messias, o filho de José [1]  será morto por Armilus (Anticristo) depois que ele reconstruir o Templo. Israel passará então por um período de perseguição, que terminará com a vinda do Messias , filho de Davi, que destruirá Armilo, e começará o reino do Messias  . O Midrash diz:  

E quando chegarem os dias do Messias, Gogue e Magogue se levantarão contra a terra de Israel, porque ouvirão que Israel não tem rei e está seguro. Imediatamente eles levarão setenta e uma pessoas com eles e irão para Jerusalém. E Alguém Santo, bendito seja Ele, lhes dirá: “Vós malvados! Você quer fazer guerra contra Mim? Ao custo de sua vida, farei uma guerra contra você !” Imediatamente, um Santo, bendito seja Ele, chamará uma chuva de pedras escondidas na abóbada do céu e enviará sobre elas, e enviará sobre elas uma grande calamidade…

E depois dele, outro rei aparecerá, malvado e arrogante, e conduzirá uma guerra contra Israel por três meses, e seu nome será Armilus... E ele irá a Jerusalém e derrotará o Messias filho de José...

E depois disso, o Messias filho de Davi virá e matará o malvado Armilus... e depois disso, um Santo, bendito seja Ele, reunirá todo o Israel disperso aqui e ali... [2]

 Ponto de vista muçulmano sobre Gog e Magog 

O ponto de vista muçulmano a respeito de Gogue e Magogue difere tanto do ponto de vista cristão quanto do judaico; no final, os muçulmanos, não os judeus, triunfam sobre Gogue e Magogue. As origens disso no Alcorão podem remontar às lendas sobre Alexandre, o Grande, que foram criadas em torno de sua pessoa. No Alcorão, Alexandre, o Grande, conhecido como   O Dhul - Qarneyn , construiu uma parede de metal de ferro que isolou Gog e Magog no norte. Durante o final, de acordo com o Alcorão, Gog e Magog serão libertados e se tornarão inimigos do Islã. A questão toda, é claro, é que o que está registrado na Bíblia sobre Gogue e Magogue foi registrado mais de 1.000 anos antes do nascimento de Maomé

 93. E finalmente ele chegou ao local onde havia duas barreiras [montanhas], nas laterais das quais as pessoas viviam, que apenas entendiam o discurso [Zu-l-karnaina]. 94. Eles gritaram: "Ó Zu-l-karnayn! Em verdade, [os povos] Gog e Magog reparam a maldade na terra. Talvez nós lhe prestemos homenagem para que você erga uma barreira entre nós e eles?" 95. Ele respondeu: "O que o Senhor me dotou é melhor do que [seu tributo]. Ajude-me com força [humana] para que eu levante uma barreira entre você e eles. 96. Traga vigas de ferro para mim" ... Quando encheu com eles o espaço entre as duas encostas, ordenou: "Encha". Quando [as vigas derreteram] e se transformaram em fogo, ele ordenou: "Traga-me cobre derretido,  Sura 18:93-96 

95. [Os habitantes] das aldeias que destruímos não têm permissão para retornar [a este mundo] 96. até que o [muro] de Gog e Magog se abra e até que eles caiam de todas as colinas. 97. Chegará o [tempo] da verdadeira promessa, e então os olhos dos incrédulos se voltarão [e exclamarão]: "Ai de nós! Não sabíamos disso, e éramos pecadores." 98. Na verdade, você e aqueles a quem você adora além de Allah são apenas combustível para o inferno em que você entrará. Sura 21:95-98    

Volume 4, Livro 55, Verso 565: Narrado por Zainab bint Jash; um dia o profeta apareceu para ela com um olhar assustado e disse: “Você não deve se curvar a ninguém, mas apenas a Alá. Ai dos árabes que o perigo está próximo. Na parede de Gog e Magog havia um buraco semelhante ao feito pelo polegar e o indicador. Zaynab bint Jash exclamou: “Ó Apóstolo de Allah! Seremos destruídos, embora haja piedosos entre nós?” Ele respondeu: "Sim, quando o número de pessoas más aumenta." Saih Bukhari (Hadith)  

As fontes sobre Alexandre e Gogue e Magogue remontam ao Egito no 2º c. de acordo com AD. A Encyclopædia Britannica diz: 

