Jesus Vive !!



“Sendo, pois justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo” Rm 5:1


Jesus vive e a grande questão é: Ele vive em mim?


A ressurreição de Jesus tem significado vital para a humanidade, é a ascensão da vida vencendo a morte, é a ‘morte da morte’, a restituição da glória concedida ao homem quando de sua criação: “porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; sendo justificados gratuitamente pela Sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus” Rm 3:23, 24.

Em Cristo, retornarmos ao que éramos. Sem Ele prosseguimos sendo o que o inferno diz que seremos. Através do arrependimento, no grego “metanóia”, o homem retorna ao seio da criação, já não como estrangeiro, mas filho. Filho na glória, estrangeiro no mundo. E esse mundo, após a metanóia, já não faz sentido se tudo não for visto e vivido através Daquele que me fez regressar: Cristo Jesus.

É fato que o filho de Deus feito homem, marcou sua passagem na terra, derramando Seu sangue em sacrifício pela humanidade. Em Jerusalém, por todos os lugares as marcas do ministério de Jesus, dos apóstolos e da igreja ecoam por entre as pedras, os muros, o sepulcro vazio! Não foram as mentiras do império romano que impediram o Evangelho de se propagar e chegar até nossos dias multiplicando discípulos e testemunhas. Nem perseguição, nem as novas ideologias, avanços tecnológicos, enfim, se passaram milhares de anos e a "lenda" da ressurreição jamais consegui ser apagada. Por quê?

Porque a fé nasce no coração e se pauta no invisível. Através da fé, Jesus continua vivo em  nós .Sem a  nossa  fé, Ele também continua vivo, porém fora de nós . Foi quando compreendi a diferença do reino de Deus para o reino dos homens que experimentei a maravilhosa graça que permite o encontro da matéria mortal com a imortalidade espantosa de Cristo. Ele vive, mas eu não o conhecia em mim! Conhecia como a história me apresentava, as tradições. Ele sempre me foi atraente e Seu nome me constrangia desde sempre. Porém, eu não O conhecia!

“O mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos; aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós esperança da glória” Cl 1:26, 27.

Cristo em nós! Revivendo glória, graça, esperança! Esse é o mistério! Como sendo nós quem somos  podemos abrigar a glória de Cristo? Só mesmo através da graça, cujo acesso é através da fé. E eis que surge uma nova vida, dos cacos, dos galhos secos, do fio da morte e da morte que urge sedenta por nos consumir. Ele em nós é o revestimento da justiça!

Não precisei ir a Jerusalém para ver o sepulcro vazio e entender que Jesus ressuscitou. Ele esteve comigo quando em profunda dor não consegui nada nem ninguém que acalentasse meu ser. Ele veio! Aqueceu-me em Seus braços e disse-me: sempre estive contigo, é hora de abrires teu coração e deixar que eu viva em ti. Essa é a Páscoa. A que ergue, levanta o homem do cativeiro e o faz ressurgir juntamente com Aquele que ressurgiu ao terceiro dia. Diga sim para Ele. Deixe-O viver em ti, assim viverás a vida que Deus planejou para você, vida de filho mui amado. Isso é que é felicidade!

Wilma Rejane.

14 comentários:

Pitadasdilu disse...

A cruz está vazia... porque Ele vive!!!
Que Ele possa viver em muitos corações, que o verdadeiro significado da Páscoa reine.
Uma Feliz Páscoa pra ti e família!
Que Deus abençoe vocês.
Bjos, Lú.

Eduardo Medeiros disse...

oi wilma, tudo bem?

a resposta que você mesmo deu à sua pergunta responde de fato, somente para quem crê:

"Porque a fé nasce no coração e se pauta no invisível. Através da fé, Jesus continua vivo em nós".

foi muito difícil para a teologia liberal aceitar a ressurreição literal de jesus e foi mais difícil ainda a teologia fundamentalista entender as razões da teologia liberal.

eu sou mais propenso a ler tais eventos como construções teológicas e existenciais pelo fato de que não posso saber se jesus de fato um dia ressuscitou.

mas para quem crê, ele ressuscitou, vivo está e mora dentro de quem assim o recebe. não tenho problemas com essa posição, claro.

____________

mudando de assunto...

jura que quer me dar seu livro de presente? e eu só tenho que divulgá-lo em um blog meu?

olha, nem precisaria você me oferecer um exemplar para eu divulgar o seu livro; sério!

mas como presente não se recusa, taí o meu endereço:

rua camipi, 944 casa 13, Campo Grande, Rio de Janeiro, cep: 23052-320

carlos eduardo medeiros

_________

vou divulgar seu livro nos meus três blogues.

e estou esperando uma visita sua no meu blog "quase teológico", caminhosdateologia.blogspot.com

abraços

Wilma Rejane disse...

