Odre Na Fumaça




“Odre na fumaça’, é uma figura tipicamente oriental”. Odres são vasilhas feitas de couro de animal, pele de cabrito ou cabra. Camponeses asiáticos utilizam odres para guardar substâncias tanto sólidas quanto liquidas. Por segurança, os odres são pendurados no telhado ou nas paredes de suas humildes habitações. Quando o fogo é acesso nessas casas, por falta de chaminés, o ambiente se enche de negra fumaça, que envolve os odres, tornando-os escuros, encolhidos e mais firmes em sua resistência.

“Fumaça nos odres” é uma maneira de melhorar o odre, dar segurança, ao conteúdo que está em seu interior. Assim, cada vez que um humilde camponês asiático acende fogo em sua casa, os odres se aquecem.

“Pois estou como odre na fumaça; contudo não me esqueço dos teus estatutos” Sl 119:83.

Davi estava passando por um momento de angustia. Sentia o “vapor do fumo”, em seu corpo, em sua alma. Encolhia-se de aflição por causa da perseguição dos muitos inimigos. Imagino que Davi, se encolhia literalmente na presença do Senhor, em pranto, em oração com lágrimas e gemidos. Ele estava “um odre na fumaça”.

Quantos de nós nos identificamos com Davi nessa comparação? Creio que muitos. Inúmeras vezes “o vapor de fumo” invadiu minha habitação. Quando a fumaça escapou pelas brechas das portas, do telhado ou das janelas, lá estava eu; odre mais forte, com os estatutos guardados firmemente em meu coração.

Se queremos crescer na vida espiritual, experimentar da glória destinada aos santos, certamente seremos aquecidos como “odres na fumaça”. Os heróis da fé, todos eles, em algum momento de suas vidas, estiveram como Davi, encolhidos pelo “vapor de fumaça”. O profeta Jeremias certa vez declarou: "Eu sou aquele homem que viu a aflição pela vara do seu furor. “Ele me guiou e me fez andar em trevas e não em luz” Lm 3:1, 2.

Jesus sentiu “o vapor da fumaça” no Getsemani: “E posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se grandes gotas de sangue, que corriam até o chão” Lc 22:44. E o fraco, se fez forte. Enquanto o corpo sofria, o espírito se fortalecia. Jesus enfrentou a crucificação de forma digna, tornando-se o Perfeito sacrifício. Motivo da minha e da sua salvação.

Há uma primícia divina nessa analogia do “odre na fumaça”. É que só há fumaça, onde há fogo, aleluia!! “E clamavam uns aos outros dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. E os umbrais das portas se moveram á voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça” Is 6:3, 4.

E nessa manifestação da glória de Deus, descrita pelo profeta Isaías, a fumaça aqueceu um odre, para torná-lo melhor, mais perfeito e resistente, o próprio profeta, que se encolheu de temor: “Ai de mim! Pois estou perdido, pois sou um homem de lábios impuros e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei o Senhor dos Exércitos! Is 6:5.

Isaías foi tocado nos lábios com uma brasa viva, retirada do altar que o purificou da iniqüidade, expiou seus pecados! Is 6:7. Sem fumaça, não há purificação, os odres elastecem-se, rasgam-se e ficam incapacitados de guardar os estatutos de Deus. Ele tem sempre propósitos para seus filhos, nunca os desampara. “Nada grita mais alto que o silêncio”, e no silêncio de Deus, está o seu agir. Precisamos de olhos para ver e ouvidos para ouvir o que a fumaça muitas vezes, torna nebuloso.

É importante lembrar que Davi se sentiu angustiado, porém não estava vazio, sem fé, esperança e comunhão. Odres foram destinados à utilidade, a condicionar elementos. Nós precisamos nos encher de Deus, de sua Palavra para não desanimarmos diante da “fumaça”. Precisamos nos encolher diante do Senhor como um filho no ventre de sua mãe. Ele é a Vida e através da “fumaça no odre”, nos gerará de novo para um caminho mais firme, rico e feliz.

Então, aos primeiros sinais de ‘fumaça" em nossa habitação, lembremos da lição de um dos mais belos Salmos da Bíblia: “estou como odre na fumaça, mas não esqueço os teus estatutos”. Através de Sua Palavra, o Senhor fortalecerá o "odre" e o tornará mais perfeito.

Em Cristo

Wilma Rejane.

Pesquisa: The spurgeon

17 comentários:

Mariangela disse...

Que palavra preciosa, minha amada irmã Wilma. Fico maravilhada ao ver o quanto Deus te enche de sabedoria. Que tenhamos nossas mentes e corações como em odres para nos mantermos firmes diante das lutas desta vida.
Deus te abençoe e não esqueça de fazer-me sua preciosa visita! Bjs

Tati Dias disse...

Essencialmente encorajadora esta mensagem. Amei, querida, Deus falou ao meu coração.

Forte abraço com todo carinho.

Tatiane Dias

BLOG PONTO DE VISTA disse...

Um dos melhores post's que ja li
parabéns!!!!
www.jotabepontodevista.blogspot.com
Juliarth Bergamini

sandro disse...

que sabedoria Gloria a Deus ( Pr Sandro ass. de Deus em caçapava - SP

sandro disse...

Pr Sandro amei boa palavra - Caçapava SP

Jaguaraci santos disse...

Parabéns irmã Wilma essa palavra teve teve mesmo a direção do espirito santo de deus, fico muito gra a Deus por encontrar essa mensagem que Ele continue ti usando sou só mais um atingido pela palavra, Glória a Deus fica na paz! meu nome é Jaguaraci santos sou de salvador -Ba

Francine disse...