A principal fonte de ficção sobre Alexandre foi o épico popular escrito na Grécia pelos egípcios helenizados em Alexandria durante o século II aC. de acordo com dC As traduções e cópias sobreviventes possibilitam seu herói messiânico nacional, que é filho de um rei feiticeiro egípcio e esposa de Filipe II da Macedônia. Fábulas orientais sobre a vida de Alexandre chamaram a atenção para o episódio sobre Gogue e Magogue, uma versão desta história foi incluída no Alcorão. Os árabes, espalhando as versões sírias dessa lenda, as transmitiram aos numerosos povos com os quais se comunicaram. Através deles, poetas persas, em particular Ne ẓ ā m ī no século XII. deu a essas lendas novas formas. [3]

A visão bíblica sobre Gogue e Magogue 

O ponto de vista bíblico difere tanto do ponto de vista muçulmano quanto do rabínico judaico, enquanto a posição rabínica embeleza o material bíblico, segundo o ponto de vista muçulmano, são eles que vencem no final.

Segundo o ponto de vista bíblico, uma aliança de povos, incluindo a Rússia (Magog) [4]  do norte e o Irã (Pérsia), juntamente com outros povos, fazem uma aliança contra Israel. Essas outras nações incluem a Líbia e a Etiópia, ambas nações muçulmanas. Fogarma é identificado com a Armênia, da qual cavalos e mulas foram trazidos como tributo à Babilônia (Ezequiel 27:14).  

Ezequiel 38

1 E veio a mim a palavra do Senhor: 2 "Filho do homem, vire o rosto para Gogue na terra de Magogue, príncipe de Rosh, Meseque e Tubal, e profetize contra ele 3" e diga: assim diz o Senhor Deus: eis que estou sobre ti, Gogue, príncipe de Rosh, Meseque e Tubal! 4 "E eu te virarei, e porei o freio em suas mandíbulas, e eu vou tirar você e todo o seu exército, cavalos e cavaleiros, todos com armadura completa, uma grande horda, com armadura e escudos, todos armados com espadas, 5" persas, etíopes e líbios com eles, todos com escudos e capacetes ;  

Gog lança uma ofensiva nos últimos dias

Os exércitos são os inimigos de Israel reunidos nos últimos dias, reunidos das nações da terra e estabelecidos na terra de Israel. (Veja Ezequiel 36-37). Israel é descrito como uma terra não fechada, o ataque vem "dos limites do norte" e faz parte de um plano maligno contra Israel.

7 "Prepare-se e equipe-se, você e todas as suas hordas reunidas a você, e seja o líder deles. 8 "Depois de muitos dias, você será necessário; nos últimos anos você virá a uma terra libertada da espada, reunida de muitas nações, aos montes de Israel, que estavam em constante desolação, mas agora seus habitantes serão devolvidos das nações, e todos eles viverão em segurança . 9 "E você se levantará como uma tempestade, você irá como uma nuvem para cobrir a terra, você e todos os seus exércitos e muitas nações com você. 10 Assim diz o Senhor Deus: naquele dia pensamentos entrarão em seu coração, e você vai conceber uma empresa do mal11 "e você dirá: 'Subirei à terra não cercada, irei aos despreocupados, que vivem descuidadamente, - todos eles vivem sem muros, e não têm fechaduras nem portas, 12 para saquear e ganhar despojos, para pôr as mãos nas ruínas recém-instaladas e nas pessoas reunidas entre os povos, ocupadas na economia e no comércio, que vivem no topo da terra. 13 "Sava e Dedan e os mercadores de Társis com todos os seus leões novos dirão a você : `Você veio para saquear, reuniu sua horda para recrutar despojos, para tomar prata e ouro, para tirar gado e propriedades, para apreender muitos despojos?' 14 "Portanto, profetiza, filho do homem, e dize a Gogue: Assim diz o Senhor Deus: Não é assim? No dia em que meu povo Israel habitar em segurança, você saberá disso; 15 "e você sairá do seu lugar , das extremidades do norte ,muitos povos estão com você , todos os que estão montados em cavalos, uma grande assembléia e um exército numeroso. Conheça-me, quando eu estiver sobre você, Gogue, mostrarei minha santidade diante de seus olhos”.  Ezequiel 38:7-16

A previsão dos profetas sobre Gogue e Magogue

No final, o Senhor será exaltado na terra, pois o profeta da Bíblia (Ezequiel) teve a honra de contar ao mundo sobre este evento (v. 17). O próprio Deus destruirá os exércitos através de um terremoto, um dilúvio de chuva, granizo, fogo e enxofre. Os exércitos também se levantarão uns contra os outros e naquele dia Deus será glorificado. 