Oi Eduardo, tudo bem!

A Teologia, assim como a Filosofia tem várias vertentes e linhas de pensamento. Gosto de Tomas de Aquino e Agostinho, da maneira apaixonante com que falam sobre Deus, Jesus e o sobrenatural que move a vida, a metafísica ainda tão cheia de razões inalcançaveis por ser eterna e invisivel.

Não sei se conheces a teoria de Tomas de aquino sobre a existência de Deus, eis só uma pequena amostra:


" Se aquilo pelo qual é movido por sua vez se move, é preciso que também ele seja movido por outra coisa e esta por outra. Mas não é possível continuar ao infinito; do contrário, não haveria primeiro motor e nem mesmo os outros motores moveriam como, por exemplo, o bastão não move se não é movido pela mão.

Portanto, é preciso chegar a um primeiro motor que não seja movido por nenhum outro, e por este todos entendem Deus".

É isso, Deus é esse "primeiro motor".

Sei que és cético Eduardo, mas quando receberes meu livro dá uma sentadinha no seu confortável sofá rsrsr e Às Margens do Quebar sinta o incomparável amor que Deus tem por ti, e por mim, e por todos rsrsr.

Vou lá no Caminhos da teologia.

Bom feriado pro cê, esposa e herdeiro rsrsr.

Té mais !

Wilma Rejane disse...

Luciana!!!

Que o real sentido da Páscoa inunde corações, nê?

Obrigada amiga ! Longos feriados são bons principalmente porque temos mais tempo para curtir a família,isso é benção!

Bjos! Deus a abençoe.

pastor vanelli disse...

Bom dia. Oia eh chic o negocio hem! teogolia liberal, metafisica, cetico...cada palavra so! aqi na roca nois so sabe q o tumbalo ta vazio ate hoje...rsrsrsrs...ah.Mestra Wilma que reposta catedratca.q motorzaco este Dues. Gloria a Deus pela vida da sra. Sabedoria, crenca nas escrituras e aplicacao correta do conhecimento, triade abencoada dos seus escritos. Agora, eu conheci uma Wilma Rejane da UBE, cabelos pretos, oculos de professora, se for a mesma, o new look foi toque de mestre hem.? A sra eh uma bencao. Abraco.

Wilma Rejane disse...

Bom dia Pr. Vanelli!

Ainda estou sorrindo do "new look toque de mestre" rsrsr.

Esse papo filosófico sempre acontece quando encontro o Eduardo, mas o Evangelho é simples, o túmulo vazio diz tudo, e o amor de Jesus quando inunda nosso coração as lágrimas falam bem mais que palavras.

Obrigada Pr. Vanelli.

Deus o abençoe.

Carlos Carvalho disse...

A Paz do Senhor, Irmã Wilma!
Eu gostaria muito de comprar esse abençoado livro, porem achei muito caro o frete que a Saraiva está cobrando aqui para o Rio de Janeiro.
R$21,00, (Despesa de Correio) vou aguardar um pouco, pois vai aparecer uma outra oportunidade de adquirir esse manancial do céu!

fique com Deus!!!

Wilma Rejane disse...

Graça e paz Carlos1

Não sei se deste uma olhada nos outros locais de compra, quem sabe, o frete sai mais barato, eis os links:

Siciliano:

http://www.siciliano.com.br/produto/3440477/as-margens-do-quebar/3440477?ID=BB370F127DB040D0A0C360762&FIL_ID=102

Lojas Singular:

http://www.lojasingular.com.br/religiao/as-margens-do-quebar_9788564469082.html

Editora Oxugênio

http://www.oxigenioonline.com/index.html

Obrigada Carlos.

Deus o abençoe.

