João, o que batiza.


"Este é aquele do qual disse: Após mim vem um homem que foi antes de mim, porque já era primeiro do que eu"(Jo:1:30)

Alguém já se imaginou no deserto com João Batista ouvindo essa pregação? Pergunto: Seria fácil compreender seu discurso? Confesso que ficaria um pouco (ou muito) confusa.

Hoje, que já conhecemos a história, fica fácil saber que ele falava de Jesus. Na época, creio que seria necessário ouvi-lo seguidas vezes. Sua oratória demonstrava um alto nível de entendimento das escrituras que não era comum à época.

A julgar pelas indagações de Nicodemos, nem escribas nem doutores da lei assimilavam com facilidade à mensagem da salvação pregada por João.Aliás, não temos narrativa nos Evangelhos de muitas conversões no alto clero religioso em Israel. Por quê será que os mais humildes o entendiam?

A resposta para muitos é obvia: Porque eles eram humildes.E Jesus disse "Bem aventurados os humildes de espírito porque deles é o reino" Mt5:3. Os humildes recebiam entendimento através do Espírito Santo. Tiago já diz: "Deus resiste aos soberbos dá porém graça aos humildes"Tg 4:6.

João fundou a primeira classe de preparação para o batismo de todo o universo. Batismo para o arrependimento e salvação em Cristo. A primeira classe de discípulado. Como não era fácil compreendê-lo "de primeira", as aulas eram sequenciais. Os mais ávidos por conhecer a Verdade sempre voltavam no dia seguinte dispostos a resolverem duvidas que lhes remoíam a alma noite a dentro.

Os fariseus também procuravam respostas em João. Ouviam-no de longe dia após dia esperando uma oportunidade para envergonha-lo. Não suportavam sua oratória. Era demais ouvir um "homenzinho do deserto" sem se cansar. Eram atraídos. Não aceitavam:"Será que ele é divino? Se é apenas humano o que essa multidão vê nele? Porque ele batiza? Está roubando nosso prestigio".

Quando recito o capitulo primeiro de João para meus alunos de Ensino Religioso pergunto: De quem está falando João? Eles não sabem. Para nós o texto é tão claro, para o homem natural ele é totalmente obscuro. "A luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam" Jo 1:5.

-Professora, quem é o Verbo?
É Jesus

-Como que todas as coisas foram feitas por Ele?
Porque já no principio do mundo, na criação, Ele estava com Deus.

-Quando estudamos a criação não vimos Jesus, onde Ele estava?
O Pai, O Filho e o Espírito Santo formam a Trindade. E os três são Um.Por isso Ele já estava lá.

Já imaginaram? As perguntas acima foram feitas a mim nas classes de EJA(Educação de Jovens e adultos). Resumi as respostas.

Os trajes de João
Suas vestes eram semelhantes as de Elias. De pele de animal. "Mas que saiste a ver? Um homem trajado com vestes delicadas? Eis que os que andam com vestes preciosas em delícias estão nos paços reais". Lc 7:25

As vestes de João também eram notícia em Israel. "Ouvi dizer que tem um grande profeta batizando no Jordão, mas se veste como louco e ainda come gafanhotos. Os profetas não deveriam se trajar de linho?".

"Mas que saíste a ver? Um profeta? Sim, vos digo, e muito mais do que um profeta." Lc 7:26.

Estavam julgando João por sua aparência.Esse grave erro ainda é cometido hoje. Penso que é difícil para muitas pessoas pobres entrar em algumas igrejas . É claro que todos devemos nos vestir bem, não importa se a roupa é cara ou barata, de luxo ou não.A Decência também deve ser observada. O problema, é que pobreza em algumas igrejas é considerada maldição e os pobres não são bem recebidos nelas.

Aliás, não é só nas igrejas não, no mundo é bem pior. Se não se vestir muito bem, sequer é atendido com dignidade em alguns lugares. Peçamos a Deus que nos faça olhar o próximo com o olhar de Cristo. Ele penetra na alma humana. Dialoga, compreende, ama.

Humildade não tem a ver com condição social: Alguém pode ser rico e humilde e outros podem ser pobres e soberbos e vice-versa. humildade tem a ver com interior. Por isso, a Bíblia nos ensina a não darmos demasiada importância a aparência."Deus não aceita a aparência do homem". Gl 2:6.


A excelência de João
"E eu vos digo que dos nascidos de mulher, não há maior profeta que João Batista" Jo 7:28

João pregou contra o adultério. Não se intimidou com o "poder" do rei Herodes. Até chamou os fariseus e saduceus de "raça de víboras", discurso duro, não?

Não tenho conhecido muitos homens como João. Sei que existem evangelistas, pastores, missionários, obreiros , homens de Deus. Comprometidos com o evangelho. Mas até hoje nenhum que me lembre João.Ele foi decapitado! Mas não se rendeu ao apelo da elite. João, foi um fiel mensageiro de Cristo.

Não tenho pretensão de esmiuçar o caráter e a vida de João, o Batista. Apenas de recordar seus feitos. Deixa-los em minha galeria. Afinal, podemos aprender muito com ele.

Um comentário:

T.a.t.h.i.a.n.a L.u.c.e.n.a disse...

Com certeza, amada!
João Bastista tem muito a nos ensinar... e como estão raros os "João Batista"s!!!
Eu lembrei do meu pai nos últimos momentos em que li esta postagem.
Nos cultos de orientação cristã (ou doutrina), eu já ia tremendo e sempre baixava a minha cabeça com vergonha e medo de seus discursos. Mas o tempo e mais experiências com Deus, me ensinaram que ele estava mais do que correto em combater o pecado e os maus costumes doesse a quem doer!
Se não fosse o agir de Deus, o meu amado paizinho 'João Batista' teria sua cabeça numa bandeja!
É um ministério difícil demais.
Mas que o Senhor abençoe e livre aqueles que têm exercido tal ministério.

Um abraço fraterno, querida!

Estarei lhe acompanhando...

=D