Um pedido de socorro da igreja cristã na China


Asia Harvest
Edição especial
Julho 2022

Caros amigos,

Por décadas, nos esforçamos para compartilhar abertamente notícias e pedidos de oração da Ásia, enquanto procuramos ajudar o povo de Deus a estender o reino de Jesus Cristo. Neste boletim, temos um profundo encargo para compartilhar com você, e pedimos suas fervorosas orações e intercessão por nossos irmãos e irmãs nas igrejas domésticas chinesas. Eles estão agora passando por um julgamento de fogo que é mais feroz do que qualquer coisa experimentada na China desde a Revolução Cultural dos anos 1960 e 1970.

Nos últimos 18 meses,  a situação dos cristãos na China piorou dramaticamente.  No início, hesitamos em compartilhar publicamente novas informações da China por alguns motivos. Algumas das notícias que recebemos dos líderes da igreja são tão terríveis que a maioria dos crentes ao redor do mundo simplesmente não acreditaria se contássemos a eles. Também queríamos garantir que essas coisas não fizessem parte de uma repressão de curto prazo, pois ao longo dos anos vimos várias temporadas de perseguição indo e vindo na China. No entanto, acreditamos que agora é hora de apresentar os fatos conhecidos, para ajudar as pessoas a entender o que nossos irmãos estão vivenciando.

Também compartilhamos vários links para páginas da web nesta mensagem, para ajudar as pessoas a saber mais sobre a situação a partir de outras fontes. Por favor, reserve um tempo para ler estes artigos.

* O presidente Xi Jinping - que está prestes a ter a constituição alterada para permanecer no poder pelo tempo que desejar - levantou preocupações entre os cristãos há cerca de três anos, quando falou sobre a necessidade de controlar a "religião ilegal". A perseguição piorou marcadamente desde então, e centenas de pastores de igrejas domésticas desapareceram nos últimos anos. Muitos foram considerados mortos. Outros estão mantidos em "prisões negras" - instalações secretas onde são torturados sem piedade. Quando alguém entra em uma prisão negra, geralmente nunca mais se ouve falar dele.  Suas famílias não têm idéia de seu paradeiro, e todas as comunicações cessam.

* É improvável que você ouça muitas informações novas da Igreja na China, porque a maioria das organizações missionárias que trabalham na China foram alvos nos últimos anos. Milhares de cristãos estrangeiros foram expulsos do país, enquanto os grandes ministérios de 'perseguição' viram seus contatos chineses presos. O resultado é que as notícias sobre a Igreja na China estão se tornando difíceis de acessar. O governo parece estar  tentando jogar um cobertor sobre a Igreja , para que o resto do mundo não possa ver ou ouvir o que está acontecendo dentro do país.

* A atividade cristã na China tem sido rigorosamente monitorada, devido à presença de dezenas de milhões de câmeras de reconhecimento facial que surgiram em todas as cidades e vilas, e agora até em vilarejos. Os dados dessas câmeras são alimentados em uma enorme rede de computadores 24 horas por dia. Usando 'inteligência artificial', alertas são enviados à polícia se os computadores detectarem qualquer atividade suspeita, como um grupo de cristãos reunidos em um local para culto ou estudo bíblico. Nós encorajamos você a assistir ao seguinte vídeo curto  da BBC. É preocupante, mas ajudará você a entender os desafios enfrentados por nossos irmãos e irmãs na China:

http://www.bbc.com/news/av/world-asia-china-42248056/in-your-face-china-s -estado que tudo vê