Eduardo Medeiros disse...

wilma, deixa eu primeiro corrigir uma impressão que a maioria dos cristãos conservadores têm de mim, ou seja, que eu sou cético. cético até que é legal, geralmente me chamam de herege...rssssss

não sou cético. faço parte de um blog coletivo chamado confraria dos pensadores fora da gaiola (cpfg.blogspot.com).

lá somos 5 ateus(todos ex-crentes conservadores), um crente fundamentalista, um que faz uma leitura muito boa do evangelho via a psicanálise, o levi e eu.

lá na confraria eu sou acusado pelos ateus ex-crentes de ser um místico, já que eu quase sempre concordo com as críticas que eles fazem à teologia conservadora e fundamentalista mas recuso-me em me definir como ateu. aí sobrou para mim, místico...rsssss

tenho 45 anos e estou no meio evangélico desde os 15. já vi e já li muita coisa. também fiz seminário. eu não critico o fundamentalismo apenas por criticar; a única coisa que critico no fundamentalismo de alguns é a não aceitação de outras leituras possíveis da bíblia e a inflexibilidade dogmática. no mais, convivo bem que todos vocês.

teologicamente, digamos que eu esteja mais para bultmann do que para wesley ou calvino. deu prá entender, né? rss

gosto do tomás de aquino, ele foi sem dúvida, um dos maiores teólogos da cristandade e usou muito bem a filosofia de aristóteles para desenvolver a teoria do motor primeiro.

não é um argumento pleno, que prove que o motor inicial seja o deus da bíblia. mas é um argumento que põe dificuldades no pensamento cético e ateu crítico.

mas existe uma tendência hoje na física de que o universo na verdade seja eterno; criando-se e recriando-se por toda a eternidade.

existe também o pensamento de um físico indiano amit goswani, que você deve conhecer, que desenvolve uma tese muito interessante onde pretende unir espiritualidade com ciência. seu livro, "o universo autoconsciente" já virou referência nesse campo de estudos.

Eduardo Medeiros disse...

continuando...

enfim, amiga, eu sou capaz de discorrer sobre várias tendências teológicas sem me prender a nenhuma dela. meu deus não tem rosto e paradoxalmente, possui todos os rostos que os homens de fé que já viveram nesta terra conceberam para ele.

a cara de deus para nós cristãos, é jesus, feito cristo e messias. mas confesso que gosto mais da cara humana de jesus do que da cara divinizada que o cristianismo foi lhe dando com o passar do tempo.

ainda assim, gosto daquela frase do leonardo boff em relação a jesus:

"de tão humano que era, só podia mesmo ser deus..."

prá terminar, wilma, esteja certa que nunca virei aqui no seu blog para te constestar por constestar. eu gosto de dialogar, de prosear, de falar de deus e da espiritualidade de preferência sem dogmas inflexíveis.

mas do que se trato o seu livro? é um devocional, um romance, teológico...preciso dessas informações para divulgá-lo nos meu blogues. e como se faz para comprá-lo também.

abraços e paz

Eduardo Medeiros disse...

wilma, depois que te perguntei onde se compra o livro que li seu comentário postando os lugares de venda...rssssss

e só mais uma coisinha: o túmulo vazio não é nada simples...rssssssss

abraços, e paz. de novo.

GRAÇA e VIDA! disse...

Olá passando por aqui... e gostei muito. e estou seguindo...o seu BLOG.
Um bom final de semana...

Visite o meu BLOG.
http://josinapaulino.blogspot.com/
Obrigada.
Professora, Josina.

Wilma Rejane disse...

Oi Eduardo!

Sabes que curso Filosofia, nê? Sou apaixonada pela disciplina e por alguns filósofos e seu papo me agrada demais! E quando unimos Teologia com Filosofia, então a conversa vai longe...na universidade é assim, esquecemos das horas prozeando esses temas.

É verdade, o túmulo vazio pode não ser tão simples, é metafísica, como falei antes - Além da matéria- porque envolve fé, milagres, eternidade, ressurreição. Não caberia em livros o que se extrai daqui.

Estou lendo um livro maravilhoso sobre Barth e bultmann "Teologias Contemporâneas", sabe, ainda não consegui me "alinhar" com o pensamento de nenhum teológo, porque sou um tanto critica com as ideologias, daí gosto um pouco de cada rsrsr (e não gosto na mesma proporção)

Mas o que me fez chamar-te de cético foi seu perfil no Facebook, nem desconfiou, nê?

Aguarda o livro meu irmão, depois fazes os comentários sobre ele. O Rio de Janeiro é "um pouco" distante do Piauí demora só uns dias para chegar.

Obrigada Eduardo. Apareça mais vezes, puxa a cadeira, sirva-se de uma xícara de chá (ou café?) bem quente e vamos prozear.

Deus o abençoe.

Wilma Rejane disse...

Oi Josina!

Obrigada irmã, já fui lá no seu blog e registrei-me como seguidora. Ele é novinho, acabaste de inaugurar mas já promete. Os artigos estão jóia.

Deus a abençoe.