A Esposa de Lutero

"Por trás de um grande homem há sempre uma grande mulher", diz o ditado. Sou admiradora de Martinho Lutero, líder da reforma protestante, mas pouco se fala de sua esposa. Tive, portanto a curiosidade de pesquisar sobre ela, a mulher que fez Lutero desistir da batina e formar uma família. É bem verdade, Lutero já não concordava com muitos preceitos do catolicismo, inclusive o celibato.

Lutero escreveu em um de seus artigos: "Quando Deus fez o homem e a mulher, Ele abençoou e lhes disse: "Crescei e multiplicai-vos" Essa passagem nos da a certeza de que o homem e a mulher têm o dever e a obrigação de se unir para se multiplicar".


Katharina Von Bora
Nasceu em 29 de Janeiro de 1499, na Alemanha. Com apenas 5 anos de idade foi estudar em regime de internato, em convento católico, onde permaneceu até 1523. Katharina fugiu do convento com mais 11 freiras. Ela e as demais ouviram falar do Ensino Bíblico de Lutero, consideraram seus princípios e quiseram deixar o convento. Um comerciante ajudou na fuga.

Casou com Lutero dois anos após a sua fuga, em 1525. Consta-se que ela era uma ótima gerente familiar. Apesar dos fundos limitados e um grande número de hóspedes, plantou legumes e comprou uma fazenda com criação de bovinos, frangos e cerveja fabricada.

O casal teve seis filhos e ainda adotou mais quatro. A família,era considerada modelo na Alemanha. Lutero chamava sua esposa de "estrela da manhã de Wittinberg". Katie viveu por mais seis anos após a morte do esposo em 1546.

Fonte: http://translate.google.com.br

4 comentários:

Cris disse...

Oi, tudo bem? Gostei muito desta matéria, depois acesse www.preparate.com.br e me fala o que achou. Bjs!

Marcia disse...

muito interessante o assunto sobre Katharina esposa de Lutero

Graça Souza disse...

Graça e paz.
Desde que acessei seu blog,faço parada obrigatória.Os artigos publicados são ótimos. Deus a abençoe cada vez mais.
Parabéns pelo artigo em pauta.Graça Souza.

Anônimo disse...

adorei a história de Lutero, ainda bem que ele fez acontecer a reforma, pois ali surgiu o LUTERANO.GRAÇAS A LUTERO...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...