17 Assim diz o Senhor Deus: Não és tu o mesmo de quem falei outrora por intermédio dos meus servos, os profetas de Israel, que naqueles dias profetizaram que eu te traria contra eles? 18 E acontecerá no dia em que Gogue vier à terra de Israel, diz o Senhor Deus, que a minha ira se acenderá na minha ira. 19 E no meu zelo, no fogo da minha indignação, disse: Em verdade, naquele dia haverá grande abalo na terra de Israel. 20 E os peixes do mar, e as aves do céu, e os animais do campo, e todo réptil que rasteja sobre o terra, e todo homem que está sobre a face da terra tremerá diante da minha presença, e os montes cairão, e os penhascos cairão, e todos os muros cairão por terra.21 "E sobre todos os meus montes eu invocará uma espada contra Gogue , diz o Senhor Deus;E eu o julgarei com pestilência e derramamento de sangue , e derramarei sobre ele e sobre seus exércitos e sobre muitas nações que estão com ele, chuva de inundação e pedra saraiva, fogo e enxofre; 23 "E mostrarei minha grandeza e a minha santidade , e me revelarei aos olhos de muitas nações, e saberão que eu sou o Senhor”.  Ezequiel 38:17-23 

Deus ama as nações da terra, muitas das quais foram enganadas por sua ira ardente contra os descendentes de Israel e a Bíblia. Na batalha de Gogue, a palavra de Deus através dos profetas bíblicos ocupará o centro do palco quando os exércitos islâmicos forem destruídos. E Israel será libertado da ameaça islâmica que existe nos últimos sessenta anos.   

Israel usa sobras de armas Gog para queimar por sete anos

Após a derrota do Islã e da Rússia, Israel usará as armas deixadas nesta terra pelos próximos sete anos . O período de sete anos indica claramente que este evento ocorre antes da tribulação, pois o próprio tempo da tribulação dura 7 anos. 

7 "E manifestarei o meu santo nome entre o meu povo Israel, e não permitirei que o meu santo nome seja desonrado à frente, e as nações saberão que eu sou o Senhor, o Santo em Israel. 8 "Eis que isso acontecerá e seja feito, diz o Senhor Deus, neste dia de faleique .   

O que espera o Islã e o povo muçulmano depois de Gogue e Magogue

O que espera o povo muçulmano pode ser encontrado em outros livros da Bíblia. Sabemos que o Anticristo, o último líder das nações, conclui um tratado de paz antes do retorno de Cristo. Este acordo, ou contrato, é celebrado por sete anos, mas após 3,5 anos é rescindido.

No início deste acordo, o Anticristo engana Israel dirigindo-se ao povo judeu, ele se proclama um deus e exige que o mundo o adore. Antes disso, porém, o Anticristo está tentando unir o mundo sob uma religião. Junto com a derrota do Islã, ele começará a perseguir todos aqueles que se recusam a aceitar seus planos.

Os povos da terra terão uma escolha clara, pois testemunham a destruição da união islâmica, o mundo terá que escolher entre o Deus de Israel ou um falso líder das nações que forçará o mundo a adorá-lo.

21 " E mostrarei a minha glória entre as nações, e todas as nações verão o meu juízo que executarei, e a minha mão que lhes imporei. 22 E a casa de Israel saberá que eu sou o Senhor seu Deus, deste dia em diante. 23 E as nações saberão que a casa de Israel foi exilada por causa da sua iniquidade; porque eles agiram traiçoeiramente diante de mim, escondi deles meu rosto e os entreguei nas mãos de seus inimigos, e todos eles caíram à espada. 25 Portanto assim diz o Senhor Deus: Hoje trarei de volta o cativeiro de Jacó, e terei misericórdia de toda a casa de Israel, e terei zelo pelo meu santo nome. 26 E eles sentirão a sua desonra e tudo suas iniquidades, que fizeram antes de mim, quando habitarem em segurança na sua terra, e ninguém os assustará, 27 quando eu os fizer voltar das nações, e os congregar das terras dos seus inimigos, e mostrar a minha santidade em eles diante dos olhos de muitas nações28 E eles saberão que eu sou o Senhor seu Deus, quando, havendo-os espalhado entre as nações, eu os reunir novamente em sua terra, e não deixar nenhum deles ali ; Meu espírito está sobre a casa de Israel, diz o Senhor Deus."  Ezequiel 39:21-29

O Anticristo, junto com o líder religioso mundial, o falso profeta, forçará o mundo inteiro a aceitar o Anticristo, que se declara um deus. Os muçulmanos libertados do Islã terão a oportunidade de aceitar o Messias judeu Jesus Cristo como seu salvador.