* Por décadas, a maioria dos membros das igrejas na China achavam que estavam seguros porque se registraram no governo. Muitos desprezavam as redes ilegais de igrejas domésticas e as repreendiam por não "obedecer às leis do país". As distinções entre os dois grupos estão agora borradas. Centenas de pastores foram presos nos últimos anos, e os prédios da igreja foram demolidos por forças paramilitares especiais. O maior centro de adoração da China, a Igreja Golden Lampstand na província de Shanxi, tinha uma congregação de mais de 50.000 membros. O edifício, que foi construído com permissão oficial, foi recentemente explodido pelas autoridades chinesas e agora é um monte de escombros:

http://www.dw.com/en/in-xi-we-trust-is-china- repressão ao cristianismo/a-42224752

No ano passado, o  governo anunciou novas leis draconianas  destinadas a punir a "religião ilegal" (ou seja, todo culto ou atividade fora do controle do Partido Comunista ateu). Essas novas leis, que entraram em vigor no mês passado, incluem multas de até US$ 30.000 para a realização de reuniões de oração ou estudos bíblicos, enquanto os cristãos que viajam para fora do país (inclusive para Hong Kong) para participar de conferências ou outros eventos cristãos podem ser presos. e multado em até US$ 50.000. Esses valores são mais do que a renda de uma vida inteira para muitos crentes chineses. A pressão também está sendo aplicada aos que se associam com os cristãos. Por exemplo, os proprietários enfrentam multas pesadas se alugarem uma propriedade para qualquer crente que posteriormente a usar para reuniões.

Como resultado dessa repressão maciça, no ano passado quase todas as redes de igrejas domésticas que servimos pararam de realizar grandes reuniões, e a maioria se dividiu em  pequenos grupos de não mais que 4 ou 5 crentes. Mesmo pequenas reuniões como essa trazem risco de detecção e ação policial, tão grande é o controle exercido.

Em algumas partes do país, milhares de cristãos chineses foram presos. O pior de tudo está no noroeste da China, onde o governo lançou uma ampla rede para demolir a ameaça do Islã, com pelo menos 120.000 pessoas atualmente detidas em campos de concentração na região:

https://www.theguardian.com /world/2018/jan/25/at-least-120000-muslim-uighurs-hold-in-chinese-re-education-camps-report

Muitos cristãos em Xinjiang, tanto chineses han quanto crentes de minorias étnicas, foram presos e  enviados para os mesmos campos de concentração.  Os líderes da Igreja com quem trabalhamos nos disseram que há coisas "piores do que durante a Revolução Cultural".

https://www.worldwatchmonitor.org/2018/02/china-100-christians-sent-re-education-camps-xinjiang/

O fornecimento de Bíblias aos cristãos chineses foi severamente reduzido.  As igrejas domésticas nunca foram oficialmente autorizadas a acessar Bíblias, mas agora as igrejas registradas também estão relatando uma grande escassez. No ano passado, os poucos ministérios de mensageiros bíblicos restantes que operavam em Hong Kong também fecharam. Há uma década, o Asia Harvest era um dos cerca de uma dúzia de ministérios conhecidos que forneciam Bíblias para as igrejas domésticas da China. A maioria desses grupos foi expulsa do país por meio de ameaças, intimidação, sedução e outros meios.

Recebemos relatos de alguns que levaram Bíblias para a China recentemente sendo parados na fronteira. No passado, as autoridades confiscavam as Bíblias e permitiam que a pessoa continuasse sua jornada. Agora, aqueles pegos com Bíblias chinesas foram interrogados por até 12 horas, expulsos da China e proibidos de voltar por 10 anos. Acreditamos que o propósito geral é isolar os filhos de Deus na China  estrangulando o suprimento da Palavra de Deus.  Muitos sites cristãos chineses, aplicativos da Bíblia e outros recursos também foram bloqueados pelo governo.

*  A China também está estendendo sua influência anticristã aos países vizinhos. Recebemos relatos de crentes no Nepal, Mianmar, Laos e Vietnã sendo avisados ​​para não espalhar o Evangelho através de suas fronteiras na China, ou enfrentarão graves consequências.