Olá querida irmã!
Glórias ao Pai pela sua vida. Suas mensagens são inpiradoras. Que o Senhor continue a te usar.

Rodrigo Oliveira disse...

Irmã apesar desse artigo ser lindo tenho uma duvida,em todo lugar que estudei,inclusive em algumas traduções biblicas,"odre na fumaça",fala de vasilha sem utilidade,por que a fumaça trinca a pele...ou seja odre na fumça é vasilha inutil.. e agora o que é de verdade?

Wilma Rejane disse...

Oi Rodrigo!

As metáforas podem gerar muitas especulações e significados. Quando se trata da Bíblia, sempre procuro estudá-las dentro do contexto e nunca em versículo isolado.

O salmista estava como "odre na fumaça", vivendo uma adversidade, como disseste: "a fumaça trinca a pele". É Bíblico dizer que crescemos nas adversidades, enquanto a "fumaça trinca" Deus conduz a situações de utilidades, Ele alarga, torna melhor.

Foi quando eu estive como "odre na fumaça" que renasci para Cristo Jesus. Vêde quão grande utilidade teve meu sofrimento.

Dá uma olhada nesse link, que me serviu de pesquisa. Nele Spurgeon fala sobre essa figura de linguagem "odre na fumaça".

http://www.spurgeon.org/sermons/0071.htm

Obrigada Rodrigo.

Deus o abençoe.

Carlos disse...

Glória a Deus minha irmã, vc tem edificado muita gente, com essas postagem, não se preocupe com os fariseus, pois nunca estão satisfeito com o que edifica e fortalece os filhos de Deus. um Abraço.xauuuu

Cabo Frio Guest House disse...

que pregaçao maravilhosa vem do ESPIRITO SANTOS DE DEUS eu gostaria de convida-la para vim aqui em cabo frio no templo MINISTERIO SER FIEL.

Wilma Rejane disse...



Olá irmão de Cabo Frio,

Estou recebendo alguns convites de leitores do blog para pregar em suas cidades. Claro que fico muito feliz com os convites, mas atualmente estou com algumas dificuldades para realizar trabalhos fora do Estado.

- Estou às vésperas de uma cirurgia que me obrigará a ficar pelo menos um mês em repouso.

- Depois e apesar de tudo, minha agenda de pregações para Teresina está lotada até Julho.

Mas, se interessar após esse prazo meu irmão, pode me contactar neste e-mail:

atendanarocha@gmail.com

Obrigada,
Deus o abençoe.

Dete Lima disse...

Deus nos ensina através da sua palavra a passarmos por qualquer adversidades da vida, Ele nos conduz sempre para um caminho de vitória. E essa palavra nos dar força pra enfrentar quantas adversidades for necessárias para alcançar a vontade de Deus para nossa vida. Que Deus continue te usando poderosamente ! Amém!

Edenisio Moritz disse...

Muito me alegra poder cada manha ler seus artigos e mensagens inspiradora ,que Deus continui com sua mãos abençõando cada dia ,que voçe possa sempre nos trazer reflexões como estas ,obrigado por voçe existir...

Renata Sevalho disse...

Sou grata ao Senhor por este artigo abençoado vindo de uma Revelação divina do Pai Celeste para a sua vida e nada melhor e mais profundo pregar o que estamos vivenciando, pois Jesus disse seríamos suas testemunhas, que no mundo teríamos aflições, mas que nós tivéssemos bom ânimo, porque ELE venceu, e acredito que também podemos mesmo que estejamos pensando que esta fumaça esteja atrapalhando. Através dessa Palavra pude compreender o quanto o Senhor tem aberto os meus olhos espirituais através dessa grande luta que estou enfrentando.Que Deus use voce mais e mais irmã Wilma e abençoe sua família grandemente. Teria o prazer de recebe-la aqui na cidade de Manaus-AM. Um grande abraço fique na paz do Senhor

JULIANA SANTANA disse...

A PAZ WILMA... SOU SUA INTERCESSORA FAZ UM TEMPÃO... POIS ESSE BLOG É O MEU "SOCORRO" NAS MINHAS MINISTRAÇÕES JÁ FAZ MUUUITO TEMPO... E DEUS SÓ REVELA AS COISAS NO TEMPO DELE NÃO É MESMO?
ESTOU FALANDO DA MSG DO ODRE NA FUMAÇA.. TINHA VONTADE DE MINISTRA-LA E PREGA-LA.. MAS NÃO ME SENTIA SEGURA... JÁ TINHA LIDO AQUI MESMO NO BLOG.. E QUANDO FOI ESSES DIAS JUNTO AS AULAS DA FACULDADE DE TEOLOGIA... VEIO UMA LUZ (rsrs)
E PRA GLÓRIA DE DEUS FOI UMA MINISTRAÇÃO MUITO PRODUTIVA PRA IGREJA E EU FIQUEI FELIZ, POR MAIS UMA VEZ DEUS USAR VCS PRA SER CANAL PRA MINHA VIDA ESPIRITUAL..
FICA COM DEUS...E AGUARDO ANSIOSA POR MAIS MSG LINDA COMO ESSA..

Wilma Rejane disse...



Graça e paz, irmã Juliana!

Muito obrigada pelas orações, sou imensamente grata por esse gesto de amor.

Irmã, ultimamente tenho tido dificuldades para atualizar o blog, mas vou me esforçando...

Amém pelo mover de Deus através da mensagem,

Deus a abençoe.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...