Aqueles que crêem em Cristo serão mortos por sua fé durante a tribulação, mas encontrarão o caminho para o céu e ganharão a vida eterna (Apocalipse 6:9-11). Observação: há a interpretação bíblica que compreende o período de arrebatamento da igreja, antes da grande tribulação, onde muitos cristãos serão arrebatados. Segundo as profecias o período de tribulação está dividido em: Tribulação (três anos e meio) e Grande Tribulação (três anos e meio). Alguns cristãos ficarão na Grande Tribulação para aperfeiçoamento e pregação do Evangelho, pois muitas pessoas ainda haverão de se converter na Grande Tribulação. ( esse trecho sobre o arrebatamento está sendo acrescentado pela autora do blog que republica o artigo) João 14:1-3;Atos dos Apóstolos 1:9-11;1 Coríntios 15:51-52;1 Tessalonicenses 4:15-17

[1] Segundo a tradição judaica, existem dois Messias: aquele que sofre e morre, o Filho de José, e aquele que governa e vence, o Filho de Davi. O filho de José morre na batalha entre Gogue e Magogue e é ressuscitado pelo Filho de Davi. Ambas as descrições do Messias Sofredor e do Messias Rei são expressas na imagem de Jesus Cristo, que veio pela primeira vez para morrer pelos pecados do mundo e virá pela segunda vez para governar o mundo.

[2]   Os Textos do Messias, Raphael Patai, Pgs. 159-160, Wayne State University Press, Detroit 1979, Citação de Midrash waYosha, BhM 1:56.

3] Versão em DVD da Enciclopédia Britânica de 1994, Alexander Romance

[4] Joseph identifica Magog com os citas, os ancestrais daqueles que agora são chamados de russos.

Artigo retirado do site de idioma russo: https://truthnet.org/

Página para o artigo: Aqui

Observação: mantive a organização do artigo e o conteúdo exatamente como estão no site russo, as tabelas desconfiguravam quando tentava colocar no padrão de artigos do blog. Espero que o artigo seja esclarecedor. Pesquisei bastante e acredito que este foi o melhor artigo sobre o assunto que encontrei.


Atualização: em 07/10/2023 a batalha de Gogue e Magogue começa tomar forma pelo ataque do Hamas à Isr envolvendo na escala nações citadas nas profecias bíblicas o que é um indicativo da proximidade da volta de Jesus e do início da última semana de Daniel.

Deus os abençoe, em nome de Jesus.

 

2 comentários:

Wilma Rejane disse...



Observação:

O estudo também cita o conflito de "Armagedon", considerando como sendo um conflito distinto do de Gogue e Magog, a ocorrer ao final do milênio (Apocalipse 20:1-10).

A verdade é que não há consenso entre os estudiosos e especialistas em Apocalipse, existem várias correntes que defendem:

1- Armagedom e Gogue e Magogue são o mesmo conflito.
2- Gogue e Magogue é no final da Tribulação e Armagedon no final da Grande Tribulação.
3- Gogue e Magogue no final da Grande Tribulação e Armagedon pós milênio.

São muitas correntes de pensamento.

Ao meu ver o mais importante é saber que Deus estabelecerá um reino eterno, inabalável, conforme prometido nas Escrituras através dos profetas.

Através do Espírito Santo de Deus a igreja será guiada para conhecer a direção, os tempos e as estações. Jesus Cristo, Senhor e Salvador não deixará a igreja nos momentos finais da história terrena.

Conhecimento Bíblico é importante, pois através do ouvir da Palavra é que surge a fé para salvação. Contudo, é decisivo em todo e qualquer tempo que os cristãos se mantenham em santidade e comunhão com Deus. A salvação é a meta.

Cada um deve buscar junto a Deus, em oração a direção e o entendimento sobre o que acontece e acontecerá.

Obrigada à todos pela companhia,

Deus nos abençoe, em nome de Jesus.

Wilma Rejane disse...


Este estudo considera que Gogue e Magogue ocorrerá no final da Grande Tribulação e o Armagedom ao final do Milênio quando Satanás será preso definitivamente.

É o que também acredito.