Resumo:  Poucos cristãos ao redor do mundo imaginavam que a China retornaria às suas intensas perseguições anticristãs como durante o governo de Mao, mas as coisas estão se alinhando para um período brutal e prolongado de luta para os cristãos na China. 

De muitas maneiras, por causa da nova tecnologia, os crentes enfrentam um desafio ainda maior do que durante os dias sombrios da Revolução Cultural. Muitos no Ocidente pensaram que o comunismo entrou em colapso com a dissolução da União Soviética no início dos anos 1990. Os políticos estavam certos de que as reformas do livre mercado fariam a China se abrir e abraçar a democracia. Eles estavam errados. As forças obscuras do ateísmo agressivo e que odeia a Deus estão vivas e bem na China, na Coreia do Norte e em outras partes do mundo.

Por favor, ore pela China

Louvado seja Deus  que Ele fez uma maravilhosa obra de graça na China durante quase 70 anos de governo comunista! Hoje existem pelo menos 100 milhões de cristãos no país, muitos dos quais amam o Senhor Jesus de todo o coração e estão dispostos a dar a vida pelo Evangelho. Ore para que essa perseguição faça com que a Igreja se  levante e reivindique ainda mais de seu país para o reino de Deus.

Por favor, ore para que o reino de Jesus Cristo seja fortalecido e cresça  ainda mais como resultado da atual campanha anticristã. Ore para que Satanás não tenha seu caminho, mas que os filhos de Deus sejam cobertos pelo Sangue de Jesus e passem pelas tribulações refinadas como ouro puro.

Peça a Deus que glorifique Seu Nome mais uma vez entre o povo da China, e que, dividindo-se em pequenos grupos de crentes, as  igrejas voltem aos fundamentos da fé  e apresentem mais pessoas ao Senhor do que nunca.

A maioria da geração mais jovem de líderes cristãos na China nunca experimentou perseguição física severa. Compreensivelmente, muitos estão nervosos. Por favor, ore  para que nosso Pai Celestial revele a suficiência de Cristo a eles , e eles cheguem ao outro lado mais perto de Deus e mais bem equipados para liderar Seu povo.

Ore para que o Espírito Santo dê a Seus filhos sabedoria  e estratégias celestiais para saber o que fazer nesta crise, e que o poder transformador do Evangelho continue a ser compartilhado com um bilhão de pessoas na China que ainda não se ajoelharam diante do Senhor.

Pela mão de Deus, a Asia Harvest forneceu quase 11 milhões de Bíblias para as igrejas domésticas na China ao longo dos anos. Desejamos que fossem muitos milhões a mais! A pressão é intensa, mas  por favor, ore para que o Senhor continue abrindo a porta para que continuemos. Por favor, interceda por nossos colegas de trabalho chineses  que supervisionam os projetos. Enquanto houver uma pequena abertura, queremos continuar fielmente a obedecer ao que Deus nos chamou para fazer há 30 anos.

Satanás e os homens ímpios tentaram continuamente destruir o povo de Deus na China ao longo dos séculos, mas os planos de Deus progrediram independentemente. Ore para que o Rei dos Reis confunda a atual geração de governantes , e eles aprendam a lição que muitos antes descobriram, que remonta ao tempo da perseguição de Faraó aos filhos de Deus, quando a Bíblia diz:  "Quanto mais eles eram oprimidos, mais mais eles se multiplicaram e se espalharam; assim os egípcios passaram a temer os israelitas"  (Êxodo 1:12).

Por favor, sinta-se à vontade para compartilhar esta mensagem com quaisquer crentes preocupados, ou publicá-la nas mídias sociais, etc.

Até que todos tenham ouvido falar de Jesus, a equipe da Asia Harvest: www.asiaharvest.org

Um comentário:

Junior Melo disse...

Aqui no BRAsil temos liberdade de expressão e fé...MAS a igreja dorme em sono e naõ sabe o perigo que se passa. Breve verá o arrebatamento e o joio será separado do trigo. .